Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia do Diretor de Escola

Em alguns estados, o dia do diretor é celebrado em 12 de novembro. Em outros, a data é 18 de outubro. Em ambos os casos a proposta é homenagear o responsável por gerir a escola, colaborando para que o ambiente seja adequado para professores, alunos e demais colaboradores. Feliz dia, diretor!

... continue lendo

O que faz um diretor?

O diretor de escola é o profissional responsável por manter a instituição funcionando corretamente. Ele deve ser certificar de que os funcionários trabalhem de forma correta, que todos os serviços estejam funcionando normalmente e muito mais.

É a pessoa mais importante dentro de uma escola, e além de manter o funcionamento normal, deve também se preocupar em criar projetos e maneiras que melhorem o aprendizado dos seus alunos.

O Dia do Diretor de Escola é comemorado em 18 de outubro em alguns estados, e em 12 de novembro em outros.

Um educador

FTD

O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Como tal, deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda, e nem sempre aparente, na formação dos alunos.

Você, diretor de escola, é constantemente desafiado a ter visão de futuro e a guiar as pessoas (professores, alunos e colaboradores) a viver os valores e princípios defendidos e praticados em suas escolas e instituições.

Neste dia, nós queremos externar nossos agradecimentos e parabenizá-los por sua excelente atuação, auxiliando na educação integral (alma, corpo e mente) de milhares de crianças e jovens do mundo todo, contribuindo, assim, para a construção de um mundo bem melhor.

Homenagem

Olhar Pedagógico

O dia de hoje é na verdade um dia dedicado à valorização do profissional que está diretamente ligado à transparência das ações humanas diante do contexto educacional. O diretor escolar é aquele que devido a sua função, enfrenta pressão, resolve ou mesmo minimiza problemas e encontra soluções para suas decisões buscando a coerência, o bom senso e o equilíbrio para agir segundo o embasamento legal e os conceitos éticos que regem a ação educativa.

Personagem vital para a gestão da unidade escolar, o diretor será o elo entre os níveis organizacionais (professores e colaboradores) desempenhando um papel estratégico frente à qualidade dos serviços prestados na esfera educacional e nas modalidades sociais (pais, alunos e comunidade). Atendendo pais, alunos, professores e funcionários de apoio da escola, os diretores têm a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as leis além de valorizarem e respeitarem a filosofia, a missão e principalmente o projeto pedagógico da instituição que dirigem.

Suas atividades só acontecem de forma linear quando a equipe com a qual trabalha se encontra em sintonia. Pensando nisso, vale lembrar que tanto o diretor escolar como todo o grupo ligado a ele só executaram o trabalho pedagógico se a coordenação, a orientação e os docentes trabalharem juntos em prol do bem maior que é a educação.

Utilizando o bom senso e sendo criativo, o diretor escolar supera as adversidades inerentes ao cargo que ocupa, demonstrando transparência e confiabilidade, diante de todo o processo de gestão escolar as quais suas competências estão voltadas visando à aplicabilidade de planos e projetos pedagógicos.

Pensando em tudo isso, que o dia de hoje é um marco para o reconhecimento desse personagem insubstituível e fundamental para a estrutura de toda escola. Como em qualquer situação em que se exige organização e disciplina para a obtenção de sucesso ao fim de um processo, o diretor é como um capitão que estipula as normas e se esforça para o cumprimento dos objetivos a fim de atingir a meta desejada.

Que o dia de hoje sirva de reflexão para a valorização do papel do diretor escolar e que apesar do avanço tecnológico as pessoas descubram que o potencial humano jamais poderá ser substituído. Quanto mais os laços das relações humanas forem aproximados, maior será a chance, da aquisição do desenvolvimento intrapessoal dentro do contexto interpessoal.

Organize uma homenagem

Que tal propor e organizar, em parceria com a comunidade escolar, uma festa para homenagear o diretor da sua escola?

Passo 1: Entre em contato com a escola e agende uma conversa para a apresentação e planejamento da proposta. A ação deve ser uma surpresa para o diretor, portanto seu contato deve ser com algum profissional da gestão.

Passo 2: organização das homenagens em uma ou duas reuniões. Devem participar o voluntário, a coordenação/supervisão e representantes dos diversos setores da escola (um professor, um aluno, um profissional da secretaria, um do apoio, um familiar de aluno). Cada um deverá escolher a forma de homenagem, a que lhe parecer mais viável e espontânea.

Passo 3: Realização da ação. A complexidade da execução vai variar conforme as ideias do grupo mobilizado.

Passo 4: Divulgação da atividade, incluindo a publicação da ação.

Passo 5: se a escola tiver turmas de crianças pequenas, poderá ser montada no corredor uma exposição de desenhos sobre a escola, em homenagem ao diretor.

Ao profissional dedicado

Priscilla Bonini Ribeiro

O sucesso do ambiente escolar depende de vários fatores: o comprometimento, a ética, a responsabilidade, o bom senso, o equilíbrio, entre outros. A organização do dia a dia escolar não é uma tarefa simples e nem tampouco fácil. Requer discernimento para poder tratar com alunos, professores, funcionários e com os pais dos alunos. Hoje é o dia de reverenciarmos o profissional que dedica o seu trabalho pelo bem da cada escola. Hoje é dia do Diretor de Escola. A todos vocês nossa homenagem, nosso carinho, nosso respeito e nossa gratidão, por contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de nosso país.

Você vai para a diretoria!

A frase mais temida de 10 entre 10 alunos do ensino fundamental (e alguns do médio, também). Porém a figura do diretor representa muito mais que um algoz de “indefesos” estudantes. Ele é o personagem vital para a gestão da unidade escolar e tem que lidar com diversas situações, sejam elas educacionais, sociais ou administrativas.

O dia 12 de novembro é dedicado a valorização desse profissional (tão importante e tantas vezes menosprezado) fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Parabéns, diretor!