Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia do Saci

O folclore brasileiro trouxe muitos personagens marcantes para a nossa história. Eles divertem, amedrontam ou alertam os mais variados setores da população. Um personagem bastante conhecido é o Saci, cujo dia é celebrado em 31 de outubro. Para homenagear corretamente esse homem que tem um pé só, fuma bastante cachimbo e usa um gorro vermelho, nós preparamos as mensagens ideais. Você pode destacar qualquer um dos aspectos desse personagem e o dia já será bem comemorado. Use o conteúdo que preparamos para divertir as crianças e para informar outros adultos sobre a nossa cultura! Conheça mais sobre folclore

continue lendo
Compartilhar

Halloween X Dia do Saci

O dia 31 de outubro normalmente é lembrado pelo Halloween ou o Dia das Bruxas, que surgiu originalmente no Reino Unido. A celebração inglesa ganhou espaço no Brasil também, mas, na realidade, o país tem uma celebração do seu folclore na mesma data: o Dia do Saci. O fato de o Halloween ser mais conhecido do que o Dia do Saci é uma prova de que a cultura nacional ainda não é valorizada como a europeia, no caso.

Saci Pererê. Conheça melhor a história dele

Além do Saci

O Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro, nada mais é do que uma homenagem a essa figura importante do folclore brasileiro. Dependendo da região do Brasil, o Saci pode ser chamado como saci-pererê, matita perê ou saci-saçurá.

Sociedade dos Amigos do Saci (Sosaci)

Você sabia que existe uma organização feita especialmente para os fãs do Saci? Ela fica em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, e existe há 16 anos. O grupo já reúne 1.100 integrantes que estudam a história e as possíveis aparições da figura mítica. O Dia do Saci é celebrado em 31 de outubro.

Dia do Saci: reconhecimento da data

O Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro, não foi reconhecido por todos os estados do país de imediato. Em São Paulo, por exemplo, a data só foi garantida pela Lei nº 11.669 no dia 13 de janeiro de 2004.

Região Norte do Brasil

Você sabe qual região do Brasil foi responsável por disseminar a história do Saci? Bom, foi o Norte do país que ficou encarregado por essa missão. Por conta da forte presença africana na região, a população passou a representar o personagem como um menino negro e não mais com um indígena. O Dia do Saci é celebrado em 31 de outubro.

Por que o Saci só tem uma perna?

Segundo historiadores, o motivo pelo qual o Saci só tem uma perna é um acidente durante uma luta de capoeira. Já o gorro vermelho tem inspiração de uma figura importante para o folclore português, o Trasgo. O Dia do Saci é celebrado em 31 de outubro.

 

Sítio do Pica-Pau Amarelo

No “boca a boca”, foi assim que a história do Saci começou a ser disseminada pelo país. Entretanto, graças à obra de Monteiro Lobato, o livro "O sítio do Pica-Pau Amarelo”, que apresenta o Saci entre os personagens, a figura ficou ainda mais conhecida. Posteriormente, o livro ganhou uma versão para a televisão. O Dia do Saci é celebrado em 31 de outubro.

Por dentro da natureza do país

Neste Dia do Saci, celebrado em 31 de outubro, vale lembrar que essa figura importante do folclore brasileiro é um grande conhecedor das matas brasileiras. De acordo com a história, ele conhece todas as plantas e ervas usadas para a fabricação de medicamentos naturais.

fechar