Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Aceitando críticas

Nem toda crítica é ruim. Muitas vezes não pensamos no lado positivo das críticas, no que elas poderiam acrescentar em nossa vida. Aprenda a lidar com isso e viva de uma maneira melhor, evoluindo sempre!

... continue lendo

Aprenda a escutar

Quem recebe uma crítica deve — antes de qualquer coisa — aprender a escutar o que o outro tem a dizer. É claro que é bastante difícil escutar críticas, principalmente quando elas não são construtivas e sim destrutivas. No entanto, aprender a escutar é o primeiro passo para conseguir aceitar melhor as críticas recebidas.

Aprenda a não responder sempre

Outra dica muito importante para quem está em processo de aprendizagem para aceitar melhor as críticas que recebe é aprender a escutar, de preferência calado, mesmo que você não aceite ou goste do que ouviu. Escutar e não responder é um grande passo para você se tornar uma pessoa melhor e assim aprender a receber críticas.

Reflita sobre a crítica recebida

É de extrema importância que você reflita sobre a crítica recebida, mesmo que você não tenha gostado dela. Por mais que não se goste de receber críticas, dependendo de onde ela parte, ela é construtiva e pode fazer com que você seja uma pessoa melhor. Além disso, pode lhe transformar num profissional mais completo e fazer com que você se torne uma pessoa melhor!

Reconheça que o outro pode criticar

Antes de sair reclamando que alguém não pode fazer nenhuma crítica a respeito de você, coloque a mão na consciência e veja se você nunca criticou alguém anteriormente. Claro que isso já aconteceu e, da mesma maneira que você teve o direito de criticar alguém, o outro também pode lhe criticar. Porém, lembre-se: você não é obrigado a aceitar a crítica!

Não tenha raiva nem se apavore

A primeira reação das pessoas quando se recebe uma crítica é ter raiva ou se apavorar, por isso é tão importante que você saiba escutar e também saiba refletir sobre o que disseram. Aprenda ainda que, mesmo que não concorde com a crítica recebida, você deve aceitar e entender que aquilo pode não ser pessoal e, assim, não é necessário que se comece uma briga.

Não deixe a pessoa sem resposta

Em hipótese alguma, deixe a pessoa que lhe criticou sem resposta. Se você mantiver a calma e puder responder na hora, faça isso. Caso não consiga, peça um tempo para refletir e, quando chegar a uma conclusão, diga a pessoa que quer conversar, fale o que refletiu e a qual conclusão chegou. Não se esqueça de agradecer a crítica, afinal, ela pode ser importante para seu crescimento.

Diga que pretende melhorar seus defeitos!

Complementando a dica anterior, depois de refletir e chegar a uma resolução, diga que pretender melhorar, que pode vir a seguir os conselhos dados e que faz questão de informar ao outro, que quer ser uma pessoa melhor para não repetir o erro... Esse ato fará com que você mostre amadurecimento para a outra pessoa e, se realmente reconhecer e trabalhar seus erros, perceberá quanto isso vai ajudar você na vida!

 

Deixe claro que você entendeu a crítica

Esse passo pode ser dado antes ou depois de refletir sobre a crítica. Mas é importante que você expresse para quem está fazendo a crítica que você entendeu tudo o que ele acabou de falar. Pode ser por meio de uma frase simples, como: “Então, você está magoado comigo por…”

Trabalhe a empatia

Ao compreender os sentimentos, desejos e pensamentos do outro, você estará trabalhando a empatia. Ao tentar entender o ponto de vista dessa pessoa, mesmo que não concorde com tudo o que ela diz, você está mostrando o quão empático pode ser e, dessa forma, mostra maturidade para ser uma pessoa melhor.

Se for preciso, se desculpe!

Pode parecer estranho ter que pedir desculpas depois de receber uma crítica, no entanto, algumas pessoas se sentem magoadas e por isso, fazem — e levam — a crítica sobre você. Se esse for o caso e você achar necessário, peça desculpas e diga que errou e que pretende trabalhar o defeito para melhorar.

Aprenda a lidar com seus sentimentos e pensamentos

É normal receber uma crítica e ficar bravo com a pessoa que fez o comentário. No entanto, é de suma importância que você aprenda a lidar com seus sentimentos e pensamentos. Ao ter calma, respirar fundo e não sair quebrando tudo a seu redor, você mostrará que sabe se controlar e que sabe respeitar a si próprio.

Aprenda a reconhecer que as pessoas pensam diferente!

Quando conseguimos manter a calma e ouvir tudo o que o outro tem a dizer, mostramos o quão maduros somos. Para isso, é necessário que você reconheça que o outro pode ter um pensamento diferente do seu — e dessa forma lhe criticar — e que ele tem todo o direito de falar o que acha, assim como você também tem esse direito.

Quando necessário, reconheça que a pessoa está correta

Para muitos, reconhecer que o outro está certo é terrível, principalmente quando essa pessoa está lhe criticando. No entanto, é importante que você saiba reconhecer quando ela estiver certa e não pode se esquecer de expressar para ela. Esse passo fará com que você amadureça e cresça diante dessa e de outras pessoas!

Tenha calma sempre

Ainda completando a dica acima, é de extrema importância que você mantenha a calma e escute o que a pessoa tem a lhe dizer. E, mesmo que ela esteja acabando com você e dizendo coisas absurdas, tente respirar fundo e manter a calma. Aceite a crítica, diga que precisa pensar mais profundamente sobre o assunto e saia de perto. Ficar bravo com isso pode fazer com que você perca a razão.

Aproveite a crítica e transforme-a em oportunidade!

Aprender a lidar de maneira saudável com as críticas é importante para o seu crescimento pessoal. A oportunidade que lhe é ofertada para que você modifique o que errou é ótima para fazer com que você melhore sua postura diante da vida. Ao encarar toda e qualquer crítica como uma oportunidade, você mostrará maturidade e que pode crescer como pessoa e profissional.