Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

10 livros que toda criança deveria ler

Que tal presentear seu filho com um livro inesquecível? A literatura ajuda a criança a desenvolver sua imaginação e personalidade. Eduque seus filhos com bons livros!

continue lendo
Compartilhar

Harry Potter

J.K. Rowling

Muito provavelmente, um grande número de crianças já deve ter assistido ou, pelo menos, ouvido falar nos filmes de Harry Potter. As atrações no cinema podem ser um grande chamariz para que a criançada busque se aprofundar na história dos livros. Apesar das constantes trocas de diretores ao longo da série, a história é bastante fiel aos livros. Um mundo de fantasia com efeitos visuais maravilhosos nas telonas pode ajudar com que a criança desperte ou aumente ainda mais o gosto pela leitura.

Coleção Pedra no Caminho — A Fazenda Feliz

Susannah Leigh

A coletânea de livros “Pedra no Caminho” traz uma série de histórias interativas nas quais as crianças podem se aventurar na narrativa, mas também realizar diversas atividades como “ligue os pontos”, “saia do labirinto”, “jogo dos sete erros” etc. Entre os variados títulos, destaco “A Fazenda Feliz”. Bastante colorido, com visual chamativo e cheio de exercícios divertidos, estimula a imaginação e o raciocínio da criança.

A pipa Pepita

Lucia Goes

Como a definição de “criança” e o seu desenvolvimento intelectual são bastante variados, esse é um livro acessível àquelas de idades inferiores e nos primeiros estágios da alfabetização. É uma história simples em que a criança acompanha a narrativa podendo também fazer um exercício de colagem das figuras. É uma proposta criativa, mas vale a atenção, pois a cola pode também estragar ou rasgar o livro — caso não haja um adulto acompanhando de perto o processo.

Diário de um banana

Jeff Kiney

Esse é um verdadeiro fenômeno de vendas nos últimos anos. Com uma linguagem simples e com imagens muito semelhantes a como uma criança desenharia, a biografia e as aventuras do pequeno Greff Heffley, aluno da sexta série, agradou ao público próximo de sua faixa etária em todo o mundo. Já adaptado para o cinema, a história aborda um pouco dos dilemas e desafios da vida de uma criança que, diferentemente do que falam, tem também os seus obstáculos.

O sítio do Picapau-Amarelo

Monteiro Lobato

Falar sobre Monteiro Lobato é abordar um universo de contos e histórias praticamente infinito. Todas as histórias relacionadas ao “Sítio do Picapau Amarelo” são uma boa indicação para as crianças. Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Rabicó, Visconde de Sabugosa e os outros personagens são verdadeiros clássicos da literatura brasileira. Posteriormente, eles também foram recriados em seriados da Cultura e da TV Globo.

Escolha sua aventura

Ediouro

Esse é um caso em que não tem como destacar um livro específico. A coleção “Escolha sua aventura” traz o gênero livro-jogo, ou seja, os leitores acompanham a história e fazem parte dela, literalmente, influenciando diretamente nos acontecimentos narrados pelo escritor. Como isso acontece? Uma determinada situação é descrita na história, por exemplo, e são oferecidas duas ou mais possibilidades de ação. “Se você quiser fugir, vá para a página 27; caso queira ligar para a polícia, vá para a 128; se você prefere enfrentar o monstro, vá para a página 12”. A criança pode ter influência direta no sucesso ou fracasso do personagem, dependendo de suas escolhas. Esse gênero possibilita que a pessoa leia e releia o mesmo livros diversas vezes e busque finais alternativos para a aventura.

O menino maluquinho

Ziraldo

Esse não poderia ficar de fora da lista, afinal foi um dos mais importantes livros de literatura infantil lançados na história do Brasil. “O menino maluquinho” vendeu milhões de exemplares pelo país e aborda as delícias de ser uma criança. O lado travesso do personagem principal revela a característica de uma criança essencialmente feliz. Uma leitura deliciosa e com imagens maravilhosas de um dos maiores cartunistas brasileiros.

 

Desventuras em série

Lemony Snicket

Diferentemente de Harry Potter, a série de livros que conta a história dos irmãos Baudelaire não teve uma boa adaptação para o cinema. O primeiro filme foi baseado nos três primeiros volumes da coletânea de 13 livros, então não tinha muita chance de se dar bem. Sem falar que muitos personagens foram totalmente descaracterizados, como o próprio Jim Carrey na pele do vilão Conde Olaf. Os rumores de que os livros poderão virar um seriado mais fiel à história anima bastante a criançada começar a ler essas “desventuras”. Fácil leitura, volumes relativamente pequenos e um desenvolvimento no raciocínio são excelentes características.

Os porquês do coração

Conceil Corrêa da Silva / Nye Ribeiro Silva

Esse é um tipo de livro que toda criança deveria ler. Primeiro porque o “porquê” do título está com o acento circunflexo escrito corretamente. O segundo motivo é porque, sem acento circunflexo, trata das variadas curiosidades das crianças, entre elas o tema da morte. A morte é um tabu em nossa sociedade, afinal vivemos praticamente ignorando esse acontecimento inevitável. Quando ela ocorre a uma pessoa próxima da criança, nem sempre ela sabe lidar com isso. A história narra a morte de um peixe de estimação da pequena Mabel, mostrando de uma maneira sensível e poética que esse é um fato natural. Além disso, ameniza a dor da criança propondo uma visão encantadora do quão belo pode ser o outro lado da vida.

Alice no país das maravilhas

Lewis Carroll

É inegável que a narrativa de Lewis Carroll ficou conhecida mundialmente pela adaptação animada feita pela Disney. Um filme de visual muito bonito e que estimula a imaginação da criança, ganhou posteriormente uma versão com atores reais no cinema. O anúncio de que a continuação “Alice através do espelho” deva sair em breve pode ajudar com que a criança tenha o interesse em conhecer a história original descrita nos livros de Carroll. Originalmente um matemático, o mundo maravilhoso e criativo criado pelo escritor é uma ótima escolha para a criançada.

fechar