Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia da Defesa da Fauna

Fauna é o termo usado para designar o coletivo de vida animal de uma determinado lugar. Quando falamos da Fauna brasileira, falamos de todos os animais brasileiros, principalmente os silvestres e os que estão em risco de extinção. Dia 22 de Setembro é o dia da Defesa da Fauna! Essa data visa conscientizar a população acerca da importância da preservação da fauna e também ressalta quais cuidados e medidas adotar quando se trata de animais silvestres. O desequilíbrio da fauna desestabiliza todos os demais setores ambientais, por isso esse ato de consciência não é só em prol dos animais, mas em prol do bem-estar de todos.

Riqueza da Biodiversidade

A variedade de organismos em um determinado sistema, criando interessantes e relações, compõe a biodiversidade. E o Brasil possui uma das maiores do planeta. Em termos de fauna, são mais de 104 mil espécies de animais vertebrados e invertebrados em nosso território, sem contar os insetos, que podem chegar a milhões. Preservar essa riqueza é preservar a nossa sobrevivência. Faça parte das comemorações do Dia da Defesa da Fauna, em 22 de setembro.

Comemore o Dia da Amazônia, nossa importante área de vida e sobrevivência

Livro Vermelho da Fauna

Hoje é 22 de setembro, Dia da Defesa da Fauna, e você quer saber mais sobre quais animais do nosso país estão ameaçados de extinção e onde vivem para, assim, defendê-los? Consulte o 'Livro Vermelho da Fauna'! A última edição, de 2018, está disponível para download no site do Ministério do Meio Ambiente. Você pode ficar em choque ao descobrir que espécies que há poucas décadas atrás eram comuns hoje estão ameaçadas. Ser consciente é o primeiro grande passo rumo à preservação!

Para baixar os livros, acesse:

Tráfico de animais

No dia 22 de setembro, Dia da Defesa da Fauna, uma das práticas mais nefastas a ser combatida é o tráfico de animais. Não importa para o que esses animais serão destinados, nada justifica retirá-los da natureza, do seu meio de vida e do convívio de seus grupos familiares, para serem trancafiados em viagens mortais. Se souber de algo acontecendo perto de você, denuncie! A Linha Verde do IBAMA - telefone 0800-618080 - recebe denúncias anônimas de qualquer tipo de crime envolvendo animais silvestres.

Libertação consciente

Quem ama os animais tem o instinto natural de levá-los para casa e protegê-los. Da mesma forma, quando encontra animais silvestres, pode ter o impulso de automaticamente soltá-lo no local verde mais próximo. Quando o assunto é fauna silvestre, infelizmente, não é tão simples. Se encontrar um ou se souber de algum que esteja preso, contate o IBAMA pelo telefone 0800-618080 e saiba qual a melhor conduta. Muitas vezes o animal precisa passar por cuidados veterinários e de readaptação antes de voltar à natureza. Neste 22 de setembro, Dia da Defesa da Fauna, seja consciente!

Vidas em liberdade

Animais não são mimos nem brinquedos e não deveriam ser retirados de seus habitats. Contudo, no decorrer da história da humanidade, alguns animais foram domesticados, alterando ou sendo impossível o seu retorno para o habitat natural, como acontece com gatos e cachorros. Por isso, qualquer interferência do homem para capturar animais silvestres é uma ameaça à fauna e uma crueldade com esses animais. Da mesma forma, a simples soltura de um animal em qualquer lugar também pode condená-lo à morte e desequilibrar um ecossistema. Consulte sempre o IBAMA ou a Polícia Florestal. O Dia da Defesa da Fauna, em 22 de setembro, existe também para repensarmos nossa responsabilidade sobre nossos atos e seus impactos.

Seja voluntário!

Os animais silvestres são aqueles que ainda vivem em seus locais de origem e participam ativamente da constituição e preservação daquele bioma. Só devem ser adotados em casos muito específicos, em que sua soltura é inviável. Se você adora animais silvestres e quer ter contato com eles, por que não aproveitar este 22 de setembro, Dia da Defesa da Fauna, para entrar em contato com alguma ONG ou santuário e ser voluntário? A natureza só tem a agradecer!

Frases para nos inspirarmos nos animais

Menos lixo, mais fauna

No Dia da Defesa da Fauna, em 22 de setembro, diversas ações e campanhas são feitas para preservarmos a fauna do país e do planeta. Conscientizar-se sobre o problema da poluição em todas as formas também faz parte dessas ações! Fauna, flora e meio ambiente estão em conexão e equilíbrio. Quando poluímos rios ou deixamos lixo em áreas impróprias, alteramos a alimentação e o modo de vida de alguns animais de uma forma tão profunda, que podemos, inclusive, condená-los à extinção. Nesse dia de comemoração, pense e cuide do seu lixo para que a fauna seja cada vez mais viva e mais rica.

Maneiras de se conscientizar no Dia do Meio Ambiente

Inseto também é fauna

Quando pensamos em fauna, é natural pensarmos principalmente nos animais vertebrados e nos mamíferos, pela nossa proximidade com eles. Mas não devemos esquecer que insetos também são parte da fauna e são importantíssimos para o equilíbrio do planeta. O uso de agrotóxicos pode extinguir espécies importantes, essenciais para o ecossistema da região. Por isso, que tal aproveitar o Dia da Defesa da Fauna, 22 de setembro, para homenagear o manejo consciente da agricultura e consumir um alimento orgânico? Nossa fauna agradece!