Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia de São Francisco de Paula

Padroeiro dos marinheiros e dos casais que desejam engravidar, São Francisco de Paula também tinha o dom de cura quando estava vivo e chegou a realizar alguns milagres, como a ressurreição de um sobrinho, além de profetizar e pregar a Palavra. Preste sua homenagem a ele com belas mensagens!

continue lendo
Compartilhar

Origem

Em dois de fevereiro, é comemorado o Dia de São Francisco de Paula. Esse santo, que nasceu na Itália, é fruto de um casal que era extremamente devoto a São Francisco de Assis. Por isso, quando eles foram abençoados com a gravidez e nascimento de seu filho, não pensaram duas vezes em homenagear o tão querido santo.

Convento de São Marcos

Com apenas 12 anos, São Francisco de Paula foi levado para o Convento de São Marcos e permaneceu lá por um ano. Ele não se sentiu atraído, contudo, pelo tipo de vida que as pessoas levavam lá e, por isso, acabou voltando à sua cidade. Naquela época, ninguém imaginava que o garoto iria se tornar um famoso santo que tem até mesmo um dia dedicado em sua homenagem: dois de fevereiro!

Confira imagens de santos e seja abençoado!

Tocado pela graça

Mesmo depois do fiasco que foi a viagem de São Francisco de Paula ao convento, seus pais não desistiram e levaram o garoto a uma bela viagem que tinha como destino todos os locais santos da Itália. Nessa viagem, ele foi finalmente tocado pela graça de Deus e foi aí que começou a sua jornada. Hoje, conhecido em todo o mundo, o dia dois de fevereiro foi reservado para a sua homenagem!

O chamado de Deus

Quando visitou o Monte Cassino, um mosteiro fundado por São Bento, São Francisco de Paula conheceu a história do local e se sentiu encantado pela vida eremita. Foi nesse momento que o santo que conhecemos hoje e homenageamos no dia dois de fevereiro começou a surgir, e foi nesse momento que ele finalmente escutou o chamado de Deus!

Vida difícil

Ser eremita não foi fácil. São Francisco de Paula, santo famoso que sempre é lembrado no dia dois de fevereiro, foi obrigado a viver isolado, dentro de uma rotina cheia de rigores, orações e penitências. Mesmo assim, ele não reclamava. A parte mais difícil era ficar longe de seus pais, que sofreram pela distância, mas se alegraram pelo fato de seu filho ter finalmente encontrado o seu caminho.

A visita do Arcanjo Miguel

São Francisco de Paula é um santo muito importante e tem até um dia em sua homenagem: dois de fevereiro. Por isso não é muito difícil imaginar que ele recebesse visitas ilustres em seu local de isolamento, certo? Sua rotina, que consistia em sacrifícios, orações e jejuns – que ele chamava de quaresmas – um dia foi interrompida pela visita do próprio Arcanjo São Miguel! Nesse encontro, o arcanjo entregou uma espécie de ostensório ao eremita e, lá, se encontrava a palavra “caridade”.

Quais são os santos mais famosos do Brasil? Confira!

Ordem dos Mínimos

Inspirado pela visita do Arcanjo Miguel, o jovem de apenas 19 anos uniu a palavra “caridade” com mais dois lemas que ele tinha adotado em sua vida: humildade e penitência. A partir daí, uma ideia tomou seu corpo, seu coração e sua mente e, por isso, São Francisco de Paula, homenageado no dia dois de fevereiro, pediu autorização ao papa para fundar uma ordem religiosa. Foi assim que a Ordem dos Mínimos surgiu.

 

Dom dos milagres

Você provavelmente já percebeu que São Francisco de Paula era um homem muito abençoado. Não foi por acaso, afinal, que Deus lhe concedeu o dom dos milagres, por isso ele começou a se tornar cada vez mais famoso. Durante a construção de um mosteiro em uma colina perto de sua cidade natal, por exemplo, ele recebeu muita ajuda dos próprios habitantes de Paula.

Mosteiros

Por causa do crescimento da Ordem dos Mínimos, o famoso São Francisco de Paula, que é homenageado todo dia dois de fevereiro, começou a construir mosteiros em diversos outros locais. Sicília e Calábria são apenas alguns exemplos! Com o aumento da popularidade de seu movimento, ele também fundou um mosteiro para mulheres.

Curas

Foram relatados diversos milagres envolvendo São Francisco de Paula e o mais conhecido tem relação com a ressurreição de seu sobrinho. Por conta do seu dom da cura, era extremamente comum que as pessoas o procurassem quando estavam doentes. Mesmo após a sua morte, o santo continuou realizando milagres e curando pessoas. Por esse e diversos outros motivos, tem um dia feito especialmente para homenageá-lo: dois de fevereiro!

Comemore o Dia de Todos os Santos!

Analfabeto

Depois de ouvir todos os dons de São Francisco de Paula, é difícil acreditar que ele era analfabeto, não é mesmo? Mas é verdade! Isso não o impediu de rezar e pregar para as pessoas que estavam sempre ansiosas para ouvi-lo! Ele era tão bom nessa prática, que encantava até os mais céticos. Não é à toa que ele tem um dia totalmente dedicado à sua adoração!

Morte

São Francisco de Paula, homenageado todo dia dois de fevereiro, faleceu com uma idade muito avançada, 91 anos, na sexta-feira santa do ano de 1507. Percebendo a iminência de sua morte, ele reuniu todos os monges que estavam com ele em um de seus inúmeros mosteiros, deu-lhes suas últimas instruções e pediu para que rezassem juntos.

As homenagens a São Francisco de Paula

Em 1519, São Francisco de Paula foi canonizado pelo Papa Leão X. Em 1943, ele foi declarado o padroeiro dos marinheiros e dos casais que desejavam engravidar, já que ele foi concebido depois de muitas orações de seus pais. Mas as homenagens não param por aí: todo dia dois de fevereiro esse santo é homenageado ao redor do mundo.

Segunda morte

O corpo de São Francisco de Paula, santo homenageado no dia dois de fevereiro, permaneceu descansando até 1562. Nesse ano, durante as Guerras de Religião, alguns protestantes calvinistas invadiram o seu túmulo e, sem se abalar com o estado surpreendente de seu cadáver, colocaram fogo nele. O santo foi muito martirizado depois da chamada “segunda morte”, mas esse fato também deu força aos religiosos: diante dos inimigos de fé, sua glória permanece de pé.

Reflita sobre o evangelho e edifique-se!

Padroeiro de Pelotas

São Francisco de Paula é muito famoso no Brasil. Isso pode ser comprovado pela quantidade de locais do solo brasileiro em que ele é padroeiro. Pelotas, por exemplo, é um deles. Também é muito comum que no dia dois de fevereiro você veja religiosos orando em sua homenagem.

fechar