Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia de São Benedito

Dia 05 de outubro é uma data especialmente dedicada ao São Benedito, conhecido popularmente como santo protetor dos cozinheiros e responsável por diversos milagres. Conheça a linda história do santo filho de escravos, que sofria racismo e o combatia com seu sorriso!

... continue lendo

Dai-nos proteção

Oração ao São Benedito para que ele nos conceda proteção, conforto e força, e nos guie no caminho da luz. Hoje, 05 de outubro, oremos: “Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos. Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus neste mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Amém.”

Milagres de São Benedito

Curou vários cegos, ressuscitou dois meninos e multiplicou alimentos. Quando o mosteiro passava por dificuldades, bastava o frei se encarregar da cozinha, que tudo se multiplicava. Atendia, assim, todos aqueles que necessitavam de alimento. Seu dia é comemorado em 05 de outubro.

Santo da compaixão

Reconhecido por sua postura de generosidade e amor ao próximo, chamou a atenção do líder dos eremitas franciscanos. Para ele, São Benedito era alguém capaz de ter compaixão pela ignorância alheia e, assim, o convidou para fazer parte da congregação.

Representação de São Benedito

Seu dia é em 05 de outubro, e São Benedito é representado da seguinte maneira: o corte de cabeço simboliza a santidade, a aliança com Deus, sua generosidade, seu voto de castidade e a fé; as roupas de São Benedito representam a simplicidade, humildade e devoção; o menino Jesus que São Benedito carrega no colo é a vivencia sobrenatural e a presença de Deus em sua vida; e, por fim, o terço representa o espírito de oração profunda e o amor infinito.

Feliz e orgulhoso de sua origem

Ao nascer, em 31 de março de 1526, São Benedito ganhou sua liberdade, era um negro liberto. Todos a sua volta sabiam que ele era o significado da felicidade. A resposta de Benedito para as ofensas sobre sua raça e origem era o sorriso.

 

Cozinheiro e humilde

São Benedito, nascido em 31 de março, no século XVI, era administrador do mosteiro na Sicília e cozinheiro habilidoso. Por isso, é o padroeiro das cozinheiras e cozinheiros do Brasil.

Livra-nos de qualquer escravidão

São Benedito, santo do dia 05 de outubro, tem uma oração sobre a sua condição, filho de escravos e negro liberto. Nela, rogamos para que a escravidão não venha de nenhuma forma, e que sejamos livres dos males, que sejamos irmãos. “São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço de coração. Amém!”