Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de Nossa Senhora da Boa Morte

No dia 15 de agosto, temos a celebração cristã à Nossa Senhora da Boa Morte associada à Virgem Maria. Sobre a data, há uma representação em que ela se encontra morta, cercada pelos apóstolos, sepultada onde Cristo foi crucificado. Três dias após sua morte, um apóstolo foi ao seu túmulo e o encontrou vazio, acreditando-se, assim, que Ela subiu aos céus. Na oração do “Pai Nosso”, o trecho "Agora e na hora da nossa morte" pede a proteção de Maria no momento da passagem. Em 15 de agosto, celebramos a alma bondosa de Nossa Senhora da Boa Morte, Maria. Encontre, nas mensagens, fatos e curiosidades sobre a data, além de orações e homenagens ao dia em questão.

Oração - parte 2

Que eu possa merecer a morte terrena e morada no céu. Que eu possa encontrar Jesus Cristo e sua infinita bondade. Nossa Senhora da Boa Morte, viva o seu dia 15 de agosto.

“Pedi a Deus que perdoe todas as suas faltas e seja misericordioso, socorrendo-o (a) na passagem para a vida eterna. Fazei-o (a) merecedora (o) na passagem da vida eterna junto a vós e a Jesus, seu Filho amado. Nossa Senhora da Boa Morte, peço-vos a graça de nos dar a força necessária para assumir, com amor, as horas difíceis a serem enfrentadas, aceitando a vontade de Deus, seus desígnios eternos e impenetráveis. Amém.”

Comemore o Dia de Santa Joana Maria da Cruz
Copiar
Compartilhar
Ressurreição da carne

Não existe um túmulo de Virgem Maria para ser cultuado pelos cristãos, pois ela foi aos céus pelas mãos de Deus. E sempre que ouvimos “Creio na ressurreição da carne...”, creia, pois Nossa Senhora da Boa Morte é a personificação disso. Celebre em 15 de agosto esse milagre.


Copiar
Compartilhar
Culto antigo

O Dia de Nossa Senhora da Boa Morte, cultuado em 15 de agosto, é um dos mais antigos prestados à Virgem Maria. Chamada "Dormição da Assunta", é uma tradição cristã datada do primeiro século, depois de Cristo.

Você sabe quais foram os fatos históricos que aconteceram em agosto?
Copiar
Compartilhar
Vigiada por Apóstolos

A Virgem Maria é representada falecida, por isso o termo "Dormição da Assunta" faz alusão ao sono da morte. Nesse momento, Nossa Senhora da Boa Morte estava cercada por Apóstolos e foi sepultada num túmulo nunca usado, localizado no Getsêmani, local da crucificação de Jesus em Jerusalém. Nossa Senhora da Boa Morte é celebrada em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Elevada aos céus

Depois de três dias, após o enterro de Nossa Senhora da Boa Morte, um Apóstolo quis vê-la. Quando o túmulo foi aberto, Virgem Maria não estava mais lá, apenas sentiu-se um forte cheiro de flores. Assim, todos entenderam que Nossa Senhora havia sido elevada aos céus e, desde esse dia, cristãos cultuam o dia da "Dormição Assunta", em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Oficialização da data

Entre 687 e 701, aconteceu o pontificado de Papa Sérgio I, responsável pela oficialização do culto à Nossa Senhora da Boa Morte, fixando a data da festa em 15 de agosto. Por conta disso, a celebração se espalhou pelo mundo.

Em agosto também se comemora o Dia de São Cesário de Arle
Copiar
Compartilhar
Ressuscitada por Deus

Oh, Nossa Senhora da Boa Morte, celebro sua bondosa alma que, depois de Jesus Cristo, foi a única a subir aos céus, ressuscitada por Deus. Mãe do Salvador, rogai por nós! Viva o dia 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
 
Proteção na hora da morte

Uma das maiores orações da Igreja nos lembra um pedido. "Agora e na hora da nossa morte" faz alusão à Nossa Senhora da Boa Morte, pedindo proteção na passagem, já que ela teve essa experiência. Seu dia é celebrado em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Seguiremos seu exemplo

O culto à Nossa Senhora da Boa Morte veio ao Brasil por meio dos portugueses. A celebração de sua festa em 15 de agosto e sua representação são usadas como um exemplo profético do que acontecerá conosco em nossa morte.


Copiar
Compartilhar
Oração - parte 1

Nossa Senhora da Boa Morte, nos proteja agora e na hora de nossa passagem, nos leve até o céu. Celebramos o seu dia em 15 de agosto para que encha nossa alma de bênçãos.

“Nossa Senhora, nossa mãe divina, precisamos uma vez mais de vosso auxílio e proteção. Vós sofrestes a dor de perder vosso Filho, fazei-nos pacientes perante os desígnios de Deus, ajudai-nos a descobrir o sentido da vida e da morte. Ajudai-nos a ter fé, a conversar com Deus e escutá-lo. Ó querida Mãe, abri vossos braços e abraçai... (fala-se o nome do enfermo) e concedei-lhe uma morte iluminada por Deus.”


Copiar
Compartilhar
Irmandade da Boa Morte

Nossa Senhora da Boa Morte é personagem de uma tradição do Recôncavo Baiano, que é passada de mãe para filha por 23 mulheres negras. Para fazer parte da Irmandade da Boa Morte, elas precisam ser descendentes de africanos e possuir mais de 50 anos. A data da festa é em 15 de agosto.


Copiar
Compartilhar
Festa portuguesa

O culto à Nossa Senhora da Boa Morte foi difundido no Brasil a partir da expansão católica no século IV. A festa, celebrada todo dia 15 de agosto, tem forte tradição portuguesa e sofreu influência do catolicismo afro-brasileiro.

Dia de Santa Mônica. Celebre o dia da mãe de Santo Agostinho
Copiar
Compartilhar
Mulheres no comando

Desde o século XIX, a celebração à Nossa Senhora da Boa Morte é exclusivamente feminina e feita na Igreja da Barroquinha com uma procissão, em Salvador, no dia 15 de agosto.

Comemore o Dia de Nossa Senhora Rainha.
Copiar
Compartilhar
fechar