Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia de São Lázaro

São Lázaro, cujo nome vem do hebraico "Eleazar" que significa “Deus ajudou”, foi um amigo pessoal de Jesus. Ele ressuscitou com a ajuda do Salvador. É considerado o padroeiro dos enfermos, dos desamparados e dos animais doentes. Conheça mais sobre sua trajetória religiosa aqui!

... continue lendo

História

São Lázaro nasceu em um vilarejo chamado Betânia, na Judeia. Lá vivia com sua família, onde recebia e hospedava Jesus quando fazia suas andanças missionárias para anunciar o Reino de Deus. 17 de dezembro é o dia deste santo tão importante, que acolheu o nosso Cristo.

Prova da divindade de Cristo

A ressurreição de Lázaro foi um dos maiores milagres de Jesus Cristo. Esse episódio, narrado apenas pelo evangelista João, foi a prova viva da divindade de Cristo, senhor da vida e da morte. Foi o último grande “sinal” realizado por Jesus, e uma das causas da decisão do Sinédrio para condenar São Lázaro, cujo dia se celebra em 17/12.

Dois túmulos

Por ter ressuscitado, São Lázaro teve o privilégio de ter dois túmulos, pois morreu duas vezes. Um dos túmulos ficava na sua cidade natal, Betânia. O outro túmulo está localizado no Chipre, e sobre esse túmulo foi construída uma igreja. A casa de Betânia e o túmulo são centros de peregrinações de cristãos de todo o mundo, em honra a este santo, celebrado em 17 de dezembro.

São João conta sobre a volta de São Lázaro

Surpresa

Após sua segunda morte, São Lázaro foi sepultado na cidade de Larnaca, no Chipre. Sobre seu túmulo foi construída uma igreja dedicada a ele, em troca de seus ossos, que seriam levados a outra localidade. A grande surpresa veio em 1972, quando, em uma restauração sob o altar, encontraram um túmulo de mármore com a inscrição “Lázaro, Ressuscitado no quarto dia, Amigo de Cristo”.

Explicação sobre o túmulo

Apesar da ordem, o túmulo de São Lázaro continuou no local. A explicação é que os habitantes de Larnaca entregaram ao imperador os ossos de outro morto, mantendo os verdadeiros dentro da sepultura. Certamente uma história de reverência a um santo tão venerado, cujo dia se comemora em 14 de dezembro.

Oração para pedir proteção

Eis uma oração para pedir proteção a São Lázaro, celebrado no dia 17 de dezembro.

“Ó, Deus, grandeza dos humildes que fizestes São Lázaro distinguir-se pela paciência, dai-nos, por suas preces e méritos, a graça de amar-vos sempre, e carregando com Cristo a cruz de cada dia, sejamos livres da mortífera doença que nos aflige o corpo e a alma. Pelo nome de Jesus Cristo Nosso Senhor serei curado. Que assim seja.”

Oração para a cura de doenças impossíveis

Se você está passando por alguma doença grave, ou tem um amigo ou parente enfrentando o mesmo problema, faça esta oração a São Lázaro, cujo dia é celebrado em 17/12:

“Ó, bendito e glorioso Lázaro de Betânia, Amparo e apoio de Marta e Maria, a ti chamo.

Ó amado e sempre vivo espírito de graça com a mesma fé e amor com que Jesus chamou à porta do teu sepulcro, de onde saíste vivo e curado, depois de teres estado pelo espaço de quatro dias consecutivos com o teu corpo enterrado, sem teres dado o mais leve sinal de impureza e imperfeição.

Assim, também eu te chamo hoje à porta do teu santo espirito para que, com a mesma fé que Deus infundiu em ti, nos concedas a união das Igrejas em Cristo, invocando o incomparável amor com que Deus te quis recompensar e a resignação com que soubeste sofrer nos tempos da tua vida material. Amém.”

Comemore o Dia de Todos os Santos com essas mensagens

Sincretismo religioso

No Candomblé e na Umbanda, São Lázaro é sincretizado como Omulu/Obaluaê, considerado o orixá da medicina, que cuida dos doentes crônicos. Por também ter sido ressuscitado, São Lázaro conheceu a passagem entre os mundos físico e espiritual, o que cria ainda mais correspondência com Omulu/Obaluaê. Independente de religiões e crenças diferentes, o que importa é ter fé e praticar sempre o bem!