Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Curiosidades sobre vacas

Você já parou para pensar no quanto as vacas são animais superimportantes para os seres humanos? Isso porque, além de elas contribuírem para o meio ambiente por meio de sua pastagem, elas também nos oferecem diversos produtos como o leite e até mesmo a carne! Por isso é interessante saber um pouquinho mais sobre esses animais que fazem tão bem para a nossa vida. O conhecimento, afinal de contas, é a chave para o poder. Quem sabe, ao conhecer algumas curiosidades sobre as vacas, a gente não consiga criar soluções mais sustentáveis para o universo? Sendo assim, separamos 14 fatos muito interessantes sobre esses animais que, certamente, te deixarão muito impressionado. Confira!

As Vacas

É um pouco (na verdade, muito) assustador e constrangedor que, ao procurar sobre vacas no Google, as primeiras páginas tragam informações sobre "manejo de gado leiteiro" e outras informações voltadas apenas à visão desses animais como mercadoria. Vacas são seres vivos, animais, vertebrados e mamíferos assim como nós, humanos. Com um sistema nervoso tão complexo quanto o nosso e também dotadas da capacidade de interação e experiências sociais. Elas merecem ser vistas como vida e com respeito, não apenas como produto de consumo.

Celebre o Dia do Fazendeiro, que também responsáveis por cuidar das vacas
Copiar
Compartilhar
Maioria da população

A vaca é o nome que damos à fêmea do boi, normalmente da espécie "Bos taurus". O coletivo desses animais é chamado gado e, como produto de exportação, é hoje um dos principais da nossa balança comercial, pois o Brasil é o maior exportador de gado do mundo. Mas você já parou para pensar o que tem mais no Brasil, bovinos ou humanos? A resposta é: bois e vacas. Segundo o IBGE, a população de bovinos era, em 2017, estimada em 218 milhões de indivíduos, enquanto os seres humanos brasileiros estavam projetados, para o mesmo período, em 208 milhões. Será que estamos tratando bem esses seres com quem dividimos o país?


Copiar
Compartilhar
Cooperação

A principal diferença entre seres humanos e bovinos é que eles digerem celulose e nós não, certo? Errado. As vacas também não conseguem digerir celulose, mas como elas têm mais de um estômago e um fluxo digestivo um pouco diferente do nosso, as bactérias e microorganismos que vivem em um dos seus estômagos, fazem a quebra da celulose em moléculas menores. Esse processo produz bastante gás, razão pela qual não só a musculatura dos bovinos precisa ser forte, como eles estão sempre expelindo esse gás, usualmente metano, o que tem um impacto significativo nos processos de efeito estufa do planeta.


Copiar
Compartilhar
9 meses

Há muitas outras coisas em que somos parecidos. A gestação das vacas, por exemplo, leva um tempo parecido com o das mulheres, cerca de 9 meses. Da mesma forma, via de regra, cada mamãe tem um filhote por vez e cuida dele com muito carinho. Aliás, permitir que a mãe tenha acesso ao filho assim que nasce, tanto para que o recém-nascido possa mamar o colostro, como para que se reconheçam, é essencial para a saúde física, mental e emocional tanto para as mães e bebês humanos, como para mamães vacas e seus bezerros.


Copiar
Compartilhar
De onde vem o leite?

O processo moderno de consumo acabou por causar um distanciamento pouco saudável entre nós e nossos alimentos. O leite, por exemplo, não nasceu na caixinha. Ele é produzido por vacas que possuem bezerros lactantes e também por aquelas que continuaram sendo estimuladas - por ordenha manual ou mecanizada - a continuar a produção. Da mesma forma que o leite é produzido por estímulo, não é necessário afastar o bezerro da mãe, pois ela será capaz de produzir de acordo com a demanda, além de sofrer menos estresse e ter uma vida melhor. Investir no bem-estar das vacas, além de nos tornar pessoas melhores, faz do leite que consumimos um alimento melhor.


