Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Mulher mexendo em celular com cara de espanto

Comunicação por figurinhas

Antigamente, era um pouco difícil expressar reações ou sentimentos em conversas virtuais. Com o avanço da tecnologia, elementos visuais foram incluídos na comunicação dos bate-papos da internet: os emojis, stickers e figurinhas. Foi somente a partir dos anos 1990 que foi possível enviar imagens nos chats de conversas e, somente no ano de 2015, um aplicativo chamado Telegram tornou viável a criação dos próprios stickers para os seus usuários. Em seguida, o WhatsApp entrou no páreo e atualmente é considerado o app de bate-papo virtual mais influente no mundo inteiro. Saiba um pouco mais sobre o uso das figurinhas como forma de comunicação e descubra quais são as mais utilizadas!

continue lendo
Compartilhar

Febre do momento

As figurinhas (stickers em inglês) são formas de expressões criadas para demonstrar reações entre conversas na internet. O seu uso começou de forma bem discreta, lá na época em que as pessoas usavam pontos e vírgulas na tentativa de reproduzir algumas carinhas de felicidade ou tristeza. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, os stickers foram evoluindo cada vez mais e hoje é possível até transformar uma foto em uma figurinha para mandar nas conversas da internet. Sejam engraçados ou simplesmente expressivos, as figurinhas se tornaram a febre do momento e podem ser consideradas como uma evolução da comunicação!

Complemento verbal

Memes engraçados

A escrita desde sempre tentou retratar um pouco da oralidade com o uso de sinais que dão a sensação de expressão, como o ponto de exclamação e as reticências. Mas, nessa questão sempre foi muito limitada. Depois que os stickers e emojis foram criados, a transmissão de sentimentos se tornou muito mais fácil. Se você quiser demonstrar felicidade, é só procurar a figurinha mais contente; se quiser demonstrar tristeza, busque a figurinha mais dramática - existem stickers para qualquer humor e qualquer momento do seu dia!

A evolução

Foi a partir dos anos 1990 que o envio de imagens por bate-papos virtuais se tornou possível e rapidamente se popularizou. Mas lógico, nessa época as coisas eram bem mais simples do que agora. Foi no ano de 2015, quando um aplicativo de conversa chamado Telegram, inovou a cena permitindo que os seus usuários possuíssem uma maior desenvoltura no meio digital para criar os seus próprios stickers. Como o principal concorrente do app, o WhatsApp também adotou este recurso no final do ano de 2019. Qual é o resultado? Você está propenso a receber a figurinha mais inusitada e inédita a qualquer momento!

Curiosidades sobre os emojis

Popularidade

Meme engraçado

No início dos famosos gifs e stickers, nem todas as pessoas gostavam de usar essa forma de comunicação pois preferiam manter uma linha de conversa única. Alguns usavam apenas os emojis amarelinhos, que com o passar do tempo, foram ganhando diversas tonalidades de pele para serem mais próximos à realidade humana. Mas, com a diversidade e o uso contínuo das figurinhas criativas, praticamente 90% dos usuários dos chats virtuais cederam aos bonequinhos expressivos e hoje em dia é quase impossível encontrar um indivíduo que não possua uma galeria de figurinhas, tanto próprias quanto "roubadas" dos amigos - é possível salvar ou favoritar as figurinhas recebidas, tanto no WhatsApp quanto em outros apps de conversa virtual!

As preferidas da galera

Meme de cachorro

Todos sabem que um dos maiores pontos fracos da população é o mundo pet, certo? Certíssimo! Entre as figurinhas mais usadas nas conversas, as mais famosas são as de cachorro e de gato! Claro que existem outros animais expressivos que têm o seu espaço no meio virtual, mas os doguinhos e os felinos são definitivamente os mais especiais. É quase impossível não se apaixonar pela carinha fofa de um cachorro pidão, ou não achar graça das expressões de um gatinho. Você já deve ter visto aquele famoso meme "No puedo, estoy cansadito", que é a foto de um cachorrinho deitado quase dormindo, que virou um dos stickers mais usados do WhatsApp!

Use e abuse

Quando o assunto é figurinhas, saiba de uma coisa: não existem limites! As pessoas abusam da criatividade na hora de criar um sticker para animar ou até mesmo fazer uma brincadeira com um amigo. É comum perceber que existem muitas figurinhas de pessoas que são feitas a partir de fotos postadas em redes pessoais - sempre com o consentimento da pessoa exposta - "printadas" e que na maioria das vezes, possuem alguma frase engraçada ou de efeito que tenha a ver com o intuito da brincadeira. É normal que algumas delas viralizem pelos bate-papos do mundo todo, afinal, a internet é uma grande fábrica de memes!

Imagens engraçadas para WhatsApp

Promovendo o bom humor

Meme engraçado

Sabemos que entre os tantos acontecimentos que preocupam a população, encontrar o humor em determinados momentos é a chave para lidar de uma forma mais leve com tudo. As figurinhas podem ser uma ótima opção para suavizar assuntos pesados e gerar sorrisos em conversas mais sérias. A política é um dos assuntos mais explorados por aqueles que adoram fazer uma piada - e nada melhor do que um sticker bem criativo para arrancar uma gargalhada das preocupações. Além de ser um meio de comunicação, podemos considerar as figurinhas como uma forma de espalhar o bom humor. O que você acha?

 

Mundo dos stickers

Se você chegou agora no mundo das figurinhas e acha difícil fazer as suas próprias, saiba que existem inúmeros grupos de WhatsApp, Facebook e diversos aplicativos que podem ser um meio de encontrar os stickers perfeitos para você. Tudo depende do que você estiver procurando: se você busca por figurinhas mais simples e genéricas, os aplicativos de stickers prontos te deixarão satisfeitos; se você procura por figurinhas mais elaboradas, pergunte a algum amigo sobre um grupo específico onde as pessoas compartilham memes e stickers: é só você dizer o que você busca em específico que logo em seguida receberá uma chuva de opções para salvar no seu celular!

Frases criativas com emoji

Para conquistar o crush

Meme romântico

Se você não sabe como chegar no crush, aqui vai a melhor dica: use figurinhas! Ser divertido na hora da conquista é um ponto muito forte, e como boa parte das conversas são iniciadas no WhatsApp, não hesite ao usar as figurinhas mais especiais do seu "catálogo"! O mundo evolui cada vez mais e você deve reparar no que pode ser usado a seu favor. Entre os milhares de stickers românticos existentes dentro dos próprios apps de conversa, você pode ser um pouquinho ousado e fazer uma leve brincadeira com a foto de perfil do seu pretendente: pegue a foto e coloque um coração na volta. Envie para ele e espere para ver a reação! É simples? Sim! Mas demonstra que você fez algo diferente!

Conversa temperada

Já se passou a época em que as conversas eram somente construídas na base de palavras - isso pode soar estranho, mas acalme-se! Na fase do msn, o ápice era poder trocar as cores das letras, você lembra? E só o fato de ter as letras coloridas, já demonstrava de uma certa forma um pouco da personalidade da pessoa. Com a chegada dos stickers, as conversas ficaram muito mais "temperadas" e é possível conhecer um pouquinho mais sobre quem você troca mensagens só ao analisar as figurinhas que ele usa. Aposto que você nunca parou para pensar nisso, mas repare nos detalhes e descubra um pouco mais sobre alguém por meio dos stickers!

Descubra o significado de cada emoji

fechar