Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Aniversário de Manaus

Em 24 de outubro de 1848, Manaus, cidade que cresceu em meio à Floresta Amazônica, passava a ser considerada cidade e mais tarde se tornava a capital do estado do Amazonas. Esse incrível município, que guarda dentro de si uma diversidade de belezas, pontos turísticos pra lá de lindos, e claro, muitas histórias! Por esse motivo que viemos hoje comemorar essa data tão importante com vocês. Sabemos que cada cidade possui sua identidade e suas maravilhas, e a data de aniversário é a que temos para celebrar pelo território chamado de “casa” por muitos. Obrigada, Manaus, por representar tão bem a natureza do Brasil e por enriquecer nossa cultura. Parabéns, cidade de Manaus!

... continue lendo

Apelidos de Manaus

Por seu nome originado de “manaós”, Manaus também tem o apelido de Mãe dos Deuses. Outros epítetos da cidade são: Paris dos Trópicos (por causa do Ciclo da Borracha), Metrópole da Amazônia e Porto de Lenha (graças à canção de mesmo nome, que foi eleita pelos leitores do jornal “A Crítica” como a canção que é a “cara” de Manaus. No aniversário da cidade, 24/10, vale a pena ouvir essa música.

Início

Manaus inicialmente era um mero forte erguido à base de pedra e barro. Havia sido construído pelos portugueses com o simples intuito de proteger o Norte do Brasil contra a invasão dos espanhóis. A cidade faz aniversário em 24 de outubro.

A tribo manaós

Manaós significa “mãe dos deuses” e é a origem do nome da capital amazonense. Os manaós (ou manaús) se negavam a servir de mão de obra escrava, muitas vezes partindo para o confronto com os portugueses. Um importante líder dessa tribo foi o índio Ajuricaba, que se opunha ferrenhamente ao domínio dos colonizadores, mesmo diante das tentativas deles de apaziguar os conflitos. Manaus faz aniversário em 24/10, e sua história passa pela história dos manaós.

Conflitos históricos

A cidade de Manaus foi palco de diversas insurreições populares, sempre tendo como intuito defender os direitos da população considerada subjugada. Em 1832, irrompe na cidade um dos maiores levantes que, anos mais tarde, levaria ao mais importante movimento popular ocorrido na Amazônia: a Cabanagem (ou Guerra dos Cabanos). No seu aniversário (24/10), Manaus tem muita história para celebrar.

Ciclo da Borracha

A Revolução Industrial foi um grande propulsor da enorme valorização da borracha como matéria-prima. A borracha natural é um subproduto do látex extraído da seringueira, e se tornou um objeto de desejo dos industriais europeus. A atividade extrativista do látex foi um grande impulso ao crescimento de Manaus, que, durante o Ciclo da Borracha, ficou conhecida como a Paris dos Trópicos. Nossa “Paris” faz aniversário em 24/10.

A Zona Franca

É em Manaus que se situa a mais conhecida zona industrial do Brasil: a Zona Franca de Manaus. Os principais produtos fabricados no polo industrial são: TVs, celulares, veículos, aparelhos de som e de vídeo, bicicletas, microcomputadores e chips etc. No aniversário de Manaus, 24/10, aproveite para conhecer um pouco mais sobre esse complexo essencial à economia brasileira.

Curiosidades

Algumas curiosidades sobre Manaus, que faz aniversário neste dia 24/10. Quem nasce em Manaus é manauense ou manaura. O lema da cidade é “Nap dlise or armozen”, que significa "A metrópole da Amazônia" (daí um de seus apelidos). Sua santa padroeira é Nossa Senhora da Conceição. O estádio Arena da Amazônia, uma das 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa 2014, está localizado na Zona Centro-Sul de Manaus.

Confira os outros estádios que protagonizaram a Copa de 2014!

Filhos ilustres

O lutador do UFC José Aldo, o premiado escritor Milton Hatoum e o dramaturgo Antônio Calmon têm em comum o fato de terem nascido na capital do Amazonas. Todos filhos ilustres de Manaus, que completa mais um aniversário neste dia 24/10.

Folclore

Toda a riqueza cultural de Manaus tem uma forte e visceral relação com as tribos indígenas que já viviam no Brasil antes de os colonizadores chegarem. Manaus representa as origens culturais e a conexão com o nosso passado. Entre as atrações da cidade, que aniversaria em 24/10, um grande destaque é o Boi Manaus, um festival dedicado às toadas do boi-bumbá, e inclui atividades como artes plásticas, artesanato e folclore amazônicos.

Também tem carnaval! Veja as 10 festas de carnaval mais agitadas do Brasil - Manaus é uma delas!