Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia do Descobrimento da América

É importante conhecer a história para entender a origem de tudo e até para evitar que os mesmos erros se repitam. O descobrimento da América é celebrado no dia 12/10, ainda que muitos estudiosos questionem o uso do termo "descobrimento" quando se trata de um território já habitado. Esse evento histórico desencadeou mudanças em toda a estrutura mundial, resultando na colonização da América Central e Latina. A colonização é a origem de diversos problemas estruturais na sociedade dos países desenvolvidos, bem como a causa de inúmeros genocídios. No entanto, é essencial compreender a história para poder modificá-la. Conheça mais sobre a data e aproveite para estudar!

... continue lendo

Descoberta?

No dia 12/10 de outubro, celebramos o “descobrimento” da América. No entanto esse termo pode ser considerado equivocado, visto que o continente já era habitado por nativos. No ano de 1492, Cristóvão Colombo, em busca de encontrar uma rota alternativa para Índia, encontrou as ilhas atualmente chamadas de Bahamas e, posteriormente, Santo Domingo e Cuba. A partir de então, diversos países europeus passaram a explorar a região.

Dia de Santa Rosa de Lima. Conheça a padroeira da América

Hipótese

A região das Américas, hoje chamada de América Latina, foi encontrada “por acaso”, quando as expedições buscavam rotas alternativas para chegar até a Índia, devido ao bloqueio da tomada de Constantinopla. A serviço do reino da Espanha, o italiano Cristóvão Colombo apresentou sua ideia inicialmente ao rei de Portugal, Dom João II, a qual foi rejeitada. Então, Colombo conseguiu apoio com os reinos de Castela e Aragão. Assim, no dia 12/10, após dois meses de navegação, ele realizou seu grande feito, e hoje celebramos como Descobrimento da América.

Importações

O início das importações, que atualmente são o grande motor da economia internacional, deu-se na Idade Média. As grandes navegações iam em busca de riquezas como açúcar, ouro, cânfora, porcelanas, pedras preciosas, pimenta, cravo, canela, noz-moscada, gengibre, ervas medicinais, perfumes, entre outras especiarias, que eram importadas do Oriente e levadas até a Itália. O Descobrimento da América, celebrado no dia 12/10, impulsionou grandes mudanças sociais e econômicas na história do mundo.

Reflexão

12/10 é o dia do Descobrimento da América. Já parou para pensar em toda a história que se deu a partir desse fato? O termo descobrimento é bastante questionado, uma vez que o território já era habitado. A partir de então, a América Central e Latina passou a viver uma intensa história de colonização, exploração, dominação cultural e religiosa, conflitos, miscigenação, escravização e tantos outros trágicos acontecimentos que formaram nossa cultura. Vale a pena conhecer a história para entender a origem dos problemas estruturais da sociedade e, assim, poder pensar estratégias e soluções.

Em outubro, reflita sobre o Dia da Saúde Mental

Renascimento Cultural

A partir do século XV, desenvolve-se o Renascimento Cultural. Nesse cenário, a ciência e o antropocentrismo passam a motivar os estudos e uma mudança estrutural em toda a sociedade. A ideia de que a Terra é plana começou a ser questionada. A partir desses estudos, Colombo cogitou a possibilidade de alcançar o Oriente por rotas alternativas, perseguindo o pôr do sol. Seu principal equívoco foi acreditar que a Terra era muito menor do que realmente é. Essas ideias quase levaram Colombo à fogueira. Em 12/10 é comemorado o Dia do Descobrimento da América, que foi resultado de um grande avanço na sociedade medieval.

Quatro tentativas

O que se sabe é que Cristóvão Colombo realizou 4 expedições buscando alcançar as Índias. Os países que hoje conhecemos como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Martinica, Dominica, Guadalupe e Porto Rico, a Ilha de Trinidade e a costa norte da América do Sul foram explorados nessas expedições. No dia 12/10 é celebrado o Descobrimento da América, que na verdade foi a chegada de Colombo às Bahamas.

Dia das Abelhas. Saiba mais sobre essa espécie tão doce

Novo continente

O descobrimento da América, celebrado no dia 12/10, foi motivado pela busca de uma rota para chegar às Índias sem precisar atravessar a Turquia. A “Descoberta” é conhecida pela chegada de Colombo às Antilhas em 1492. Em 1504, Américo Vespúcio, um navegador também italiano, confirmou então a chegada a um novo continente. Assim, os conquistadores passaram a chamar as terras encontradas de Novo Mundo e passaram a explorar um território e uma cultura heterogênea.

A Colonização da América

Após a chegada de Colombo à América, iniciou-se uma série de navegações que levaram a colonização europeia ao continente. Após o Descobrimento da América, celebrado dia 12/10, tivemos o “descobrimento” do Brasil por Portugal. A partir de então, Inglaterra, França, Holanda, Espanha e Portugal estabeleceram colônias ao longo de todo o continente. A partir dessa importante mudança histórica, deu-se um dos maiores genocídios da nossa história. Quase toda a população nativa foi dizimada, e houve a escravização de povos não europeus para trabalhar nas colônias.