Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

15 passos para ser criativo

Você não precisa ter nascido necessariamente com um dom para ser uma pessoa criativa! Muitas pessoas se tornam criativas conforme o tempo passa, enquanto descobrem seus gostos e vontades!

... continue lendo

Faça as perguntas certas

Existem várias formas de se perguntar uma única coisa, e o grande segredo para obter aquela resposta tão requisitada está em fazer a pergunta certa. Por exemplo, se quiser abrir um negócio, ao invés de perguntar: "Como faço para abrir um café?", pergunte: "Como faço para criar um ambiente confortável, aconchegante e agradável para tomar um café?". O diferencial é tudo!

Seja expert em uma área

Antes de ser criativo em uma área, você precisa conhecê-la muito bem. Por isso, busque se inteirar sobre o assunto, leia, ouça podcasts, participe de cursos, palestras... As possibilidades de aprendizado são infinitas.

Duvide

Como muitos sabem, o famoso "fica quieto, e presta atenção" barrou a criatividade de muitas pessoas. Por isso, duvide, questione, pergunte e busque entender outros lados de uma mesma situação. Isso te permitirá explorar novas perspectivas que antes nem imaginava que existia.

Não seja refém de modismos

Tudo bem gostar de algo que está na moda, o problema está em gostar só porque está na moda. Ser criativo significa pensar fora da caixa e ser um "Maria vai com as outras" só para ser aceito é algo que influencia diretamente na sua forma de pensar.

Escreva

Você pode escrever o que quiser e quando quiser. Mas, se estiver sem ideias, opte por histórias rápidas de ficção. Por exemplo, crie uma história rápida com 100 palavras. Crie no seu tempo e sem pressa, o importante é deixar a criatividade fluir.

 

Aprenda algo novo

Ter uma habilidade, como pintura ou música, ou até mesmo aprender a manusear algum tipo de equipamento (até mesmo brinquedos de criança), é um ótimo exercício para explorar novas possibilidades.

Distraia-se

A distração é essencial para que o cérebro se acalme e o seu subconsciente tenha tempo para trabalhar. Invista no seu lazer, veja séries, saia para dançar... O importante é ter um tempo de diversão.

Crie sua própria sorte

Pesquisadores confirmaram que as pessoas que se descrevem sortudas tendem a agir de forma diferenciada frente a uma situação difícil. Elas sempre encontram soluções inovadoras e inesperadas.

Brinque com objetos e palavras

Ser criativo é exercitar o cérebro. Pense em alguns objetos como clips ou caixa de leite, e imagine todas as funções que esses objetos podem ter, por mais absurdas que sejam. Ou pense em uma palavra e ligue a outras, por exemplo, "cenoura", "batata", "doce" e assim por diante. Até os neurônios precisam de exercício.

Desenhe

Você ficará decepcionado no começo, mas compre um pequeno caderno e desenhe coisas simples durante o dia, como o saleiro da mesa do restaurante ou o próprio caderno que está usando. Desenhar apenas alguns minutos no dia pode impulsionar a criatividade no ambiente de trabalho.

Não tenha medo das críticas

Isso vale tanto para as autocríticas quanto para as críticas construtivas. Ouça o que os outros têm a dizer e sempre se questione: "No que posso melhorar?". Mas nunca chegue ao ponto do perfeccionismo. Ao mesmo tempo em que as críticas podem te ajudar a melhorar, também podem limitar seu pensamento.