Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Como fazer um bullet journal?

Você é uma pessoa que gosta de organização? O bullet journal é uma agenda pessoal que pode te ajudar a se organizar mais facilmente em meio à sua rotina. Aprenda a fazer um desses com materiais que você tem em casa!

... continue lendo

Escolha um caderno

Pode ser caderno, bloquinho, agenda, folhas coloridas, o que quiser e achar que se adaptará melhor ao seu dia a dia. Esse precisa ser o primeiro passo. Afinal, é impossível fazer qualquer outra coisa sem ter seu caderno (ou o que for que escolheu) antes.

Planejamento

É muito importante ter uma linha de raciocínio antes de começar a preencher o seu bullet (ou BuJo, como também é conhecido). Do contrário, ele pode se tornar uma grande bagunça, que vai te atrapalhar mais do que ajudar. Não é necessário fazer um planejamento mega criterioso e demorado.

Porém, vale a pena se organizar. Pegue uma folha de papel e uma caneta e escreva tudo aquilo que você quer ter em seu Bullet Journal. Depois que tudo estiver na lista, defina a ordem de tudo – o que vem primeiro, qual categoria vem logo depois.

É sempre bacana colocar em nível de criticidade – as categorias mais importantes primeiro –, em ordem alfabética ou em ordem cronológica – ou seja, de acordo com a sua rotina: tarefas que você sempre faz de manhã podem vir na frente e assim por diante.

Daily log

Por último, mas não menos importante (aliás, talvez seja o mais importante), você chega à categoria do daily log, onde você dedicará uma página (ou meia página, depende da sua necessidade) para os seus afazeres diários e atividades cotidianas.

Nessa sessão, você anotará tudo o que precisa ser feito no dia, detalhe por detalhe. O bacana é que você poderá checar o seu monthly log antes de construir sua lista de atividades diárias, para ter certeza de que não está se esquecendo de nada importante que já esteja marcado para aquele dia.

Índice

Mesmo que seu BuJo contenha poucas páginas, um índice sempre será útil para que você consiga se manter organizado. Então, não se esqueça de deixar um espaço reservado para ele logo no começo do caderno! Uma única folha já basta.

Legenda

Crie a sua própria legenda para o seu Bullet Journal. Ou seja, escolha um símbolo para representar cada categoria que criar (como “feito”, “urgente”, “viagem”, “observação”, “férias”, “programa com o namorado” e tantas outras possíveis). Então, crie as categorias, escolha um símbolo para cada uma delas e escreva a legenda logo na primeira parte do Bullet Journal.

Personalização

Um Bullet Jornal é algo muito pessoal. Por isso, ele precisa ter a sua cara! Então, personalize o seu para que ele represente de fato a sua personalidade e para que você goste ainda mais de preenchê-lo!

Future log

Logo depois da página do índice e da página da legenda, faça o future log. Ou seja, esse será o espaço que você terá para visualizar seus próximos meses. Geralmente, o future log é feito de forma que contenha ao menos os seis próximos meses, mas há quem prefira fazer do ano inteiro.

No future log você poderá visualizar melhor como serão as semanas e também deixar marcado eventos importantes, como casamentos, aniversários de pessoas próximas, formatura, entre outros.

 

Monthly log

Logo depois do future log, faça o monthly log, que nada mais é do que uma página dedicada para a visualização de todo o mês em questão. Nessa página, você terá uma visão mais ampliada dos dias (tal data cairá em uma sexta-feira, aquele aniversário da amiga em um sábado e assim por diante). Você também pode anotar consultas médicas, exames e compromissos que você terá.

É bacana consultar o future log no momento em que você for preencher o monthly log, para espaçar suas atividades e não deixar um mês muito sobrecarregado, em comparação com os outros!

Objetivos

Não se esqueça de ter uma folha de seu BuJo dedicado aos seus objetivos daquele ano. Coloque todas as suas metas e, sempre que puder, visite essa página para não se esquecer de tudo aquilo que você está correndo atrás.

Não se esqueça de, inclusive, construir suas atividades e sua rotina de forma que te ajude a conquistar cada um desses objetivos!

Praticidade

Um Bullet Jornal deve ser prático para você. Afinal, você precisa estar sempre com ele para checar suas atividades e marcar como completo (o famoso check) o que já foi feito. Então, escolha um material que seja fácil de manusear e carregar.

Cadernos com espiral, normalmente são mais práticos do que cadernos com capas estilo livro, por exemplo. Mas, isso vai do gosto de cada um. O importante é escolher um item que você consiga manter com você durante sua rotina (que caiba na bolsa, que não seja muito pesado etc.).

Outras seções

Você pode ter diversas outras seções em seu BuJo, além das já citadas acima. Como, por exemplo, livros lidos e livros para ler, lista de séries e filmes para serem assistidos até o final do ano, lugares que você quer conhecer, controle de finanças e tantas outras.

Escolha aquelas que você mais se interessar e que fazem parte da sua vida para acrescentar. Lembre-se: o BuJo é pessoal, por isso ele deve ser da forma que mais funcionar para você!

Use-o para o que precisar

Nem todo mundo utiliza o Bullet Jornal para anotar as tarefas mensais. Muito pelo contrário! Apesar de sua principal finalidade ser essa, o BuJo possui mil e uma utilidades, basta encontrar a que você mais se identifica e mais funciona no seu dia a dia.

Muitas pessoas, por exemplo, utilizam o Bullet Jornal para anotar hábitos alimentares (principalmente em períodos de restrições alimentares ou reeducação alimentar), para anotar rotina de exercícios físicos ou até um plano de estudos.

O mais legal do BuJo, nesses casos, é que você consegue visualizar todo o seu progresso e sua evolução, o que te anima ainda mais a continuar o processo que começou!

Cuidado!

O seu BuJo abrigará todas as suas obrigações, tarefas, desejos e objetivos. Por isso, é preciso cuidar bem dele. Uma ótima sugestão é escolher um caderno bom, de capa dura (ou trocar a capa por uma que seja mais resistente) e, mesmo assim, encapá-la com papel contact ou outro tipo de material.

Guardar em uma pasta também é uma opção. O importante é mantê-lo seguro contra a água e outras coisas que poderiam estragá-lo.

Mantenha seu kit sempre junto

Monte um kit que esteja sempre à mão: o caderno (ou seja, o Bullet Jornal), alguns marcadores coloridos, uma caneta preta de ponta fina (ou de outra cor que seja sua preferência), um lápis e uma borracha. Caso ache necessário, tenha também um bloquinho de post-it, para possíveis anotações mais longas ou observações.

Coloque tudo isso em uma pastinha e mantenha sempre junto, não só para utilizar sempre os mesmos materiais e manter o BuJo organizado, mas, também, para ter sempre o que precisa por perto.

Guarde o seu Bullet Jornal

Acabou o BuJo? Guarde-o! É sempre muito bacana abrir um bullet jornal do ano anterior para lembrar sobre como era sua rotina, quais eram suas metas, suas evoluções e mudanças nesse tempo que se passou. Lembranças são sempre bem-vindas!