Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia do Astronauta

Em 2006, o Brasil enviou seu primeiro astronauta, Marcos Pontes, ao espaço durante à Missão Centenário. Em homenagem a esse feito, foi criado o Dia do Astronauta. Muitos objetos que usamos no dia-a-dia só existem graças às missões espaciais que testaram elementos semelhantes, como lentes anti-riscos, termômetros de ouvido e palmilhas. Descubra as primeiras viagens ao espaço, a grande jornada para o homem pousar na Lua, e qual o papel brasileiro no espaço e seus projetos. Aproveite essas frases e curiosidades sobre os homens e mulheres (e animais!) que viajam ao espaço!

continue lendo
Compartilhar

Ouça a playlist!

O espaço é infinito, e como isso afeta sua vida? Reflita com essa seleção de músicas.

Siga-nos no Spotify e acompanhe essa e outras playlists exclusivas.

Tocar

Astronauta vs Cosmonauta

Um astronauta ou cosmonauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades fora dos veículos espaciais. Os nomes astronauta e cosmonauta foram diferenciados durante o período da Guerra Fria. O nome Astronauta era utilizado pelo bloco Capitalista e o nome Cosmonauta pelo bloco socialista.

Inspire-se com essas frases sobre a Lua!

Marcos Pontes

O astronauta Marcos Pontes em uniforme de trabalho.

Em 1998, Marcos Pontes, formado em engenharia aeronáutica e piloto de caça da FAB, foi selecionado para programa espacial da NASA. Em dezembro de 2000, foi declarado oficialmente um astronauta da NASA.
Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, depois de oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana e na Agência Espacial Russa. Seu voo inaugural fora previsto para 2000, mas problemas financeiros na NASA, além do acidente com o ônibus espacial Columbia, em 2003, adiaram todos os voos da NASA.

Missão Centenário

Em 2005, um acordo entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial da Federação Russa possibilitou a realização da primeira missão espacial tripulada brasileira, “Missão Centenário”.
A Missão Centenário foi batizada em homenagem a comemoração de cem anos do voo de Santos Dummont no avião 14 Bis. Os 3 astronautas presentes (Marcos Pontes, Jeffrey Williams e Pavel Vinogradov) viajaram até a Estação Espacial Internacional levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos. A missão durou dez dias, e foi considerada um sucesso.

Laika

A cadela Laika dentro de compartimento da Sputnik 2.

A cadela russa Laika foi o primeiro serviço a orbitar nosso planeta. Ela foi lançada a partir da nave soviética Sputnik 2, em novembro de 1957. Ela morreu entre cinco e sete horas após o lançamento, devido a uma falha da nave, que havia sido provido com comida para sete dias. Mas o Sputnik 2 não estava preparado para um retorno seguro à Terra. Depois de Laika, nenhuma outra missão tripulada por cães foi lançada sem que existisse um sistema para o retorno seguro do animal.

Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (EEI), é um laboratório espacial utilizado para realização de experiências científicas cuja realização na superfície terrestre seria difícil, mas. Atualmente a estação está pronta para suportar tripulações de seis atronautas.
Ela encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km) e pode ser vista da Terra a olho nu.

Confira o primeiro tweet enviado do espaço!

 

Yuri Gagarin

Imagem do astronauta Yuri Gagarin em uniforme militar.

Em 12 de Abril 1961, o cosmonauta da União Soviética, Yuri Gagarin, foi o primeiro homem a viajar pelo espaço.
Gagarin ganhou o título de Herói da União Soviética. Anualmente, na Rússia, celebra-se A Noite do Yuri, com um festival comemorando a conquista do espaço.

Redonda

Aleksei Leonov

A Terra era pequena, azul clara, e sozinha. E absolutamente redonda. Não creio que sabia o que a palavra redonda significava até ver a Terra do espaço.

Programa Espacial Brasileiro

Imagem de satélite orbitando o planeta Terra

O Programa Espacial Brasileiro teve início em 1965 com a montagem de uma estação de rastreio no arquipélago de Fernando de Noronha. Em 1990 o primeiro satélite brasileiro foi lançado. Em 1993, o foguete de sondagem brasileiro VS-40 realizou seu voo inaugural, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
Em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) é criada. Nesse mesmo ano, realizou-se a Operação Guará – primeira campanha de lançamento de foguetes de sondagem no CLA. Em 1997 o Brasil ingressou no Programa da Estação Espacial Internacional (ISS). Em 2014, o Brasil lançou seu primeiro foguete de propulsão líquida.

Projeto Apolo e viagens à Lua

O Projeto Apolo foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela Nasa com o objetivo de colocar o homem na Lua. O projeto culminou com o pouso da Apollo 11 no solo lunar em 20 de julho de 1969.
A Apollo 11 foi tripulada por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Apenas Armstrong e Aldrin desceram a superfície lunar, e ficaram lá por quase três horas, tirando fotos e coletando materiais.
O objetivo de explorar a Lua foi abandonado em 1972, com o voo da Apollo 17, devido a falta de verbas e o desinteresse da opinião pública com o projeto. A nave Apollo foi abandonada em 1975, seu substituto, o Ônibus Espacial, que podia ser reutilizado, voou pela primeira vez em 1981.

Saiba mais sobre a primeira viagem à lua

Homens na Lua

Astronauta andando na Lua, com a bandeira dos Estados Unidos fincada no solo.

Além de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, outros dez astronautas pisaram na lua: Charles "Pete" Conrad, Alan Bean, Alan Shepard (que também foi o primeiro homem a jogar golfe na lua), Edgar Mitchell, David Scott e James Irwin (que primeiro dirigiram o Lunar Rover, o veículo lunar), John Watts Young, Charles Duke, Eugene Cernan e Harrison Schmitt.

Curiosidades sobre o cotidiano de um astronauta

1. Ao torcer um pano molhado, a água não sai dele
2. É preciso cortas as unhas em cima de um duto de ar, para que elas não saiam flutuando.
3. Astronautas comem tortillas ao invés de pão, para evitar migalhas voando.
4. Não há como cuspir no espaço, então após escovar os dentes, eles precisam engolir a pasta.
5. Não dá pra usar água pra se barbear, então os astronautas usam um creme especial que impede, também, que os pelos saiam voando.
6. Máquinas de cortar cabelo tem um tubo acoplado para aspirar todos os fios cortados.
7. Os vegetais chegam desidratados à vácuo. E precisam ser rehidratados em uma máquina especial.
8. Para dormir, eles utilizam sacos de dormir especiais, presos as paredes, para não flutuarem e baterem em equipamentos ou outros tripulantes.
9. Se um astronauta chora, a água fica na sua cara.
10. Para evitar atrofia muscular causada pela ausência de gravidade, a tripulação da Estação Espacial Internacional faz atividades físicas em uma academia espacial durante duas horas e meia por dia.

Leia sobre a teoria da conspiração de que o homem não pisou na Lua

fechar