Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Como estudar para provas

Reunimos em um só lugar um guia definitivo com todas as principais dicas de como estudar em períodos de prova, na faculdade, escola e em cursos de idiomas. Seria interessante diferenciar as dicas para matérias de exatas, humanas e biológicas.

... continue lendo

Se você está no Ensino Fundamental

Durante o Ensino Fundamental, o nível de exigência das provas é mais semelhante com o nível de exigência dos exercícios feitos em sala de aula ou em casa. Por isso, um bom jeito de organizar a sua área de estudos é separar os materiais que você usou ao longo das aulas e que vão servir de base para os exercícios que você vai desenvolver.

Biológicas: procure exemplos do seu cotidiano

Para as ciências biológicas, como ciências ou biologia, pense em como o conteúdo aprendido se aplica no seu cotidiano. Analise os corpos dos seres vivos, os processos de respiração, os fenômenos da natureza. Vendo a biologia aplicada e entendendo os processos por trás dela, será mais fácil absorver a matéria.

Se você está no Ensino Médio

Durante o Ensino Médio, o nível de exigência das provas é mais semelhante com o nível de exigência dos vestibulares de todo o país. Por isso, um bom jeito de organizar a sua área de estudos é separar provas de vestibular antigas e os exercícios que você desenvolveu ao longo das aulas.

Exatas: refaça exercícios de vestibular

Para as ciências exatas, como álgebra, trigonometria, geometria e geometria analítica, química e física, a melhor forma de estudar é refazendo exercícios de vestibular e os que foram passados ao longo das aulas. É importante procurar exercícios mais complexos para que você saiba fazer com tranquilidade os exercícios menos complexos.

Línguas: leia as obras obrigatórias e analise textos

No Ensino Médio, para aprender as línguas é preciso compreender como elas se estruturam e são aplicadas. Mais do que isso, é necessário interpretar os textos e entender que mensagem eles trazem. Para isso, leia as obras obrigatórias dos vestibulares e refaça exercícios passados em aula.

Se você está na faculdade

Durante a faculdade, o nível de exigência das provas pode ser semelhante ao que foi visto em aula ou pode ser uma oportunidade para pensar e analisar melhor cada tema. Por isso, um bom jeito de organizar a sua área de estudos é separar os materiais que você leu ao longo das aulas, os exercícios que você fez e materiais complementares.

Busque novas fontes de pesquisa

Uma forma de valorizar as suas respostas é trazer conteúdos que não estavam no planejamento de aula, pois assim você mostra que se esforçou e estudou para a prova, trazendo um repertório conquistado a partir de você mesma(o). O Google Acadêmico e a Wikipédia são bons sites para encontrar novas referências de estudo.

Procure provas dos anos anteriores

Sobretudo para as provas de exatas, procure provas anteriores com os(as) veteranos(as) da sua faculdade. Você terá uma noção melhor de como o conteúdo transmitido pode ser aplicado e cobrado em uma prova.

Dicas para todos

Independentemente de qual seja a sua fase de escolaridade, enquanto estiver estudando, é essencial estar em um local sem distrações e em uma posição confortável. Você pode usar a internet, desde que seja para buscar vídeos e outras referências sobre os assuntos que estiver estudando. Concentração e organização são essenciais!