Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia do Paraquedista

Você conhece a origem do paraquedismo? Já se dedicou a essa prática? Para muitas pessoas esse esporte radical é um estilo de vida ou até mesmo uma profissão. O Dia do Paraquedista foi criado para homenagear todas essas pessoas. Ele é celebrado em 22 de outubro, aniversário do primeiro salto de paraquedas. Conheça mais sobre essa data, a história do paraquedas, seu inventor e até o que Leonardo da Vinci tem a ver com essa história, assim como os diferentes estilos de saltos que existem. Se interessou? Então venha conhecer mais sobre o Dia do Paraquedista. Você pode até se arriscar a celebrá-lo com um salto de paraquedas eletrizante!

... continue lendo

Origem

22 de outubro foi escolhido como o Dia do Paraquedista porque foi nesse dia e mês (no ano de 1797) que o engenheiro francês André-Jacques Garnerin realizou o primeiro salto de paraquedas da história. Com uma lona de 7 metros de diâmetro, que parecia um enorme guarda-chuva, amarrada a um balão, ele saltou de uma altura de 1.000 metros no Parque Monceau, em Paris

Quem foi

André-Jacques Garnerin foi um engenheiro francês nascido em 1769, em Paris. Ele foi o inventor do paraquedas e também o responsável por efetuar o primeiro voo bem-sucedido com o equipamento, que era feito de seda e ventilado, que melhorava a estabilidade na queda.

Da Vinci e o “protetor para quedas”

A primeira ideia de paraquedas foi criada por Leonardo da Vinci, pintor, arquiteto, escultor e cientista. Não era bem um paraquedas, mas um “protetor para quedas” feito de pano e no formado piramidal. O invento serviu para estudar os princípios da Aerodinâmica. Neste 22 de outubro, Dia do Paraquedista, aproveite para saber mais sobre esse equipamento histórico.

A palavra paraquedas

O primeiro paraquedas moderno só surgiu no final do século 18 e o responsável pela demonstração da sua utilização foi o químico e inventor francês Louis-Sébastien Lenormand. Em 1783 Lenormand saltou de uma árvore com dois guarda-sóis, um em cada mão. Foi ele também que inventou a palavra “paraquedas” (“parachute”, no seu idioma, juntando “para” – forma imperativa de “parare” – e “chute” – cair. O significado era literal: parar uma queda). Mais uma informação para ser celebrada no Dia do Paraquedista (22/10).

Pioneirismo feminino

Jeanne-Geneviève Garnerin, esposa de André-Jacques Garnerin, foi mais do que uma acompanhante nas aventuras de seu marido. Ela se tornou a primeira mulher a saltar de paraquedas. Neste 22 de outubro, Dia do Paraquedista, vamos celebrar também a força e o pioneirismo feminino em feitos tão importantes para a História.

O paraquedista

O praticante do paraquedismo pode ser um esportista ou um militar. Como lazer, é considerado um esporte radical. Para a prática militar ou forças de segurança, é considerado uma tática. Seja qual for a sua escolha, comemore o Dia do Paraquedista em 22/10.

 

Legislação

Seja qual for a modalidade, para a prática do paraquedismo é necessário que o avião seja adequado para salto e conduzido por um piloto lançador de paraquedistas, que deve estar qualificado segundo as normas do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil. Para ser paraquedista, propriamente, não é necessária nenhuma habilitação. Neste Dia do Paraquedista (22/10), fique ligado nas regras.

Modalidades do paraquedismo

Existem várias modalidades de paraquedismo, dentre elas: base jumping, big ways (grandes formações), cross country, estilo, free fly, freestyle, skysurf, swooping (pousos de alta performance), tandem (salto duplo), wingsuit, pouso de precisão – a modalidade mais antiga –, entre outros. Que tal aproveitar o Dia do Paraquedista (22/10) e ousar cortar os céus numa aventura dessas?

Paraquedismo militar

Os paraquedistas militares – popularmente conhecidos como PQDs – são militares treinados para serem lançados de aeronaves e fazerem pousos em locais onde deverão executar missões (muitas vezes, operações especiais). Neste 22/10, Dia do Paraquedista, nossa homenagem a esses bravos guerreiros que se lançam do céu.

Dia das Abelhas. Entenda mais sobre elas!

Se você é paraquedista

A você, a minha grande homenagem pelo Dia do Paraquedista, comemorado em 22 de outubro. Você, que é um praticante de qualquer uma das modalidades, parabéns pelo seu dia. Desfrute, curta essa data especial.

PQD

Você, que é paraquedista militar e coloca a sua vida em risco em nome do seu país, celebre hoje, 22 de outubro, o Dia do Paraquedista. O seu dia. Nosso país se orgulha de você, a nação agradece por todos os seus esforços! Parabéns.

Se você tem um amigo PQD

Se você tem uma amiga ou um amigo que pratica o paraquedismo, dê-lhe os parabéns. Hoje, 22 de outubro, é o Dia do Paraquedista. Celebre a coragem. Festeje, mas que tal experimentar um pouco dessa coragem e se jogar também?