Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

10 vezes que Maisa Silva mostrou que é uma adolescente empoderada

Quem acompanha o canal SBT com certeza sabe quem é Maísa Silva. Desde os três anos de idade essa jovem já atraía a atenção do público e de Silvio Santos. Ela era a grande promessa da emissora e construiu uma carreira de sucesso entre crianças e adolescentes. Agora, comandando o próprio programa de entrevistas, Maísa prova que veio para ficar e para ser uma influência positiva e importante para o Brasil. A seguir você encontrará 10 situações em que Maísa soube exatamente o que dizer e como dizer para combater os efeitos de uma sociedade patriarcal. Encante-se ainda mais com essa comunicadora incrível!

22/05/2019

A vida de uma mulher é mais que seu relacionamento

Em sua conta no Twitter, Maísa postou prints de matérias jornalísticas sobre ela. Todas as manchetes diziam respeito ao fato de o pai dela não a deixar dormir com o namorado. Revoltada com a importância que deram ao seu relacionamento, em vez de falarem sobre seu trabalho, ela twittou, junto com as fotos: “O conexão repórter faz uma matéria longa, contando toda a minha vida, meus projetos, minha carreira... O que o "jornalismo" brasileiro se interessa em passar para vocês [prints das manchetes]. No dia em que vocês me abordarem para entrevistas, conversaremos sobre meu relacionamento, já que lhes causa tanto interesse…”

Confira pensamentos e frases de Maisa Silva

Sobre o padrão de beleza para cabelos

Tendo crescido em frente às câmeras, Maísa foi submetida ao alisamento capilar antes de tomar consciência sobre a importância de valorizar a forma natural de seu cabelo. Durante o processo de transição capilar, ela foi muito criticada. Em resposta aos ataques racistas, que afirmavam que ela tinha “cabelo ruim”, Maísa deu as seguintes respostas: "Cabelo ruim? É assim que você chama cabelos ondulados e cacheados? Poxa, ruim mesmo é sua falta de caráter", "Meu cabelo pode estar péssimo hoje, porém é meu cabelo e eu sou feliz com ele. Então quem pode dizer que ele é feio? Eu me amo" e "Que fique bem claro que o que eu faço com o meu cabelo é da minha vontade ou por algum personagem e não pelos 'padrões' da sociedade".

Menstruação é normal para todas as mulheres

Maísa, aos 14 anos, como muitas outras mulheres, já é uma adolescente que menstrua. Por isso é natural que ela fale sobre as consequências um pouco inconvenientes desse período do mês. Antes da virada do ano, ela fez um tweet torcendo para que não estivesse menstruada na última noite de dezembro. Os seguidores e as seguidoras não receberam muito bem a declaração, mas ela já mostrou a que veio: "Tweetar sobre menstruação aos 14 anos, no Brasil, é tabu agora? A galera fala cada coisa", "Menstruação é uma coisa normal e a cabeça fechada de vocês não vai me fazer parar de falar disso" e "Você que acha que eu não posso menstruar ou que isso é algo de outro mundo: você nasceu porque sua mãe menstruava. Beijos"

Divirta-se recordando algumas pérolas de Maisa Silva

União faz a força

Quando ainda tinha 13 anos, Maísa já deixava claro seu posicionamento social e político, mesmo que assumisse, com humildade, sua ignorância. Em entrevista à Revista Contigo!, ela se mostrou muito feliz com o apoio que recebe das seguidoras. Isso mostra que ela já entendeu que competição feminina é só mais um conceito patriarcal que não deveria existir na realidade. Sobre isso, Maísa afirmou: "Eu não conheço muito sobre feminismo, mas fico feliz por ver que elas estão do meu lado. Se nós não nos apoiarmos, quem vai?".

A cultura da pedofilia

Uma mulher que cresce aos olhos do público dificilmente estará imune à cultura da pedofilia. É essa consequência do patriarcado que cria nos homens e na mídia o desejo de que as mulheres sempre tenham a aparência de uma criança, mas a consciência de uma adulta que poderia ter relações sexuais. Maísa, por ser um rosto conhecido desde os três anos de idade, é vítima de comentários que sugerem que ela faça um filme pornô, por aqueles que acreditam que ela se encaixa na descrição acima. Contra essas pessoas, Maísa respondeu: "Fala que fala na internet. Pessoalmente, está escondido atrás da mamãe com a chupeta", "Olha o imaturo se achando poderoso atrás de um aparelho tecnológico. Atitude primitiva. Não me calei mesmo" e "Quem vai chorar é você ao acertar as contas com a justiça. Tudo o que vai, volta e a vida vai te cobrar".

