Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Como estruturar sua redação

Esteja você na escola, na faculdade, prestando vestibular ou procurando emprego, provavelmente terá de escrever uma redação em breve. Essa atividade pode assustar, mas não é difícil escrever um texto de alta qualidade. Fique atento às dicas que preparamos para você e arrase!

... continue lendo

Envolva o leitor

Não importa se esse leitor é a sua professora de português, se é o avaliador do vestibular ou se é o seu futuro chefe numa busca por emprego. É necessário envolver as pessoas em sua redação, use palavras-chave para gerar identificação do leitor com o texto e, vez ou outra, é até permitido usar uma expressão coloquial para te deixar mais próximo de quem está lendo. Mesmo com cuidado, transforme sua redação em uma conversa com o leitor, assim ela fica muito mais fácil e interessante de ler.

Descubra quem é sua escrita

Lógico que instruções, dicas e ensinamentos sobre redação são fundamentais para o aprendizado, afinal, ninguém aprende sozinho. Mas é importante não focar apenas no que te ensinaram e ficar preso a um modelo pronto. Teste várias formas, vários estilos de escrita e encontre o seu. Não existe nada mais proprietário do que uma redação com a sua cara. Além de que ela fica muito mais interessante de ler e se transforma em algo só seu, e não algo igual ao que todo mundo entregará.

Cada parágrafo tem um objetivo

Na redação, cada parágrafo tem um objetivo a ser cumprido. O primeiro é a introdução, faça com calma e tenha em mente o que você quer falar na argumentação. No segundo e no terceiro parágrafo, desenvolva o que você citou brevemente na introdução, tenha coerência e não enrole muito para não falar o que não deve. Já no último parágrafo vem a sua conclusão, ela tem como objetivo reforçar tudo o que você disse na argumentação e, se possível, fornecer uma solução para o problema apresentado.