Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Carlos Bertolazzi

Carlos Bertolazzi é chef de cozinha e, atualmente, apresentador de TV. Jurado de programas de culinária, o famoso tem um livro publicado e atuação em canais como Fox Life, SBT e TLC. A cozinha, lugar e ofício que é pavor de alguns e paixão de outros, é a força propulsora de sua carreira. Com um cardápio inovador e um gosto apuradíssimo, o chef ganhou notoriedade na televisão brasileira. Você gosta de culinária? Já se imaginou trabalhando na rotina gastronômica? Conheça mais sobre a profissão e carreira de quem vive das artes da cozinha! Os pratos inovadores, deliciosos, estranhos… Quem sabe você não se inspira?

26/05/1970
... continue lendo

Como tudo começou

Portal Canaã

Carlos Bertolazzi é formado em Administração. Quem diria que sairia do Brasil para se tornar um chef? Mas ele sempre gostou de cozinhar, o que contou pontos para se tornar chef.

“Mesmo com formação em Administração de Empresas, sempre fui apaixonado por comida, desde pequeno, e isso vem de família. Minha avó e meu pai adoravam preparar grandes almoços para os filhos e netos.”

Conheça 8 chefs de cozinha famosos

Quem não ama comida?

Folha Nobre

A comida fez ele fechar negócios, antes de ser chef. A tática era eficaz quando dava uma reunião ou gostaria de impressionar.

“Quando ainda atuava no mercado financeiro, eu tinha o costume de oferecer jantares na minha casa, para chamar atenção das pessoas que eu gostaria de me aproximar para fazer negócio.”

O despertar para a cozinha

Portal Canaã

Em 2003, o amor pela culinária começou a despertar e Carlos Bertolazzi se viu apreciando cozinhar, muito mais do que a vida no mercado financeiro.

“Percebi que gostava mais da experiência de cozinhar e oferecer o jantar do que dos negócios em si, e até as pessoas se interessavam mais pela minha comida do que o assunto que eu tinha a dizer.”

Estudou muito

Portal Canaã

Estudou Gastronomia na Itália, no Piemonte, em 2005 e estagiou no Flipot, um restaurante italiano com duas estrelas Michelin, além de ter outras experiências:

“Em 2005, decidi de fato a me dedicar profissionalmente para a gastronomia, passei pelas maiores experiências gastronômicas, desde estudar no ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners) – escola de gastronomia italiana para estrangeiros.”

Sucesso requer esforço

Portal Canaã

Ainda sobre os estudos, Carlos Bertolazzi completa sua frase indicando mais experiências incríveis onde pôde:

“Estagiar na Espanha, no El Bulli, que na época era nada mais, nada menos que o restaurante número 1 do mundo; trabalhei em restaurantes em NY e na Itália também, até voltar em definitivo ao Brasil e inaugurar o Zena Caffé, em janeiro de 2009.”

Restaurante bom, gestão boa

Infood

Depois de trabalhar em outros tantos restaurantes premiados, Carlos Bertolazzi voltou ao Brasil e abriu seu próprio restaurante, o Zena Caffè, em 2009. Sua formação ajudou:

“A cozinha não segura um restaurante. É preciso gestão. Tanto que existe muito restaurante ruim que tem uma boa gestão e está em funcionamento.”

 

Os desafios da carreira

Folha Nobre

A vida não são só prêmios, ao abrir o próprio bistrô teve alguns desafios, como criar o conceito:

“Tem que ser verdadeiro, tem que ter uma razão para existir. Empreender no segmento é muito arriscado. Mesmo com todo o cuidado, a chance de fechar nos primeiros anos é enorme. Então já ajuda se realmente fizer muito sentido. E, obviamente, se dedicar e formar uma grande equipe.”

Restaurantes brasileiros apostam na comida exótica. Confira!

O melhor nhoque da cidade

Destemperados – Food Experiences

Lá, no Zena Caffè, criou o melhor nhoque da cidade, e conquistou o prêmio de melhor comida de rua da revista Prazeres da Mesa, em 2014. Então, o que será que não pode faltar no restaurante de Carlos Bertolazzi?

“Batata. Ela é o ingrediente principal do prato que é hit no meu restaurante, o nhoque.”

Cruel na cozinha

Blog Hell's Kitchen

Carlos Bertolazzi é atualmente contratado do SBT e foi apresentador das três primeiras temporadas do Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, de 2014 a 2016. E já deu o que falar por conta de suas ótimas frases.

