Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia de Santa Rosa de Lima

Os efeitos da colonização europeia na América Latina foram devastadores, principalmente para alguns grupos como os indígenas e os negros. Mas dessa colonização também nasceu Santa Rosa de Lima, a primeira santa e padroeira da América Latina. Intercessora dos doentes e sofredores, Santa Rosa de Lima viveu uma vida de penitência, oração, castidade e jejuns. Seu dia, 23/08, é celebrado mundialmente, graças à sua canonização. Hoje, devotos de todo o mundo louvam à Santa Rosa e milhares de pessoas visitam sua basílica em Lima, além de outros países que também fazem suas homenagens à Santa. Conheça um pouco mais sobre Santa Rosa de Lima.

Isabel Flores

Santa Rosa foi batizada originalmente com o nome de Isabel Flores y Oliva. As explicações sobre a mudança de seu nome divergem: alguns acreditam que devido à sua beleza, passaram a chamá-la de Rosa. Outros afirmam que foi um apelido carinhoso que Santa Rosa recebeu na infância, não se sabe se adveio de uma empregada da família ou devido ao fato de a Santa ser conhecida por vender as rosas que cultivava. Há, ainda, a explicação de que em uma das visões milagrosas que teve, Santa Maria recebeu do Menino Jesus, uma grinalda de rosas. Independentemente da razão, sabe-se que ainda criança, a Santa adotou o nome “Santa Maria”, sendo então conhecida como Rosa de Santa Maria até ser reconhecida como Santa Rosa. Neste dia 23/08, louvemos a Santa Rosa de Lima.

”Jesus está comigo”

Apesar das graças e milagres, Santa Rosa sofria de dores e faleceu com apenas 31 anos. Suas últimas palavras foram: “Jesus está comigo”. Conta-se que seu túmulo se tornou um local de milagres e que o Papa Clemente, atual Papa em 1671, deixou de relutar acerca de sua canonização após receber uma milagrosa chuva de pétalas de rosas. Neste 23/08, vamos nos lembrar destas últimas palavras de Santa Rosa de Lima e agradecer, pois Ele também está conosco.

Milagres

Santa Rosa de Lima era mística e constantemente tinha visões da Virgem Maria e do Menino Jesus. Conta-se que o próprio Jesus entregou à Santa uma grinalda de rosas, que se tornou seu símbolo, sendo esta uma das justificativas para seu nome. Santa Rosa ficou conhecida por ajudar pobres, principalmente negros e indígenas que sofriam com os efeitos da colonização. Além disso, ela operou diversas curas, conversões, trouxe chuvas em períodos de seca, entre outros milagres. Aproveitemos o dia 23/08 para nos lembrar das ações de Santa Rosa.

Use a sua fé para abençoar as pessoas com lindas orações

América Latina

Quando o Cardeal Ratzinger visitou o Santuário de Santa Rosa de Lima, no Peru, o mesmo afirmou: “De certa forma, essa mulher é uma personificação da Igreja da América Latina: imersa em sofrimentos, desprovida de meios materiais e de um poder significativos, mas tomada pelo íntimo ardor causado pela proximidade de Jesus Cristo”. Que neste 23/08, possamos refletir sobre o que significa a América Latina e possamos pedir à Santa Rosa que siga intercedendo por nós dentro dos sofrimentos que a colonização nos trouxe. Amém.

”Tormenta de Santa Rosa”

Santa Rosa de Lima, apesar de peruana, é aclamada em toda América Latina. Em agosto, Argentina e Uruguai celebram a tradição da “tormenta de Santa Rosa” em homenagem ao milagre operado pela Santa, em 1615, que salvou o Peru das invasões holandesas. Conta-se que corsários holandeses decidiram atacar Lima e, ao tomar consciência dessa notícia, Santa Rosa reuniu as mulheres de Lima para orar pela salvação da cidade dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Alguns dias após esse episódio, o capitão das frotas holandesas, faleceu. Assim, os navios foram retirados sem atacar terras peruanas. Em memória desse milagre, hoje, dia 23/08, oramos: “Santa Maria de Lima, rogai por nós”.

Conheça o Dia de Santo Eduardo

Santidade

Conhecida como a primeira Santa nativa da América do Sul e primeira mulher com esse título de santidade, Santa Rosa de Lima é padroeira do Peru e da América Latina. Desde cedo muito devota, Santa Rosa de Lima entrou para Ordem Terceira Dominicana aos 21 anos, recusando-se a casar e escolhendo uma vida de orações e castidade. Após isso, passou a viver em penitência e jejuns, ajudando enfermos e necessitados em sua própria casa. Santa Rosa de Lima, nesse seu dia, 23/08, iluminai-nos com sua luz e pureza.

Oração

Dia 23/08 é dia de Santa Rosa de Lima. Em homenagem à padroeira dos latinos, oremos: "Ò Santa Rosa, primeira flor de santidade do novo mundo, eu vos louvo e bendigo de todo coração com santa alegria. Quando edificaste a Santa Igreja de Deus pela vossa pureza Angélica, pela vossa paciência admirável e pelo amor à Jesus no Santíssimo Sacramento! Alcançai-me com a vossa piedosa intercessão a graça de guardar a virtude da santa pureza do coração, de sofrer tudo por amor de Jesus Cristo e de Maria, com paciência e resignação de receber sempre, com sincera devoção e amor, o sagrado corpo e precioso sangue de Jesus na Santa Comunhão. Rogai por mim, protetora minha, para que Jesus sempre esteja comigo na vida e na morte e por toda eternidade. Amém.”

Poço dos Favores

No interior do Santuário de Santa Rosa de Lima há um poço onde as pessoas podem depositar seus pedidos e orações à Santa Rosa. Como nem todos seus devotos podem mover-se até Lima, o arcebispado da cidade criou uma plataforma virtual onde pessoas de todo o mundo podem deixar orações, pedidos e agradecimentos. Os pedidos são lidos por voluntários que administram a plataforma e, mantendo anonimato e respeito, imprimem as mensagens e as jogam no poço. Aproveite o dia de Santa Rosa de Lima, 23/08, e faça sua oração.

Para mais informações sobre o poço dos favores, consulte o site oficial do arcebispado peruano: