Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia da natureza

A natureza é perfeita em cada detalhe, mas infelizmente, ela vem sofrendo muito com as ações humanas. Por outro lado, algumas simples atitudes nossas podem fazer a diferença para um futuro melhor. No Dia da Natureza, comemorado em 4 de outubro, coloque essas ações em prática e compartilhe com todos!

... continue lendo

Significado

O dia da natureza, celebrado em quatro de outubro, representa a importância da reflexão dos humanos sobre o efeito que seus atos cotidianos têm sobre a natureza. Divulgar as ações de preservação e a importância dos recursos naturais são seus principais objetivos.

Recursos naturais

É da natureza que extraímos todos nossos recursos naturais essenciais para nossa existência: água, ar, alimentos. Sem contar as matérias-primas para grande parte de outras coisas que usamos para nosso sustento. É preciso poupar para não faltar.

Exploração

Além da exploração exagerada dos recursos da natureza, o homem também ameaça o meio ambiente, gerando poluição, não controlando o desmatamento e também não preservando a extinção de espécies de extrema importância para o bom funcionamento de todo o ecossistema.

Simples atitudes

Algumas atitudes bem fáceis de serem tomadas já podem causar um impacto muito benéfico na natureza. Reduzir o tempo no banho, reciclar o lixo, descartar corretamente equipamentos eletrônicos e reduzir o uso de automóveis são ações simples e que podem ser extremamente benéficas.

Canudos plásticos

Recentemente alguns lugares declararam guerra aos canudos plásticos visando ajudar ao meio ambiente. Isso porque eles demoram cerca de 200 anos para serem degradados e chegam até o mar prejudicando animais marinhos como as tartarugas. Faça parte da campanha também e elimine o uso deste plástico totalmente dispensável.

Reciclagem

A coleta de lixo reciclável, que já atinge grande parte das cidades, é uma das atitudes para o meio ambiente que mais tem adeptos. Isso porque mudando um hábito pequeno de separar o lixo já é possível fazer a natureza bem mais feliz. Separe sempre seus papéis, plásticos, latas e vidros do lixo orgânico e destine corretamente.

 

Grandes perdas

Infelizmente, além das situações causadas por atitudes pequenas, a natureza ainda sofre em grande escala. O desmatamento, as queimadas, descartes industriais de resíduos e a falta de saneamento básico causam grandes impactos no meio ambiente e só pioram com o passar dos anos.

Emissão de poluentes

Diminuir o uso de automóveis, principalmente em horas de trânsito excessivo, também é uma atitude que pode ajudar a natureza. Isso porque a queima de combustíveis gera gases altamente poluentes e contribui para a destruição da camada de ozônio. Dê preferência para transportes coletivos ou bicicletas.

Empresas responsáveis

Na hora de comprar qualquer produto também existe a possibilidade de ajudar a natureza. É só dar preferência por empresas que têm responsabilidade social e que praticam sustentabilidade.

Energia elétrica

Economizar energia elétrica também faz parte das ações de uma pessoa consciente pela natureza e pelo meio ambiente em que vivemos. Fique atento a utensílios domésticos ligados sem necessidade e evite acender as luzes de sua casa sem necessidade.

Mudança climática

Você tem percebido como o clima parece estar cada vez mais instável? Pois isso é um reflexo direto das ações que temos com o meio ambiente. É uma das formas que a natureza tem para pedir sua atenção e ajuda. O desmatamento, a poluição e outros fatores podem afetar diretamente o clima.

Reutilização de materiais

Tente ao máximo reutilizar todo tipo de embalagem que usar. Os saquinhos de supermercado podem ser reutilizados diversas vezes e, por fim, servir para armazenar o lixo que seria descartado de qualquer forma.