“Está cru. Se eu fosse um bom veterinário traria ele de volta à vida.”, disse, após provar o frango com polenta de um participante.

Let it Go

Blog Hell's Kitchen

Ainda sobre o Cozinha Sob Pressão, até para a Elza de Frozen sobrou... quando sobre um prato frio Carlos Bertolazzi disparou:

“Tá tão congelado o seu carbonara! Mais um pouco, ele sai cantando Let it Go aqui!”

Três temporadas de sucesso

Blog Luca Moreira

Carlos Bertolazzi comanda atualmente o programa Fábrica de Casamentos, ao lado de Chris Flores, desde 2017 e está na sua terceira temporada. Sobre o programa, diz ter muito orgulho e apreciar o que as pessoas sentem ao assisti-lo na TV.

“O programa está grandioso. Acho que amadurecemos bastante desde a estreia em 2017.”

Proporcionando esperança

Correio Braziliense

O casamento é um momento mágico para os noivos. Inesquecível é uma das palavras que podem descrever o momento. O chef corrobora o fato ao estar tão próximo de casais apaixonados à beira do altar.

“É tudo muito verdadeiro e o programa proporciona esperança com as lindas histórias de amor e de pessoas que ainda sonham em casar.”

Coxinha de pato

Blog Luca Moreira

Carlos Bertolazzi, ao se apresentar em uma feira do Brooklyn, Estados Unidos, precisou inovar e criou a coxinha de pato, outro famoso prato seu.

“Eu fazia nhoque aqui [no Brasil]. E o que teria de brasileiro o nhoque para o americano? O que seria de novidade? Não seria nada de mais. Na hora de eu pensar na coxinha, não podia fazer uma de frango.”

Lidando com sonhos

Correio Braziliense

Ainda sobre casamento, Carlos Bertolazzi completa:

“Costumo dizer que casamento é um momento muito especial que provavelmente vai acontecer uma vez na vida de cada pessoa. Então, temos que estar sempre muito bem preparados para sermos perfeitos, tanto no programa quanto na Casa Bertolazzi, que é a minha rede de eventos para casamentos. Afinal, lidamos com sonhos.”

Ave tanto quanto o frango

Blog Luca Moreira

A coxinha de pato fez sucesso, casou bem com a massa e fez sucesso tanto no Brasil quando no estrangeiro.

“Até que nos Estados Unidos [o frango] poderia funcionar porque lá é novidade qualquer tipo de coxinha, mas aqui no Brasil não. Resolvi, o pato sendo ave tanto quanto o frango, usá-lo. Joguei a carne de pato dentro da coxinha, e ficou ótimo.”

Tanto renome

Blog Luca Moreira

É importante fazer parte de um círculo renomado de chefs, mas é preciso abrir mão de muitas coisas. Por isso, Carlos Bertolazzi deu dicas de como seguir essa carreira e ter sucesso:

“Primeiro tenha certeza que você ama o que vai fazer. Porque nosso trabalho exige que a gente trabalhe quando a maioria está se divertindo.”

Tenha cultura

Blog Luca Moreira

Carlos Bertolazzi completa as dicas para o sucesso frisando que é importante ter conteúdo. Primeiro, tenha certeza do que quer.

“Depois busque aprender ao máximo, viaje, absorva cultura, mas, principalmente, aprenda sobre gestão. Porque, sem isso, nem a melhor cozinha segura um restaurante.”

Um chef famoso

Correio Braziliense

Os quase 10 anos como apresentador de programas conhecidos do público coloca Carlos Bertolazzi na posição de uma estrela e ajuda nos negócios.

“Tenho mais visibilidade à frente da TV aberta e isso ajuda a alavancar os negócios, inclusive o meu restaurante. As pessoas vêm de fora, de outros estados, querendo conhecer o Zena Caffé, provar os pratos, tirar foto com o chef.”

Respeita tudo e todos

TV Brasil

Respeitar a cultura de outro país é muito importante, inclusive a forma de alimentação de outros povos:

“A gente precisa observar muito as culturas, porque, às vezes, a gente critica alguma coisa, algum tipo de alimento que alguém consome sem pensar o porquê de se consumir aquilo ou qual é a explicação.”

Comida é comida

EBC (Empresa Brasil de Comunicação)

Sobre as iguarias Carlos Bertolazzi, considera tudo normal, assim como outros países fazem o mesmo.

“Essas e outras iguarias podem soar exóticas ou até mesmo consideradas ‘bizarras’ para muitos brasileiros e até ocidentais como um todo, mas fazem parte do cardápio de milhares de pessoas mundo afora.”