Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia de Nossa Senhora da Piedade

A devoção à Nossa Senhora da Piedade começou na Itália e se espalhou pelo mundo. Padroeira de diversas cidades, a Virgem das Dores representa todos os sofrimentos maternos enfrentados por Maria, desde a profecia de Simeão em Lucas (2:34-35). Conheça mais sobre a história de Nossa Senhora da Piedade e que neste 15/9 possamos louvar à Mãe sofredora e agradecer por sua intercessão e proteção em todas as famílias. Nossa Senhora da Piedade, que é cheia de compaixão não apenas por seu Filho mas por todos os filhos de Deus. Vamos orar para que a Mãe Rainha tenha compaixão de nós: "Nossa Senhora da Piedade, tende piedade de nós".

A Mãe Piedosa

Nossa Senhora da Piedade é aquela que recebe seu Filho em seus braços, depois de sua crucificação e morte. A Mãe Piedosa leva consolo a todos os fiéis que procuram edificação no sofrimento, encontrando nele o caminho para os Céus. Se até mesmo o próprio Deus e sua Mãe Santíssima suportaram sofrimentos, também os fiéis hão de suportá-los. No dia 15/9, celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade e rogamos: “Ó Mãe, tende piedade de nós”.

No Dia da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, agradeça pelas graças de Maria

Nossa Senhora da Piedade

A Mãe Piedosa é conhecida em todo o mundo e recebe diversos nomes, dentre eles: Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto, em latim a Virgem Santíssima é denominada Beata Maria Virgo Perdolens ou Mater Dolorosa, e em italiano “Pietá”. No dia 15/9 celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade em retrato ao sofrimento de todas as mães por seus filhos.

Sete Dores

A veneração à Nossa Senhora da Piedade é celebrada no dia 15 de setembro. A celebração da “Pietà” começou em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria. O nome Nossa Senhora das Sete Dores é devido às Dores da Virgem Maria relatadas na “Bíblia”. São elas: a profecia de Simeão sobre Jesus, a fuga da Sagrada Família, o desaparecimento do Menino Jesus, o encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário, o sofrimento e morte de Jesus na Cruz, o recebimento do corpo do Salvador Jesus Cristo e o Santo Sepulcro. Esses sofrimentos são as dores da Virgem Mãe da Piedade.

A Imagem

A imagem de Nossa Senhora da Piedade também é conhecida como Nossa Senhora das Dores. Suas representações são comumente feridas por sete espadas no seu coração. A Santa é também o Rosário das Lágrimas, com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada uma. As imagens de Piedade geralmente representam a Mãe diante da Cruz, com uma expressão de dor e sofrimento ao contemplar Jesus ou então segurando

o Cristo morto em seus braços, como na famosa imagem de Michelangelo. A Virgem representa um momento de dor e sofrimento da morte de Jesus na cruz e das dores de Maria como Mãe ao ver seu filho padecendo. No dia 15/9, rogamos à Mãe Santíssima que interceda por nós. Amém.

Pietà

O tema da Piedade tornou-se um ícone dentro da arte sacra. Ela é frequentemente representada junto a Jesus morto após a sua crucificação e as imagens passaram a ser feitas a partir do século 13. A mais famosa de todas as representações é a da Pietà do Vaticano, esculpida por Michelangelo no ano de 1499. Atualmente, a obra de mármore está na Basílica de São Pedro, em Roma. Essa belíssima obra renascentista apresenta, pela primeira vez, o Cristo menor que a Virgem, mantendo a harmonia da triangulação e perfeição renascentista. No dia 15/9 celebramos o Dia de Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Sete Dores.

Padroeira

Nossa Senhora da Piedade é adorada em diversos estados, sendo Padroeira de cidades em São Paulo, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Rio

de Janeiro, Ceará, entre outros, além de ser considerada orago de inúmeras freguesias portuguesas. No dia 15/9, celebra-se o Dia de Nossa Senhora da Piedade em diversos lugares do mundo. A Virgem Mãe é padroeira não só de cidades brasileiras como também da Eslováquia, do Mississípi, das comunas italianas de Accumoli, Mola di Bari, Paroldo e Villanova Mondovì, além de ser adorada em Malta e na Espanha.

Em setembro, é tempo de celebrar Dia de Nossa Senhora do Alívio

Stabat Mater Dolorosa

Nossa Senhora da Piedade, celebrada no dia 15/9, recebe um hino do século 13 chamado “Stabat Mater Dolorosa”. O hino, que significa “A mãe permaneceu cheia de tristeza”, é uma honra à Virgem Maria e acredita-se que foi composto por Jacopone da Todi e recebeu composições de musicistas como Scarlatti, Vivaldi, Rossini, Schubert, Liszt, Verdi, entre outros. O hino que medita sobre as dores de Maria foi traduzido pelo padre Ricardo Dias Neto, procurando respeitar a métrica e o ritmo da poesia original. Eis um trecho:

“De pé, a mãe dolorosa
junto da cruz, lacrimosa,
via o filho que pendia.
Na sua alma agoniada
enterrou-se a dura espada
de uma antiga profecia
Oh! Quão triste e quão aflita
entre todas, Mãe bendita,
que só tinha aquele Filho.
Quanta angústia não sentia,
Mãe piedosa quando via
as penas do Filho seu!
Quem não chora vendo isso:
contemplando a Mãe de Cristo
num suplício tão enorme?
Quem haverá que resista
se a Mãe assim se contrista
padecendo com seu Filho?
Por culpa de sua gente
Vira Jesus inocente
Ao flagelo submetido:
Vê agora o seu amado
pelo Pai abandonado,
entregando seu espírito.
Faze, ó Mãe, fonte de amor
que eu sinta o espinho da dor
para contigo chorar:
Faze arder meu coração
do Cristo Deus na paixão
para que o possa agradar.
Ó Santa Mãe, dá-me isto,
trazer as chagas de Cristo
gravadas no coração:
Do teu filho que por mim
entrega-se à morte assim,
divide as penas comigo…”

Oração à Nossa Senhora da Piedade

No dia 15/9, Dia de Nossa Senhora da Piedade, vamos orar para a Mãe das Sete Dores e pedir sua proteção e graça em momentos de dor. Reze também sete Ave Marias pelas dores de Nossa Senhora e um Glória ao Pai ao final da oração.

“Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha Dor.

Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, tenho a certeza de alcançar esta graça, pela vossa intercessão e pelos merecimentos do preciosíssimo sangue de vosso Filho Jesus. Amém.”