Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

A Turma da Mônica

A Turma da Mônica é uma série em quadrinhos criada pelo cartunista Mauricio de Sousa. Saiba mais sobre essa turminha que esteve presente, e está, em diversas revistas das editoras Abril e Globo, animando a infância de todos.

... continue lendo

A Turminha

História

Publicada no mundo inteiro, a Turma da Mônica é a história em quadrinhos brasileira mais lida por várias pessoas.

O criador, Mauricio de Souza, publicou a primeira tirinha oficial em 1959. A primeira dupla desenhada para a turminha foi o jovem cientista, Franjinha, e seu amigo fiel, o cãozinho azul Bidu.

Os personagens mais conhecidos Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali e Chico Bento surgiram depois, aos poucos.

Muitos pensam que a Mônica sempre foi a principal. Enganam-se! No começo, ela era apenas uma coadjuvante nas histórias do Cebolinha. Mas o seu jeito marrento e engraçado acabou ganhando destaque, e em pouco tempo, ganhou a sua própria história.

A turminha foi crescendo na mídia e no gosto popular, o que fez surgir dezenas de personagens ao longo dos anos.

Hoje, a turma principal é composta pela Monica, a dona da rua, dentuça e brava; Cebolinha que troca a letra R pelo L; Magali, a comilona e Cascão, o que não gosta de tomar banho de jeito nenhum.

E com eles, vários outros personagens secundários que também dão a liga no HQ brasileiro mais famoso.

Magali

Personagem

Magali também é baseada em uma das filhas do cartunista.

A de verdade, quando pequena, comia uma melancia inteira sozinha.

Daí, a ideia de fazer a dos quadrinhos, comilona.

Simpática, a garotinha do vestido amarelo é elegante e feminina.

Vive com os pais e tem um gatinho branco chamado Mingau.

É a melhor amiga da Mônica e sempre está junto nas trapalhadas da turma.

Sansão

Personagem

O ursinho de pelúcia azul foi inspirado no coelho de pano que a Mônica de verdade, arrastava pela casa aos dois anos de idade. Mas o coelhinho da filha de Mauricio era amarelo, recheado de palha, grande e pesado.

O segundo coelho veio quando Mônica, aos sete anos de idade, foi a um programa de TV com o pai e ganhou um coelhinho azul de pelúcia. E esse, ela tem guardado até hoje.

Criado em 1963, o coelhinho apareceu pela primeira vez numa tira do Cebolinha no jornal “Folha de São Paulo”. Ao lado de sua dona, é claro.

Um fato curioso é que no início, o pelúcia não tinha nome. E em 1983, uma garotinha de Ribeirão Preto, aos dois anos de idade, sugeriu “Sansão”.

O que tem tudo a ver, né? Uma vez que o coelhinho azul é usado e muito para bater nos meninos do bairro.

Franjinha

Personagem

Sempre envolvido com invenções e pesquisas, Franjinha é o menino inteligente e curioso da turma.

É amigão da turma toda. Porém, com a mania de querer ajudar o Cebolinha e o Cascão contra a Mônica, inventa coisas incríveis que nem sempre dão certo.

Daí, você já sabe, né? Até o gênio da turma leva coelhadas.

Faz de um galpão no fundo do quintal seu laboratório.

Franjinha foi o primeiro personagem criado da turma, ao lado do seu cãozinho, Bidu.

Em 1959, foram lançadas suas aventuras no jornal “Folha de São Paulo”.

E das tiras dessa dupla, nasceu Cebolinha, que mais tarde ganhou sua própria história.

Mônica

Personagem

A Mônica foi criada em 1963, baseada na filha do cartunista, Maurício de Souza, com o mesmo nome da criança. Antes de ter sua própria tirinha, a garota do vestidinho vermelho saía nas histórias do Cebolinha.

A dentucinha mora com os pais, tem um cãozinho chamado Mônicão (que também tem dentes iguais os dela) e um coelho de pelúcia que vive pra cima e pra baixo com ele. O Sansão é a arma da Mônica para se vingar das brincadeiras maldosas que os meninos sempre aprontam pra ela, principalmente o Cebolinha e o Cascão, que são os que mais apanham de coelhadas.

É o personagem mais conhecido de Maurício e representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa. E que também, tem um lado feminino e meigo.

Cebolinha

Personagem

Acreditem se quiser, mas Cebola, um garoto que trocava o R pelo L em suas palavras, de cabelo espetado existiu de verdade. Ele fazia parte de uma turma de meninos de Mogi das Cruzes. E acabou emprestando suas características para o personagem que Mauricio criou em 1960.

Ele já foi mais cabeludo, gordinho e até crescidinho, mas sempre com o seu jeito “englaçado” de falar. Cebolinha está sempre fazendo planos infalíveis junto com o Cascão para atazanar a vida da Mônica, mas nunca, nunca dão certo. A garota é mais esperta e sempre acaba as historinhas batendo nos garotos com o seu super coelho, Sansão.

Cascão

Personagem

Baseado em algumas recordações de infância de Mauricio é que o Cascão nasceu em 1961.

O cartunista conta que teve medo da reação do público por Cascão não gostar de água, não gostar de tomar banho, nem nada relacionado à limpeza.

Mas para a sorte de todos, Cascão foi muito bem aceito e ficou tão popular que, desde agosto de 1982, o personagem tem a sua própria revista.

O garotinho mora com os pais, gosta da Cascuda (que também adere ao mesmo estilo de vida dele. Que lindo é o amor!), é o melhor amigo do Cebolinha e vive apanhando da Mônica, claro.

 

Anjinho

Personagem

Um anjo de verdade desce do céu para se misturar com as crianças da vila e, quando possível, protegê-las de algum acidente.

A única dificuldade que o Anjinho enfrenta é quando os meninos aprontam com a Mônica e ela sai distribuindo coelhadas pra todo lado. Quando não sobra até para o anjo, coitado!

Ele vive intercalando entre o céu e a terra. Sobe para receber algumas ordens e volta correndo para continuar brincando de criança com a turma da vila.

Bidu

Personagem

O cãozinho de estimação do Franjinha acompanha as aventuras da turma como um fiel escudeiro. Mas tem também, suas histórias paralelas, onde conversa com objetos e outros animais.

Nasceu junto com seu dono em 1959 para as páginas do jornal “Folha de São Paulo”.

Sendo o primeiro personagem de sucesso criado pelo cartunista, Bidu é até hoje o símbolo da Mauricio de Sousa Produções.
Fidelidade recíproca, não?

Rosinha e Chico Bento

Personagens

Menina da roça, bonita e decidida, é um encanto para os olhos do Chico Bento, com quem mantém um namorinho tímido, cheio de olhares e mimos.

E Chico Bento é o menino da roça. Com seu jeito todo de ser, cativa todos que estão ao seu redor. Suas aventuras são inúmeras e garantem boas risadas ao leitor.