Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia do Museólogo

Museus são locais de extrema importância para a história e cultura de todas as sociedades. Eles guardam arte, objetos de tempos passados, artefatos e informações que nos ajudam a compreender quem somos e até mesmo para onde vamos. Valorizar tudo isso é também celebrar os profissionais que tornam tudo isso possível. É por isso que, em 18 de dezembro, comemora-se o Dia do do Museólogo! São as mãos cuidadosas deles que guardam, catalogam, estudam e expões tudo isso que podemos apreciar por museus mundo afora. Um trabalho tão importante assim nunca pode passar batido. Celebre junto aos museólogos a data que os homenageia!

continue lendo
Compartilhar

Comemorem com orgulho

O dia do museólogo é comemorado anualmente, desde 2004, no dia 18 de dezembro! O objetivo desta data é homenagear os museólogos e reconhecer a importância dessa profissão! Parabéns a todos esses profissionais desta área tão nobre, comemorem com orgulho o dia dedicado a vocês!

Parabéns aos museólogos

Os museus possuem um dia, internacional, para homenageá-los e para reconhecerem a sua importância cultural e social em qualquer lugar do mundo... assim, nada mais justo do que os museólogos terem um dia para eles! Os profissionais que zelam pela preservação dos museus têm o dia 18 de dezembro para comemorar e serem enaltecidos!

Você sabe o que faz um museólogo?

Os museólogos são os responsáveis por promover a preservação cultural, garantindo o respeito e a valorização de determinada identidade! Os museólogos podem organizar acervos, cuidar da sua conservação e coordenar exposições, dentre demais funções! 18 de dezembro, dia do museólogo, parabéns!

Você sabia?

Você sabia que o Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus, apoia os projetos que fortalecem o campo dos museus no Brasil? Eles afirmam e consolidam o papel insubstituível do museólogo! Dia 18 de dezembro, dia do museólogo! Parabéns, vocês merecem ter a profissão reconhecida e aplaudida por todos!

Descubra quais são os melhores museus de São Paulo

Celebrar a profissão

O museólogo se envolve na organização de mostras e exposições, de acordo com a melhor forma de apresentar as peças, conforme as características do público visitante e do local de instalação dos museus. Além dos museus, esse profissional pode atuar em universidades, centros comunitários, galerias de arte, centros culturais e sítios arqueológicos. 18 de dezembro, dia de celebrar a profissão dos museólogos!

Conheça a arte brasileira e mais no Dia Nacional da Cultura

 

Museologia

Dia 18 de dezembro é dia do museólogo e, para se tornar um, você precisa fazer uma faculdade de museologia! Esta profissão se dedica na classificação, na conservação e na exposição de, por exemplo, peças de valores histórico, artístico, cultural e científico. Além do mais, possui a missão de transmitir e divulgar conhecimento com o desenvolvimento de ações culturais sobre acervos.

Diferentes atuações

Engana-se você que pensa que os museólogos apenas apresentam exposições nos museus... eles podem atuar em diversas áreas da museologia! Podem planejar ações culturais, documentais, fazer catalogação, conservação de peças e monumentos, organizar exposições, realizar memoriais empresariais e se aprofundar em pesquisas! Parabéns aos museólogos, eles têm o dia 18 de dezembro dedicado para eles!

Surpresas da museologia

A museologia é cheia de surpresas e, atualmente, trabalha desde as técnicas de restauração, conservação e documentação do acervo até a preparação de mostras, exposições e ações culturais. Um museólogo também trabalha lado a lado com as ciências da comunicação e da computação! Incrível ser um museólogo, por isso, no dia 18 de dezembro parabenize todos esses profissionais!

Confira outras datas comemorativas especiais

fechar