Inspire-se com frases de Sasha Meneghel Szafir!

Lutando por respeito

Como qualquer pessoa que ainda esteja aprendendo sobre a necessidade de se conscientizar sobre questões sociais e raciais, Maísa comete erros. Um deles está claro nesta frase: "Idade não é documento. Aparências não te definem. Raças não te definem. Em pleno século 21, ainda não caiu a ficha de que somos todos humanos? Todos com corpos, sentimentos e pensamentos, objetivos e passados. Vivemos no mesmo planeta ao mesmo tempo, pelo menos adquira respeito". Por melhor que seja a intenção de Maísa ao disseminar uma ideia de igualdade, é necessário compreender que o essencial é que saibamos reconhecer nossas diferenças e não as recusar. Idade, aparência e raça sempre serão determinantes para a forma como uma pessoa vive em sociedade e se entende enquanto membro de uma comunidade.

Só poderia ser uma mulher

O Dia Internacional da Mulher, muitas vezes, é uma data essencial para falar sobre o que as mulheres enfrentam e sobre o que elas pensam em uma sociedade patriarcal. Por isso o pronunciamento de Maísa nesse dia foi cheio de empoderamento e de consciência social, além de trazer um recado para as mulheres que a acompanham. Em seu Twitter, publicou frases como "Toda mulher é linda! Toda mulher merece respeito e admiração! Todo meu amor" e "Parabéns para nós mulheres! Podemos tudo no mundo! Ninguém pode dizer o que somos ou não capazes de fazer #girlpower".

10 séries para você assistir e se tornar uma mulher empoderada!

Uma voz que é ouvida

Desde criança, Maísa parece conhecer muito melhor do que os homens os limites entre brincadeira e assédio. Vítima de comentários e investidas de Silvio Santos e de Dudu Nobre, durante o Programa Silvio Santos, a apresentadora foi categórica deixando claro que estava incomodada com esse tipo de comportamento. Sobre isso, ela trouxe o seguinte posicionamento: "Vivemos em uma sociedade na qual a mulher muitas vezes não tem voz e precisa lutar com situações constrangedoras e brincadeirinhas todos os dias. Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no direito de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem ou se fossem meus pais. Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não é não! Eu faço o que amo e para as pessoas que eu amo! Não vou mudar o meu jeito para agradar ninguém..."

Tem idade para tudo

Outra situação constrangedora ocorrida no Programa Silvio Santos foi entre Maísa e Dudu Camargo, incitado pelo apresentador a paquerar Maísa. Revoltada por não querer um relacionamento com um homem de 19 anos, enquanto ela ainda tinha 13 anos, Maísa manifestou o que estava sentindo com tudo aquilo a que estava sendo submetida: “Eu não estou aqui para arrumar namorado”. Mais tarde, nas suas redes sociais, ela ainda afirmou: "Galera insiste em arrumar boy para mim. Gente, se eu ficar para titia vai ser porque eu quero. Beijos. Eu tenho 13 anos, arrumem boys para vocês".

Frases que temos que parar de falar para meninas

Para quem ainda não entendeu

Ao que parece, o Programa Silvio Santos sempre rende alguma situação de desconforto para Maísa. Ela sempre se posiciona no momento em que se sente incomodada, sem se preocupar com a recepção das outras pessoas a isso. Outro exemplo de uma situação assim foi quando Silvio provocou Maísa perguntando por que ela não tinha namorado. Outras pessoas do programa, Flor e Carlinhos Aguiar, continuaram irritando Maísa, ao que ela respondeu que estava namorando. Silvio demonstrou sua surpresa com a frase: "Fala que está namorando, que mentira! Quem é que vai namorar uma pirralha? Você tá namorando quem?" e foi rebatido com "Não te interessa. A gente não tem intimidade, ué. Você não me conta suas coisas, por que eu deveria te contar as minhas?"