Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Adote um Amigo

Não gaste dinheiro comprando vidas. Salve um bichinho da rua e dos males que podem o afetar e tenha um companheiro fiel por toda a vida. Escolha e faça a festa!

... continue lendo

Sensações

Não apenas cães e gatos provocam sensações positivas. Observar um peixe em um aquário pode ter efeitos semelhantes aos da hipnose, reduzindo a ansiedade em pacientes à espera de uma cirurgia, por exemplo. E melhor: aquários são obras vivas de decoração.

Bem à Saúde

Tanto para adultos quanto para crianças, interagir com animais diminui a pressão arterial. “Essa relação acalma e também mobiliza a sair da inércia”, diz a psicóloga Denise Gimenez Ramos. Um estudo publicado no British Journal da Royal Society of Medicine sustenta que quem tem um bicho em casa reclama menos de pequenos problemas de saúde, por isso, é mais feliz.

Procedência

A primeira e excelente razão para não comprar filhote em pet shop é a procedência. Muitos criadores, que vivem de vender filhotes, cruzam os animaizinhos com uma frequência grande; A fêmea engravida em todos os cios e vivem para isso, para gerar lucro para o seu dono criador. Se você está pensando um adquirir um cachorro em pet shop, repense, tente saber informações da procedência, você perceberá que dificilmente os donos e funcionários de pet shop informam a procedência dos filhotes à venda.

"Aceita-se Devolução"

Alguns pet shops oferecem garantia no desempenho dos filhotes, aceitando devolução em caso de o animal apresentar problemas. Só até aqui, quem ama mesmo animais, já se desinteressará, mas isso não é tudo, cães “que apresentam problemas”, que retornam ao pet shop, geralmente são sacrificados. E a pergunta é: que tipo de amigo você é, que se desfaz do companheiro por ele estar doente?

Canis

Se não abrir mão de comprar uma raça específica, procure saber se o canil que oferece os filhotes para venda são legalizados e se possível, conheça as condições em que são criados, como a fêmea prenha é tratada e compre com consciência mais tranquila.

Bons Companheiros

Outra boa razão: cães são companheiros e amigos e não um produto que se escolhe na vitrine. Adotando um cãozinho, você estará fazendo um bem enorme para ele e para você e família.

Cuidados

Adotando um cachorro adulto, você pula aquela etapa em que o filhote precisa de cuidados mais intensos, ração especial e toda a atenção.

 

Amamentação

Cães criados para gerar lucro são desmamados precocemente, em média 30 dias após o nascimento, quando o recomendado e adequado seria por volta de 90 dias. Assim como crianças, o desmame dos filhotes precocemente prejudica muito a saúde do filhote, que ficam mais suscetíveis à doenças, pois são mais fraquinhos.

Ajuda

Atualmente, os abrigos estão sempre lotados e, quando você adota um cão, abre vaga para outro que precisa de ajuda para ser resgatado.

Exclusividade

O vira-lata é a mistura de diversas raças e, neste caso, você ganhará um cão único. Pode procurar ao redor do mundo que não conseguirá encontrar outro igual a ele, seja na cor dos pelos, na disposição de eventuais manchas ou na personalidade.

Na Moda

As recentes campanhas a favor da adoção de vira-latas, incluindo adesão de vários famosos, colaboraram para mudar a imagem desses animais na mídia. Já ganharam uma “exposição” bem abrangente com livros, roupas, propagandas e até um filme documentário em breve nos cinemas, “Vira-Latas, Os Verdadeiros Cães de Raça”.

Xô Timidez!

Animais em geral também são bons aliados de adultos e crianças mais inibidos. “Para idosos, podem até ajudá-los a sair da depressão”, afirma Denise Gimenez Ramos. Com o peso desse argumento, recentemente, nos Estados Unidos, cães passaram a ser adotados em visitas hospitalares, com resultados visíveis na recuperação de pacientes.

Telepatia

Uma tese um pouco mais audaciosa sustenta até uma certa telepatia entre homens e animais. “O biólogo inglês Rupert Sheldrake, autor de Cães sabem quando seus donos estão chegando, diz que os cachorros se comunicam telepaticamente com os cuidadores humanos”, cita Irvênia Prada. Basta olhar fundo nos olhos deles para sentir essa interação mágica.

Amigos

Não importa qual o pet você escolha. Pode ser um cãozinho, um gatinho, um peixe ou uma tartaruga. Eles sempre serão ótimos companheiros e confidentes! Pode confiar!

Personalidade

Para a ciência, animais se integram tão facilmente em nossa vida porque possuem estruturas anatômicas idênticas às nossas. “Eles têm sensações, são inteligentes, têm memória e uma profunda sensibilidade de convívio com outras espécies e como ser humano”, analisa a médica veterinária Irvênia Prada.

Raças

Desvio de comportamento das raças. Muitos criadores sem experiência cruzam animais que já são resultado de alguma mutação genética e o resultado são cães agressivos quando a raça é dócil, animais doentes ou agitados demais. Um bom exemplo disse é o caso da raça rottweillers, que normalmente não seriam agressivos, mas quando são resultado de desvios genéticos, nascem agressivos e intolerantes com crianças.

Abrigo

Ao adotar um cãozinho, você estará evitando que ele viva na rua ou em um canil daqueles que existem para que não exista animais nas ruas e vivem sem carinho.

Mude a Vida de um Pet

um cão abandonado requer muito carinho e atenção. Ao adotá-lo, você estará fazendo um grande bem a um ser pequenino e indefeso. Não há dinheiro que pague esse sentimento.

Baixo Custo

Dependendo da raça, um cão pode custar até mais de R$ 15 mil. Ao adotar um vira-lata você terá, provavelmente, apenas as taxas de adoção das ONG, ao em torno de R$ 50,00.

Menos Idas ao Veterinário

Apesar de não ser comprovado cientificamente, dizem que os vira-latas são mais saudáveis do que algumas raças puras. Na verdade, pela vivência nas ruas e dificuldades passadas, os que sobrevivem se tornam mais resistentes e com menores chances de ficarem doentes.

Salvando Vidas

Quando você adota um cachorro está salvando sua vida, já que quando estão em abrigos, há uma grande chance de serem sacrificados. Com certeza ele será eternamente fiel a você.

Flexibilidade

O cão vira-lata se acostuma mais facilmente a uma nova situação do que um cão de raça pura. Essa flexibilidade facilita o relacionamento com todos e sua adaptação ao novo lar.

Novo Lar

Um cão adulto já tem personalidade formada e se estiver vivendo em um local adequado tem um comportamento disciplinado e se adequará mais facilmente ao novo lar.

Novidades

A cada dia você conhecerá um pouco da personalidade do seu vira-lata, ao contrário do que acontece com os cães de raça, uma vez que têm suas características pré-conhecidas. Essas qualidades e companheirismo trazem momentos agradáveis e especiais.

Tranquilidade

Adotando um cão adulto, você também pula a etapa em que o filhote destrói calçados, tapetes e o que achar pela frente. Portanto se você tem pouco tempo e até paciência para administrar as traquinagens de filhotes, adote um cão adulto.