Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Conheça os orixás do candomblé

O candomblé, uma das principais religiões de matiz africana no Brasil, tem como parte essencial de sua crença os orixás. Essas figuras, antigos ancestrais africanos divinizados, exercem poderes sobre a natureza, e zelam por aqueles que creem nelas. Aprenda mais sobre cada um dos orixás do candomblé.

... continue lendo

Iemanjá

“Rainha do mar” é uma das denominações mais conhecidas de Iemanjá, cujo elemento é a água. Poderosa, forte, maternal, mas ciumenta e possessiva. Iemanjá rege o sábado.

Oxum

Orixá da maternidade, da fertilidade, do ouro, sua cor é o dourado ou o amarelo. É a dona dos rios e cachoeiras e rege o sábado.

Xangô

Xangô representa a justiça, o certo. Suas cores são vermelho, marrom e branco. Ele rege a quarta-feira e seu elemento é o fogo.

Obá

Obá também rege a quarta-feira. Sua cor é o vermelho e é a orixá das paixões, do amor e da guerra.

Nanã

Pode-se dizer que Nanã representa a morte e a saúde. Seus elementos são a terra e a água – ela é a orixá dos mangues – e suas cores são anil, branco e roxo.

Exu

Exu é um mensageiro, que conecta o mundo dos humanos ao dos orixás. Suas cores são vermelho e preto e seu elemento mais forte é o fogo. Nunca desanima, é alto astral e livre. Dizem que é o mais “humano” dos orixás. Rege a segunda-feira.

Oxumaré

Oxumaré é o orixá dos ciclos – muitas vezes é representado pela serpente que morde a própria cauda. Seu dia é a terça-feira e pode ser representado pelo amarelo e verde, além de todas as outras cores do arco-íris.

Omulu

Omulu é o orixá que representa a terra, por isso tem íntima relação também com o fogo – do interior da Terra. Seu dia é a segunda-feira e é conhecido por ser o orixá das pestes e doenças de pele.

Ossain

Ossain é conhecido como o orixá das folhas sagradas, da cura. Assim como Oxóssi, é um defensor das matas.

Iansã

É a dona dos raios e tempestades. Rege a quarta-feira. Suas filhas são extrovertidas, nunca deixam de ser notadas e não gostam de ficar para trás.

Logun Edé

Filho de Oxum e Oxóssi, é o orixá da riqueza e da fartura. Seu dia é a quinta-feira e é considerado um dos orixás mais bonitos. É caracterizado por dualidade de personalidade herdada de seus pais – podendo ser doce e gentil como Oxum ou sério e solitário como Oxóssi.

Ewá

Ewá é considerada a Senhora das Possibilidades. Diz a lenda que Xangô se apaixonou por Ewá, virgem e bela, mas ela fugiu dele e conseguiu refúgio nas matas com Oxumarê, onde se tornou uma excelente guerreira.

Oxóssi

Oxóssi é o senhor das matas, das caças, dos animais. Seu dia é a quinta-feira e sua cor é o azul turquesa. Seus filhos são felizes e joviais.