Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Interior de uma tenda circense, com muitas cadeiras para o público.

10 Curiosidades sobre a vida no circo

"Respeitável público, o espetáculo do nosso circo vai começar..." Só de ouvirmos essa frase já sentimos o frio na barriga e os olhos brilham. Você sabe, entretanto, o que há por trás do show assistido toda vez que você vai ao circo? Dia 27 de março comemoramos, no Brasil, o Dia do Circo. Pensando nisso, o Mensagens com Amor decidiu contar para você o que acontece quando as cortinas se fecham em um palco circense. Confira nosso top 10 curiosidades sobre a vida do circo, mergulhe nesse universo mágico e não deixe de prestar sua homenagem a todos que cultivam essa arte e espalham alegria pelos quatro cantos do Brasil!

continue lendo
Compartilhar

O circo mais famoso e mais antigo

Maquete de como teria sido o Circus Maximus, em seu auge, de Paul Bigot da Universidade de Caen MRSH.

O Circus Maximus foi o primeiro circo famoso constatado historicamente. Foi inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150.000 pessoas. Entre as atrações, havia corridas de carruagem, lutas de gladiadores, apresentação de animais selvagens, pessoas que engoliam fogo. Foi destruído em 40 a.C. num incêndio e foi substituído pelo Coliseu, em Roma.

Circo no Brasil

Fachada do Circo Voador no Rio de Janeiro na década de 80, com muitos artistas na frente.

No Brasil, o circo chegou no final do século 19, trazido pela família Wassilnovich. Geralmente, as famílias de europeus traziam para o Brasil novas tendências. Os ciganos, por exemplo, demonstraram habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. A primeira escola de circo brasileira foi a Piolin, fundada em 1977, em São Paulo.

Cirque du Soleil

Acrobatas do Cirque du Soleil em apresentação natalina.

O Cirque du Soleil é o mais conhecido do mundo. Teve início com um grupo de artistas de rua, em 1984, no Canadá. Atualmente, tornou-se uma empresa que conta com mais de 5 mil funcionários, contendo 1300 artistas de 50 países diferentes que falam 25 idiomas distintos, cerca de 40% dos artistas vêm do esporte, como ginástica rítmica e mergulho.

 

Dia a Dia

Doze caminhões de circo estacionados lado a lado.

Normalmente, os circos têm entre 30 a 70 pessoas que trabalham em diferentes funções, para fazer o entretenimento realmente funcionar. Essas pessoas costumam viver em trailers e muitos nunca tiveram uma moradia fixa, pois acompanharam os familiares nessa rotina nômade desde pequenos.

Entretenimento

Espetáculo circense com elefantes e muitos artistas.

Geralmente, os integrantes do circo apresentam mais de uma atração no espetáculo. As pessoas correm nos bastidores para trocar os figurinos e estarem prontos para entrar novamente. Muitos também ajudam nas barraquinhas em que há venda de alimentos para o público em geral.

fechar