Copiar
Compartilhar
Crianças

Bezerros, tais como as crianças, adoram brincar. Gostam de sair em disparada pelo pasto, dar pulinhos, brincar com outros da mesma idade, dar coices em seres invisíveis, cabeçadas nos amiguinhos e correrem juntos. Como normalmente são filhos únicos, fazem dos amigos seus irmãos e já começam ali a estabelecer o início de seus fortes círculos sociais.


Copiar
Compartilhar
Comunidade

As vacas são seres sociais e estabelecem relações e vínculos dentro da comunidade em que se encontram. É comum, por exemplo, mães de primeira viagem aceitarem ajuda e "conselhos" de outras vacas, permitindo que elas lhes ensinem a lamber os filhotes. As vacas mais experientes, por sua vez, têm mais paciência com as mães de primeira viagem, tratando-as com consideração quando têm comportamentos diferentes, como permitir que outro bezerro mame nelas.


Copiar
Compartilhar
 
Hora do descanso

Quem acompanha o dia de uma vaca, dificilmente não vai se contaminar com a mansidão que ela transmite. Pastam, caminham, deitam, ruminam, pastam, caminham... Uma vaca passa cerca de metade do dia deitada. Esse período varia entre 10 e 12 horas e é muito importante para a saúde dela. Manter uma vaca em um espaço onde ela não possa deitar é fonte de muito sofrimento e cansaço.

Dia da Defesa da Fauna: pense na vida dos animais!
Copiar
Compartilhar
Afagos

Não faltam relatos na internet mostrando como vacas e cães podem ser parecidos. Há, inclusive, casos de bezerros que, criados entre cachorros, comportam-se como parte da matilha. E, de fato, possuem algumas coisas em comum. Gostar de massagem é uma delas. O afago é sempre bem-vindo e o carinho é muito bem aceito. Se puder escová-las também, sentirá toda a alegria e gratidão que emanam para você.


Copiar
Compartilhar
Best Friends Forever

Vacas formam grupos de grandes amigas. Algumas tão queridas e inseparáveis que podem ficar doentes se forem separadas. Há pesquisas científicas demonstrando os níveis de estresse associados à proximidade das companheiras preferidas, diminuindo quanto mais podem ficar juntas e aumentando quando afastadas.


Copiar
Compartilhar
Mais amor, mais leite

Há muitas pesquisas demonstrando o quanto o bem estar psicológico e emocional das vacas está diretamente relacionado à produção de leite. No Reino Unido, por exemplo, pesquisadores concluíram que vacas que eram parte da família, tinham nome e eram tratadas com muito carinho, produziam mais de 200 litros a mais de leite por ano. A pesquisa envolveu 516 fazendas e os resultados são impressionantes.


Copiar
Compartilhar
Curiosidade

Se, algumas vezes, as vacas parecem cachorros, em outras, lembram os gatos. Seres muito curiosos, elas adoram explorar o mundo ao redor e investigar o que quer que lhes chamem a atenção. Por isso, quando saem para pastar, precisam de pastores para que não se percam na empreitada de desbravar o desconhecido.


Copiar
Compartilhar
Alegria e sentimentos

Pode até existir quem duvide, mas quem convive com vacas sabe que elas têm sentimentos e emoções, mudando de humor de acordo com as circunstâncias. Quando ficam felizes ou se assustam, podem até dar pulinhos próprios para cada situação. Como nos cães e gatos, a posição das orelhas é um ótimo indicativo de como se sentem e se é uma boa hora para puxar conversa.


Copiar
Compartilhar
Vida longa às vacas

A expectativa de vida dos bovinos gira em torno de 15 a 18 anos. Uma vaca bem cuidada e feliz pode viver até 20 anos. Será que o modelo que temos hoje de produção de laticínios é o mais justo e inteligente? Ou será que precisa ser repensado, para o nosso bem, do planeta e, principalmente, das próprias vacas?

Será que o vegetarianismo é para você? Leia frases sobre o tema
Copiar
Compartilhar
fechar