Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia de São Nicolau

Conheça a história de vida do santo que deu origem à ideia de Papai Noel que temos até hoje. A marca registrada do Natal, além do nascimento de Jesus Cristo, é a presença do bom velhinho, principalmente para as crianças que acreditam na sua passagem para deixar os presentes.

continue lendo
Compartilhar

História

São Nicolau de Mira, que tem seu dia comemorado em 06/12, nasceu em Patara, cidade da Ásia Menor. Era filho de cristãos devotados e muito ricos. Desde muito pequeno, São Nicolau já tinha uma inclinação para a caridade e para a vida espiritual, não sendo apegado a bens materiais. Tinha o hábito de fazer doações anônimas, de várias formas (dinheiro, roupas e alimentos). Seus pais lhe deixaram uma fortuna de herança, que ele colocou à disposição dos necessitados.

Dia de todos os santos: entenda um pouco mais sobre essa data tão especial para os católicos

Bispo por acaso

São Nicolau, que tem seu dia comemorado em 06/12, sagrou-se Bispo de Mira quando ainda era bem jovem. Mas sua nomeação ocorreu “por acaso”. Sem saber quem colocar no lugar do bispo falecido, os sacerdotes resolveram apelar ao Espírito Santo, decidindo que o próximo bispo seria o primeiro que adentrasse o templo. Coincidentemente, ou de forma providencial, São Nicolau foi essa pessoa. Ele era considerado um bom líder, mas sua santidade superava qualquer um dos seus atributos.

Milagre entre as crianças

Outro milagre de São Nicolau ocorre em um evento em que três meninos são assassinados e jogados em um barril de sal. Graças à oração de São Nicolau, as crianças teriam voltado à vida. Por essa razão, São Nicolau, que tem seu dia comemorado em 06/12, também é padroeiro das crianças e geralmente é representado com três meninos a seu lado.

Padroeiro de muitos

São Nicolau é padroeiro das crianças, dos marinheiros, das moças solteiras, dos viajantes, dos cativos e dos lojistas. Além disso, também é padroeiro da Rússia, da Grécia, da Turquia, de Lorena (França) e de Bari (Itália). É um santo muito popular entre os católicos e com certeza no dia dedicado a ele, 06/12, o que mais tem é comemoração.

Os santos mais famosos do Brasil. Veja nossa lista!

O bom velhinho no trenó

A ideia do trenó foi abordada no poema do teólogo Clement C. Moore, para suas filhas. Na obra, São Nicolau é descrito como um velhinho ágil, com cabelos e barbas tão brancos como a neve e bochechas rosadas, vestido com um casaco vermelho e que chega com um minitrenó puxado por pequenas renas. O velhinho subiu pelo telhado, descendo pela chaminé para encher as meias com presentes de Natal, e voltou pelo mesmo caminho. Estava claro que se tratava de São Nicolau, que tem seu dia comemorado em 06/12.

Veja dicas de um natal mais feliz e c celebre com muito amor a data mais esperada do ano!

 

Outros nomes

São Nicolau, cujo dia se comemora em 06/12, era chamado de Sinterklaas pelos holandeses. Desse nome, originou-se Santa Claus, como Papai Noel é conhecido no Canadá e nos EUA. Já aqui no Brasil, a origem do nome que usamos vem do francês Père Noël (Noël significa Natal. Sendo assim, literalmente, chamamos o bom velhinho de Papai Natal, nome muito parecido com Pai Natal, usado em Portugal). No Reino Unido, ele se chama Father Christmas.

Perseguido e preso

Por se recusar a negar sua fé em Jesus Cristo, São Nicolau foi perseguido e encarcerado, assim como foram todos os cristãos durante o império de Diocleciano. Nicolau somente foi libertado quando o imperador Constantino subiu ao trono. Seu dia é comemorado em 6 de dezembro.

E a Coca-Cola?

Graças ao poema de Moore, a imagem de um velhinho de cabelos e barba brancos e bochechas rosadas ficou popularizada. Para dar mais asas à imaginação, a Coca-Cola explorou bem a imagem do bom velhinho com essas características, só que com um gorro em vez da mintra e com um casaco mais curto. E ainda o colocou oferecendo bebida a uma garotinha. Estava criada a imagem do Papai Noel que temos até hoje, representando São Nicolau, tão festejado no seu dia 6 de dezembro.

Mensagens de natal e ano novo para enviar para pessoas especiais

Entrando pela chaminé

Certa vez, São Nicolau, que tem seu dia comemorado em 06/12, resolveu ajudar um pai e suas três filhas (obrigadas a se prostituírem por necessidade). Ele subiu no telhado da casa deles e jogou pela chaminé três saquinhos de moeda, um para cada filha. Essa ação ajudou a criar o mito do Papai Noel, que, segundo a tradição, entra pela chaminé para deixar os presentes na casa das pessoas.

Oração

Eis uma oração a São Nicolau, que é festejado em 06/12:

“Deus, Todo-Poderoso, atendei às nossas preces e aceitai que Vos adoremos, prestando homenagem a São Nicolau, Sede bendito e louvado, eternamente, pelos dons que concedestes a esse Vosso Santo, e por nos haver dado São Nicolau com nosso protetor. São Nicolau, protegei-me contra os perigos do mar. São Nicolau, guiai-me. São Nicolau, socorrei-me.”

(Rezar um pai-nosso e uma ave-maria).

Orações de proteção à família. Faça para a sua!

Morte

São Nicolau morreu em 6 de dezembro – dia em que é celebrado –, na cidade de Mira. O local onde foi sepultado se tornou uma meta de peregrinação. Seus restos mortais foram transportados para Bari, cidade italiana. Até os dias atuais, suas relíquias são objeto de veneração.

fechar