Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Aniversário de Curitiba

Curitiba é capital do Paraná e o 8° maior município do Brasil, mas você sabia que seu aniversário é comemorado no dia 29 de março? Ficou curioso? Descubra isso e muito mais sobre a cidade que é um dos corações do país e celebre toda a beleza de sua história!

continue lendo
Compartilhar

Imigrantes

A cidade de Curitiba, fundada no dia 29 de março, tem a sua história repleta de imigrantes. Essas pessoas, que vieram ao nosso país atrás uma vida nova, também ajudaram a construir uma capital cheia de pontos turísticos. O Memorial da Imigração Polonesa, por exemplo, foi fundado em 1980 e se tornou um marco!

Descubra 10 cidades que você precisa conhecer!

Paisagem de Curitiba

A paisagem bela e impressionante de Curitiba, que faz aniversário no dia 29 de março, rendeu até mesmo um quadro! Pintado pelo francês Jean Baptiste DeBret, em 1827, a obra é o mais antigo registro iconográfico da cidade. Nele, é possível ver a antiga Igreja do Rosário dos Pretos, a Igreja Matriz e a Igreja da Ordem, que ainda não possuía nenhuma torre. Naquela época, a vila tinha apenas cinco mil habitantes!

Adaptação

A gente está sempre comemorando datas importantes e, no dia 29 de março, por exemplo, é o aniversário de Curitiba. Como sempre focamos no presente, acabamos nos esquecendo de entender o passado, que também é muito interessante. Para se proteger do clima da cidade, por exemplo, os nativos construíam casas subterrâneas que, hoje, são encontradas em sítios arqueológicos.

Pinheiral

No dia 29 de março, comemora-se o aniversário de Curitiba. Mas, você sabe por que esta cidade recebeu este nome? Antes de ser colonizada, sua região possuía uma floresta exuberante, e a Araucária dominava o local. Por isso, os nativos tupi-guaranis se referiam àquela área como “Curii Tiba”, palavra que pode ser traduzida como "pinheiral"!

Garimpeiros

A história de Curitiba, que faz aniversário no dia 29 de março, é cheia de detalhes. No século XVI, por exemplo, as pessoas descobriram a existência de minas de ouro na região, e essa informação foi rapidamente disseminada. Por este motivo, os primeiros garimpeiros foram atraídos para o local.

Pero Lobo

Quando a gente comemora o aniversário de Curitiba, no dia 29 de março, nem pensamos em como a cidade foi descoberta, não é mesmo? Esta história é cheia de boatos e nenhuma certeza, mas acredita-se que tal município brasileiro tenha sido encontrado graças a uma expedição de Pero Lobo, em 1531, enquanto ele procurava por ouro e prata na região dos Incas.

A primeira eleição

Foi no dia 29 de março, hoje conhecido como aniversário de Curitiba, que essa cidade teve a sua primeira eleição de autoridades públicas. Tal evento foi organizado pelo capitão povoador Matheus Leme, em 1693.

 

Parque Tanguá

Andando pelo centro de Curitiba, cujo aniversário é comemorado no dia 29 de março, você pode encontrar um local um tanto quanto inusitado: o Parque Tanguá. Construído sobre uma antiga pedreira, ele é muito belo, possui um visual mais antigo e um túnel de pedra que dá acesso a vista de uma cascata.

Comércio

Hoje em dia, Curitiba, cidade cujo aniversário é comemorado no dia 29 de março, é muito conhecida pela quantidade de encomendas que passam por lá. Este comércio começou em 1737, quando as caravanas de tropeiros passaram a utilizar o caminho aberto para transportar gados e mercadorias. Eles iam desde o Rio Grande do Sul até São Paulo e, nesse caminho, passavam pelo município.

Conheça a Arena Pantanal, um estádio precioso de Curitiba

Parque Barigui

Esquecido pelos turistas mas amado pelos curitibanos, o Parque Barigui está sempre cheio, principalmente aos finais de semana. Famoso pelo seu lago e pelos bichos como capivaras, ovelhas e até jacarés, que andam livremente pela área, esse local pode ser perfeito para você passar o aniversário da cidade, que é comemorado no dia 29 de março!

Praça do Japão

Quer fazer algo especial nesse dia 29 de março, que marca o aniversário de Curitiba? Então a Praça do Japão pode ser o local perfeito para você! Lá, oficinas de origamis, mangás e diversas outras atividades são oferecidas para o público.

Temperaturas inconstantes

Não importa se você acordou e está um calor de matar, a temperatura de Curitiba está sempre mudando. E, por isso, é bom estar preparado. Carregue sempre um casaco e um guarda chuva... A gente nunca sabe o que pode acontecer, e não queremos que, logo no aniversário dessa cidade, no dia 29 de março, nossa comemoração seja arruinada, não é mesmo?

Boca Maldita

Se você é de Curitiba ou já visitou a cidade que faz aniversário no dia 29 de março, então provavelmente já ouviu falar da Boca Maldita. Situada na rua das Flores, o local é um ponto de referência da capital. Reúne diversos tipos de pessoas de diferentes profissões que vão até lá com um único propósito: discutir. Lá, assuntos dos mais variados tópicos são colocados em pauta. Além disso, o local também é um ponto de encontro para protestos e outros eventos. O lema de lá é “nada vejo, nada ouço, nada falo”. Por isso, nada é levado para fora daquele ambiente: tudo deve ficar em segredo!

De vila à cidade

Foi apenas em 1842 que a vila de Curitiba passou a ser, de fato, uma cidade. E foi apenas onze anos depois que ela se emancipou da Província de Paraná. Na época, tinha quase seis mil habitantes. Hoje, com uma população que chega a quase dois milhões de pessoas, o município tem o seu aniversário comemorado no dia 29 de março!

Conheça Paraná, o precioso estado brasileiro

fechar