Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Coisas que só quem já tentou aprender outra língua entende

Você tem vontade de aprender outro idioma? Pois saiba que essa não é uma tarefa tão fácil quanto aparenta ser. Quando nos dedicamos a uma nova língua, passamos por certas dificuldades e pensamos que não conseguiremos. Está preparado para descobrir quais são elas? Listamos aqui coisas que todo mundo que tenta aprender um novo idioma descobre no meio do caminho, para descomplicar a sua cabeça e não te fazer perder as estribeiras com as situações mais comuns na hora do sufoco. Com as nossas dicas, muito foco e determinação, você conseguirá aprender a língua que quiser. Não desista!

Aprender é uma aventura

Aprender um idioma diferente do nosso envolve muito esforço para assimilar o novo e entender os sons e as palavras de uma língua com a qual não tivemos contato desde o nascimento. Além disso, passamos por diversas situações curiosas (e até mesmo engraçadas) durante esse processo. Se você já tentou aprender um idioma, com certeza vai se identificar com algumas das situações que mostraremos nesta matéria.

A jornada de aprender outro idioma pode ser mais fácil com essas dicas!
Copiar
Compartilhar
Apresentação

Quem nunca deparou com o professor falando como um nativo e pedindo que os alunos se apresentem sem falar português? É um pouco assustador, pois na verdade ele está tentando te incentivar a arriscar as primeiras palavras, mas nessas horas dá um branco total e bate aquela agonia.


Copiar
Compartilhar
Tentar associar os idiomas

Quando você ainda está “engatinhando” no aprendizado, é inevitável, mas você acaba involuntariamente associando o idioma ao seu. Você começa a formar frases com a mesma estrutura da sua língua, na mesma ordem ou com traduções diretas. Com o tempo, você vai estudando melhor a base do idioma e passa a ser capaz de formar sentenças mais bem estruturadas. E aí você vai lembrar de como as suas construções não faziam o menor sentido lá no início. Vergonha vai definir.


Copiar
Compartilhar
Vai pensar em desistir

Por mais que você esteja determinado a aprender o idioma, uma hora você vai querer desistir, pois pode sentir que empacou em alguma etapa. Isso é completamente normal, e há momentos em que o curso parece entrar em uma fase de “enrolação”. Mas não desanime! Siga firme no propósito e, em breve, você estará afiado.


Copiar
Compartilhar
Vai se perder nas regras

Até o mais fácil dos idiomas tem lá suas complicações. Em algum momento, você vai se sentir perdido no meio de tantas regras muito diferentes daquelas com as quais você está acostumado no seu idioma. Mas são justamente essas regras que você precisará estudar com mais afinco, pois dominá-las é meio caminho andado para aprender o idioma de forma eficiente.


Copiar
Compartilhar
Filmes com áudio original

Quando você estiver mais avançado no idioma, a vontade de assistir a um filme com o áudio original será enorme. Você vai querer testar o conteúdo aprendido até então, e verificar se condiz com o contexto dos nativos daquela língua. É uma boa prática, mesmo que você não esteja fluente, pois não há nada melhor do que praticar o que aprendeu em situações reais.


Copiar
Compartilhar
Entender aquela música

Você sempre cantou aquela música com palavrinhas erradas? Sempre ficou curioso para saber o que ela significava? Agora que você está aprendendo o novo idioma, vai ficar instigado a saber ainda mais sobre a letra da sua canção preferida. Agora é torcer para ela não ter uma tradução completamente diferente daquilo que você imaginava. Tome cuidado para não se decepcionar.

Para os apaixonados: palavras de amor em outros idiomas
Copiar
Compartilhar
 
Mistureba

Quando você chega a um estágio do curso, começa a bater aquela confusão linguística. Sem nem perceber, você vai se pegar misturando os dois idiomas. Se estiver estudando mais de um idioma estrangeiro, então, prepare-se para dar uma ligeira pirada. Mas depois, com o tempo, você vai se habituar e vai aprendendo a diferenciar.


Copiar
Compartilhar
Vai se arriscar a conversar com nativos

Depois de alguns módulos do curso, você vai se sentir tentado a conversar com um nativo do idioma que está estudando. É nessa hora que você percebe que ainda falta muuuuuito pra fazer uma conversa fluir. Não se sinta desmotivado! Em vez disso, empenhe-se ainda mais e vá estudando aos poucos até chegar “chegando”.


Copiar
Compartilhar
Gírias e palavrões

Que atire o primeiro dicionário quem nunca teve curiosidade de saber como são os palavrões e gírias do idioma estudado. Por mais centrado e sério que você seja, com certeza você não vai ter maturidade para isso. Mas não se sinta envergonhado! Isso até ajuda muito a descontrair, pois há momentos em que o estresse do aprendizado é alto. Então divirta-se sem medo de ser feliz!


Copiar
Compartilhar
“Embromeichon”

Vai ter uma hora em que o famoso “embromeichon” será inevitável. Principalmente naqueles momentos de pausa entre uma fala e outra ou na hora de usar uma interjeição... É normal hesitar um pouquinho. Depois que se tornar fluente, até as pausas serão feitas no idioma. O segredo é praticar incansavelmente.


Copiar
Compartilhar
Playlist do cursinho

Com a empolgação de estar aprendendo um idioma novo, não será incomum fazer uma playlist com os áudios do curso para praticar. Seja no banho, na hora de dormir, na rua ou na academia, o hit do momento vai ser a voz do seu professor ou um audiolivro. Isso é bom, pois assim você absorve melhor algumas pronúncias que não são naturais no seu idioma.


Copiar
Compartilhar
Grupos no WhatsApp

Com o recurso das redes sociais, você terá um plus para impulsionar o aprendizado. Para isso, os grupos de WhatsApp são uma mão na roda. Lá você vai se reunir com outros alunos para tirar dúvidas, praticar conversação, criar atividades virtuais ou até mesmo presenciais, e tudo no idioma que está aprendendo. É uma estratégia ótima para avançar no aprendizado.

Além de aprender outro idioma, conheça também alguns costumes de outros países
Copiar
Compartilhar
fechar