Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Como produzir um TCC

O trabalho de conclusão de curso, mais conhecido como TCC, exige muita dedicação e cuidado. São tantas etapas e exigências que muita gente acaba entrando em pânico. Mas, calma! É possível fazer um TCC excelente seguindo algumas dicas, como as que preparamos para você a seguir. Bom trabalho!

... continue lendo

Fazer o Estado da Arte

O Estado da Arte é um levantamento bibliográfico sobre o tema que você deseja estudar. Através dele, você vai conhecer as pesquisas de estudiosos brasileiros e estrangeiros que investigam o tema pelo qual você se interessou. Essa revisão da literatura científica te permitirá a identificação das diferentes opiniões sobre a temática em questão. Nesse caso, o uso de bases de dados científicos pode ser muito útil, pois possibilita o reconhecimento com rapidez das publicações (com os correspondentes autores, títulos e resumos) que tratam de determinado tema. A mais importante base de dados é a Web of Science do “Institute of Scientific Information” (ISI).

Escolhendo a metodologia

Uma vez definido o objetivo da pesquisa, ou seja, sabendo-se qual a pergunta que se quer responder em seu trabalho de conclusão de curso, o próximo passo é definir uma metodologia de pesquisa. A palavra "metodologia" deriva do latim “methodus”, cujo significado é: caminho ou meio a partir do qual se chega a algum lugar ou se realiza algo. Portanto, metodologia de pesquisa pode ser definida como a sistematização de procedimentos que determinarão a maneira lógica como os dados de sua pesquisa serão coletados e analisados. A metodologia de pesquisa a ser adotada depende da natureza da investigação que se deseja realizar. Ou seja, uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa, básica ou aplicada.

As Pesquisas Quantitativas

São pesquisas realizadas que geram respostas baseadas em números. Ou seja, utiliza diferentes recursos estatísticos para se chegar a uma quantificação do fenômeno estudado. Normalmente, é utilizada nas ciências exatas e biológicas, em estudos de determinados fenômenos a partir dos quais se relaciona a variação de uma grandeza em relação à variação de outras. São utilizadas também em ciências humanas, quando se deseja conhecer o comportamento ou a opinião de indivíduos em geral, por exemplo. Nesse caso, é preferível pensar no tamanho da amostra e em critérios estatísticos para se definir a confiabilidade dos números obtidos.

As Pesquisas Qualitativas

Quando se deseja obter respostas mais complexas em relação a um dado fenômeno que, portanto, não pode simplesmente ser obtida por meio de um número, mas exige a realização de pesquisas qualitativas. Por exemplo, quando se quer saber se o fenômeno da indisciplina numa escola é significativo ou não, pode-se realizar uma pesquisa quantitativa para obter a resposta. Nesse caso, poder-se-ia contar o número de eventos de indisciplina que ocorreram num determinado período de tempo e compará-lo aos números de outras instituições de ensino de mesma natureza (mesmo nível de ensino, mesmo número de alunos, etc). Caso o objetivo da pesquisa seja outro, por exemplo, se a pergunta a ser respondida na pesquisa fosse sobre as causas da indisciplina, então apenas um número não bastará para se obter uma resposta conclusiva. Será, então, necessária a realização de uma pesquisa qualitativa.

Agradeça a todos os que lhe ajudaram a fazer seu TCC

As Considerações Finais

Após a realização da pesquisa, as considerações finais se constituem na última etapa do TCC. Refere-se ao processo de conclusão do trabalho investigativo realizado. O papel do pesquisador nesta fase do trabalho é o de procurar apontar as contribuições que os resultados de sua pesquisa trouxeram para o tema investigado. Em outras palavras, as considerações finais se constituem na elaboração da resposta à pergunta de pesquisa que foi feita na definição do trabalho do TCC.