Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

15 lições que a Mafalda nos ensinou

Mafalda , a menina desenhada pelo cartunista argentino Quino, se tornou o ícone da cultura pop mundial. Uma garotinha da típica família de classe média argentina que fazia críticas inteligentes sobre o mundo. Reflita com os ensinamentos da pequena.

... continue lendo

Sopro de esperança

O personagem é uma garota, criança ainda, que questiona o mundo e reclama das coisas erradas. Ela é um novo sopro de esperança a cada tirinha, demonstrando a importância da informação, de questionar e que as crianças são o futuro e estão ligadas em tudo, por isso devem ser tratadas com respeito.

Não acha que o mundo é uma bolha

A menina argentina é um poço de maturidade quando diz respeito às coisas que acontecem no mundo, sempre atenta ao que está acontecendo, escutando opiniões e questionando seus pais para obter mais informações. Mafalda sabe que o mundo não se restringe àquela bolha que ela vive.

É contra o racismo

Uma menina que ainda está em formação busca entender como as coisas funcionam e como pode participar da sociedade. Mafalda sai pelas ruas em busca de aprendizados e observa muito o comportamento das pessoas. Percebe que muitas pessoas não têm respostas para o racismo. Mafalda é contra esse tipo de comportamento, acha impensável.

É fã de música

Deixa claro que gosta muito de Beatles e sobretudo de boa música, apesar de momentos de reflexão e tristeza, busca na música novas inspirações. Mafalda mostra que reconhece a música como arte e que é fundamental para a vida dela.

Acredita na paz mundial

Com tantos motivos para desacreditar da humanidade, com guerras e problemas econômicos, ela sempre pensa na paz mundial. Ela defende essa bandeira e acredita sim que um dia isso será alcançada. Proclama isso para todos e demonstra através de seus atos.

É contra as injustiças

Mafalda saiu pelas ruas e foi viver no mundo real, saiu de sua bolha e observou tudo. Ela acreditava que iria aprender muito com coisas boas e legais, mas ainda não consegue acreditar que existem tantas injustiças no mundo; coisas básicas que podem ser resolvidas se as pessoas pararem para refletir e se questionar sobre seus atos.

Mafalda é inteligente e questiona a burocracia e a política

Apesar de não ter um conhecimento embasado em política como os tradicionais burocratas, ela se posiciona de maneira prática, sente as mazelas da política no seu cotidiano. A menina vive a vida intensamente e sabe que algo está errado com a sua cidade/país. Não se conforma com a burocracia e falta de respeito com que pessoas cuidam do que é seu. Ela zela pelo que é seu, cuida de sua cidade, seu país.

 

Mostra a importância da família

Tem uma relação muito bonita com a família, se orgulhando muito dos pais e aprendendo muito com eles. Os pais de Mafalda são em boa parte responsáveis pela postura e inteligência da menina; cabe tirar deles como gerir uma família e permitir que seus filhos sejam como a Mafalda.

Tem a habilidade de se colocar no lugar do outro

A personagem Mafalda tem uma característica que a possibilita encarar o mundo a partir do olhar do outro, sentindo a dor e a alegria, não julgando as pessoas como erradas baseada em preconceitos e opiniões já formadas. Esse é um exercício muito bacana para se fazer antes de julgar qualquer pessoa, chama-se empatia.

É contra a guerra

Em fase de aprendizado constante ela questiona o real motivo das guerras, não consegue entender a violência como forma de evolução. Pensa sempre no caminho do diálogo e que as pessoas podem se entender. A guerra não irá resolver os problemas, ela só destrói e traz coisas ruins.

Não aceita tudo o que lhe falam

Não se sente intimidada pela sua idade, gênero ou qualquer outra coisa que seja. Sem nunca perder a educação é aberta para o diálogo com qualquer pessoa, mostrando que não aceita respostas prontas e pessoas autoritárias. Ela quer dialogar e aprender, nada de aceitar tudo que lhe falam.

É sensível e carinhosa

É uma personagem que diz muito sobre a essência do ser humano, que tem lá seus conflitos, suas buscas, desejos e aspirações, mas no fundo é como todo mundo que guarda sua criança interior. Ela mostra que a criança interior de cada um pode ser como ela, uma Mafalda, carinhosa e sensível com pensamentos maduros e adultos.

Questionar é preciso

Em todas as tirinhas, ela tem sempre um posicionamento forte, que pode ser flexível dependendo do que a outra pessoa apresentar. Ela sempre questiona até aceitar a resposta. Ela não aceita o sim pelo sim, busca saber os motivos, isso faz dela uma pessoa revolucionária, difícil de ser enganada.

Incentiva a leitura, está sempre se informando

Como uma criança pode ser tão bem informada? Ela lê muito, em diversas tirinhas é possível ver a Mafalda com livros e ela sabe da importância deles, presenteia seus amigos e parentes com livros. Busca interpretar de maneira correta e aprender alguma coisa a cada nova leitura.

É feliz

Ela se mostra sempre receptiva com os amigos e familiares. Demonstra um jeito tranquilo guardando as euforias para alguns momentos, o que dá a impressão de ser uma menina que não vive como criança. Ela está sempre questionando os problemas, pois tenta resolvê-los para poder ser ainda mais feliz, ela é feliz assim.