Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia do Agrônomo

A agronomia pensa na agricultura não apenas do ponto de vista econômico e produtivo, mas também do sustentável. Saiba mais sobre os profissionais da área e confira mensagens que celebram seu dia: 13 de setembro e 12 de outubro!

Perfil Profissional

O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequadas a uma agricultura racional e integrada à produção vegetal e animal, tendo uma sólida formação humanística, desenvolvendo consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde está inserido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem.

O Engenheiro Agrônomo deve ter uma formação generalista, com sólido embasamento nas áreas fundamentais do conhecimento científico e técnico relacionado às ciências agrárias e do ambiente, sendo capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas à promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humana, produtiva, científica e tecnológica, postando-se dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere de forma ética, observando aspectos culturais, políticos, sociais, ambientais e econômicos, proporcionando um desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da sociedade.

O constante crescimento do agronegócio na economia brasileira, responsável pelo aumento das exportações e dos empregos no Brasil, tem valorizado e muito o trabalho do agrônomo.

Área de atuação

A área de atuação do egresso do Curso Superior de Agronomia é bastante ampla, indo desde atividades internas das unidades de produção até as atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, incluindo esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica.

- Estudo, planejamento, projeto e especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica;
- Assistência, assessoria e consultoria;
- Direção de obra e serviço;
- Vistoria, perícia, arbitramento, laudo e parecer técnico;
- Desempenho de cargo e função técnica;
- Ensino, pesquisa, extensão, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
- Elaboração de orçamento;
- Padronização, mensuração e controle de qualidade;
- Execução de obra e serviço técnico;
- Fiscalização de obra e serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de trabalho técnico;
- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Execução de instalação, montagem e reparo;
- Operação e manutenção de equipamento e instalação;
- Execução de desenho técnico.

O desempenho destas atividades refere-se a:
Engenharia rural, construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas; fitotecnia, melhoramento vegetal, ecologia e agrometeorologia; zootecnia, melhoramento animal, agrostologia; recursos naturais renováveis e não renováveis; gestão e legislação ambiental; defesa fitossanitária; química agrícola; tecnologia de armazenamento, transformação, beneficiamento e conservação de alimentos e produtos de origem animal e vegetal (amido, açúcar, óleos, laticínios, vinhos e destilados); zimotecnia agropecuária; bromatologia, rações e nutrição animal; pedologia/ edafologia, manejo e conservação, fertilizantes, corretivos e condicionantes do solo; sistemas de culturas e de utilização de solo; microbiologia agrícola; biometria; parques e jardins; moto-mecanização agrícola; implementos agrícolas; crédito, economia e administração rural; sociologia e desenvolvimento rural; assistência técnica e extensão rural; políticas públicas para a agricultura e meio rural; legislação agrária e profissional.

Profissionais Admiráveis

Os agrônomos exercem atividades sempre direta ou indiretamente ligadas à agropecuária, que envolvem a utilização de recursos naturais (água, solo e ar), de métodos, técnicas e insumos em potencial perigosos à saúde da população e dos animais e para o meio ambiente. Por isto é importante que estes profissionais, ainda mais do que os de outras especialidades, estejam atualizados e sempre muito bem informados sobre as consequências de seu trabalho. Percebeu o quanto eles são importantes?

Colegas de profissão

Parabéns aos meus colegas Engenheiros Agrônomos, que nesse dia 12 de Outubro estarão comemorando, junto comigo, um dia especial.

Ser Engenheiro Agrônomo é como ser médico. Nós detectamos, diagnosticamos e resolvemos um problema. A diferença é que sempre estamos lidando com a saúde e o bem-estar de várias pessoas ao mesmo tempo, visto que a mesma safra de algum produto pode ser consumida por milhares de pessoas, já que todos nós dependemos das produções agropecuárias para sustento do corpo, além de depender do meio ambiente equilibrado para manter nosso bem-estar, estando aí duas funções cruciais da classe agronômica.

Não quero desmerecer a classe médica. Também dependemos dela para nossa sobrevivência e/ou longevidade, não é verdade? Mas nós estamos acostumados a valorizar os médicos e nem tanto assim os Agrônomos. Nos esquecemos que muitos problemas de saúde estão associados à alimentação. Alergias, problemas estomacais, hepáticos e muitos outros podem ser causados pelos alimentos que ingerimos diariamente.

Por isso a segurança alimentar é tão visada pela Agricultura e Pecuária, sendo a base para uma gama de medidas legislativas que envolvem o Agronegócio. Também por isso é tão importante a conscientização dos produtores, pequenos, médios ou grandes, da importância de ter assistência de um Engenheiro Agrônomo em sua produção. Uma das consequências de não se ter uma assistência adequada, é que nem sempre os produtos agrícolas são produzidos da melhor maneira possível, ou seja, de maneira a garantir a segurança alimentar e ambiental.

Estamos longe da perfeição, mas no que diz respeito aos agrônomos, estamos caminhando pela melhoria e valorização de nossos serviços, aumentando assim a qualidade dos alimentos e melhoria da qualidade de vida das pessoas, rurais ou urbanas.