Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de Nossa Senhora das Dores

O dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado no dia 15 de Setembro. A Virgem recebe esse nome em virtude dos setes sofrimentos que teve em sua vida, especialmente durante a Paixão de Cristo. Em alguns lugares, a Mãe também é chamada como Nossa Senhora das Sete Dores. Seu dia é uma data em sua memória, para relembrar, orar e agradecer à Mãe Santíssima. Padroeira dos sofredores, Nossa Senhora das Dores intercede por nós nos momentos de dor e desespero, e ilumina nosso caminho com sua luz e paciência. Que nessa data possamos ser agraciados pelas virtudes da Mãe Rainha e orar em sua memória! Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Sete dores

A Virgem Maria recebeu vários títulos ao longo da história. Um deles, é Nossa Senhora das Dores, em referência às sete dores que sofreu em sua vida, principalmente durante a Paixão de Cristo. Seu dia é celebrado pelos católicos em 15 de setembro.

Comemore o Dia de Santa Brígida, uma santa devota de Nossa Senhora
Copiar
Compartilhar
A festa

Seu primeiro culto ocorreu em 1221, quando no Mosteiro de Schönau, na época Germânia, atual Alemanha, houve a primeira festa em homenagem à Nossa Senhora das Dores. Hoje a festa celebrada em 15 de setembro, teve início em 1239, em Florença, na Itália.


Copiar
Compartilhar
Três das sete dores

Primeira dor: há a profecia de Simeão sobre Jesus, dizendo que uma espada transpassaria o coração de sua mãe (Lucas, 2, 34-35);

Segunda dor: quando sofreu com a fuga para o Egito (Mateus, 2, 13-21);

Terceira dor: o desaparecimento do Menino Jesus por três dias, e o sofrimento que isso causou (Lucas, 2, 41-51). Oh, Nossa Senhora das Dores rogai por nós, neste 15 de setembro!


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Conheça o santo do dia 15 de setembro

Quatro das sete dores

Quarta dor: a caminho do calvário, Maria encontra Jesus com a cruz nos ombros (Lucas, 23, 27-31);

Quinta dor: a morte de seu filho Jesus na cruz ao lado de dois ladrões (João, 19, 25-27);

Sexta dor: Nossa Senhora recebe o corpo de Jesus tirado da cruz (Mateus, 27, 55-61);

Sétima dor: o sepultamento de Jesus e sua solidão (Lucas, 23, 55-56).

Ave Maria, rogai por nós. Viva Nossa Senhora das Dores, cultuada e celebrada em 15 de setembro.


Copiar
Compartilhar
Oração 1

Nossa Senhora das Dores, celebrada em 15 de setembro, dai-me a paz necessária para compreender a minha vida. Ilumine meus dias, e me faça suportar minhas próprias dores.

"Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos, se não nos esforçassemos em promover a memória e o culto de vossas dores, vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios, e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos Méritos de vossas Dores e lágrimas, a graça. Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria em honra a Santíssima Trindade."


Copiar
Compartilhar
Representação

Nossa Senhora das Dores é representada com uma imagem de dor e sofrimento. Seu imaculado coração é ferido com sete espadas. Por vezes, é possível encontrar imagens onde apenas uma espada fere o seu coração. O dia de celebração dela é em 15 de setembro.


Copiar
Compartilhar
 
Outras imagens

Em outros casos, Nossa Senhora das Dores é representada contemplando o filho morto em frente da cruz. Por conta disso, teve origem o hino medieval Stabat Mater Dolorosa, em tradução "Estava a Mãe Dolorosa". Outra famosa representação é Maria segurando Jesus morto nos braços, o que deu origem à escultura Pietá.


Copiar
Compartilhar
Força e coragem

Nossa Senhora das Dores, que celebramos em 15 de setembro, e que sofreu como mais ninguém por seu filho. Que o viu ser crucificado e morto. Que diante de todos ajoelhou pedindo, me guie e me acolha. Me faça forte para seguir adiante com minhas próprias provações. Amém.


Copiar
Compartilhar
Mãe de todos

Nossa Senhora, mãe de todos os homens e de Jesus Cristo. Aos pés da cruz viu seu filho padecer. Hoje, mãe de todos os fiéis também, nos proteja e jogue seu manto sobre nós. Nossa Senhora das Dores, cultuada em 15 de setembro e bendita entre todas. Nos faça aguentar nossas dores como aguentaste as suas.


Copiar
Compartilhar
Terço de Nossa Senhora das Dores

Muitos conhecem esse símbolo de fé à Nossa Senhora das Dores, chamado de o Rosário das Lágrimas, Terço das Lágrimas ou ainda Terço de Nossa Senhora das Dores. Com 49 contas brancas divididas em sete partes, de sete contas cada uma. Celebramos o seu dia em 15 de setembro.


Copiar
Compartilhar
A reza

Cada parte do Terço de Nossa Senhora das Dores representando uma dor de Nossa Senhora. Para rezar, é preciso contemplar uma dor e um pai nosso e sete Ave-Marias para cada conta. O culto a ela é no dia 15 de setembro.


Copiar
Compartilhar
Oração final

Nossa Senhora das Dores, que suportou as mais difíceis provações por seu único filho Jesus Cristo, me faça alguém melhor e benevolente.

"Daí-nos Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a “Mãe das Dores”, para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no céu. Amém."

Conheça o Dia de Santa Isabel, a santa da caridade
Copiar
Compartilhar
fechar