Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia do Turismo Ecológico

O turismo ecológico surgiu no Brasil em 1985 e veio ganhando força ao longo dos anos, sendo o setor do turismo que mais cresce. O ecoturismo visa favorecer o meio ambiente, buscando a preservação e a conscientização das pessoas. Ele ainda favorece a população local, gerando empregos e valorizando a cultura, e também o turista, que se conecta à natureza e também aprende. O Brasil possui uma fauna e uma flora muito ricas, por isso é um ambiente bem favorável ao ecoturismo. Para quem vive na cidade, entrar em contato com a natureza é uma experiência diferenciada. Busque conhecer roteiros desse segmento e planeje sua próxima viagem. Venha comemorar e aprender com o Dia do Turismo Ecológico.

... continue lendo

Conheça o turismo ecológico

O turismo ecológico surgiu oficialmente no Brasil em 1985. Esse tipo de turismo tira a pessoa da cidade e coloca em contato direto com a natureza, buscando sempre respeitar o meio ambiente e tomar os devidos cuidados para que nossas ações não prejudiquem o local. Mais do que entreter, o turismo ecológico busca trazer uma visão mais consciente para o turista, além de promover a preservação. No dia 1° de março celebramos o turismo ecológico e tudo de bom que ele nos oferece.

Se você ama o turismo, venha conferir essas mensagens sobre o dia dele

Objetivo do turismo ecológico

Homem carregando mochila anda pelo meio de uma floresta.

Visitar lugares que preservam a fauna e a flora é o objetivo do turismo ecológico. Mais do que isso, busca conscientizar as pessoas e despertar em cada um a vontade e a necessidade de cuidar de nosso meio ambiente. O turismo é muito mais do que lazer, porque promove conhecimento e, neste caso, nos coloca em contato com a natureza. Comemoramos em 1° de março o Dia do Turismo Ecológico. Para celebrar, que tal pensar no seu próximo roteiro?

Para nos tirar da cidade

Em 1° de março celebramos o Dia do Turismo Ecológico, uma data que reforça a importância desse segmento. Vivendo na cidade grande, quase não vemos a natureza e nosso contato com ela é bem restrito. Para nos tirar desse ambiente, temos o turismo ecológico, que nos insere na natureza. Mais do que nos colocar em contato com o meio ambiente, esse tipo de turismo promove a conscientização e atua de uma forma que nossas ações não interfiram na natureza.

Chega da cidade! Desfrute um tempo no campo e inspire-se com essas mensagens

Um turismo pensado e organizado

Mulher dentro de um barco, posando para foto com os braços abertos. Ela está em um local com água azul esverdeada e muitas ilhas montanhosas com vegetação.

O turismo ecológico depende de muitas coisas para que aconteça, porque não basta apenas que o local visitado esteja sob proteção. A cidade deve estar preparada para receber os visitantes. Se há mais gente entrando no local, mais lixo está sendo gerado, mais energia é gasta, entre outros fatores. Se o meio ambiente é a matéria-prima do ecoturismo, nada pode prejudicá-lo, então tudo precisa ser pensado e organizado. O turismo ecológico é mais que algo comercial, pois trata de reeducar não apenas o turista, mas também os profissionais do turismo e toda a população envolvida para que ele aconteça. Vamos refletir sobre isso neste 1° de março, Dia do Turismo Ecológico.

Lembre-se da importância de preservar

O Brasil é um país muito favorável para o ecoturismo, dada a diversidade de nossa fauna e flora. E temos um dia especial para celebrar o turismo ecológico: 1° de março, quando não apenas comemoramos, mas recordamos a importância do cuidado com a natureza, tanto de nossa parte quanto da parte do governo. A natureza já nos deu um grande presente com toda sua riqueza, então temos que aprender a valorizar isso, cuidar verdadeiramente e parar de destruir o que só nos favorece.

Precisamos dela: reflita com essas frases sobre sustentabilidade

Escolha o seu destino

Mulher usando biquini, caminhando numa praia em Fernando de Noronha. Ela está de costas para a câmera e é possível ver o mar e ilhas rochosas na frente dela.

Está afim de conhecer o ecoturismo, mas ainda não sabe onde começar? Seguem alguns lugares no Brasil onde você encontrará ótimas opções: Ilha Grande (RJ), Bonito (MS), Jericoacoara (CE), Fernando de Noronha (PE), Brotas (SP), entre muitos outros. Opções de turismo ecológico é o que não falta no Brasil, então aventure-se, conecte-se com a natureza, repense suas ações e divirta-se. Mergulhe de cabeça no ecoturismo neste dia dele, 1° de março.

Meio ambiente: nosso bem valioso

O meio ambiente é o grande chamativo do Brasil, porque muitos turistas de fora vêm procurar nossas belezas naturais. O turismo é uma atividade econômica muito importante para o país, e é mais uma razão para que haja investimento e cuidado com a natureza, que é a matéria-prima do turismo ecológico. Há milhares de razões para nos preocuparmos com o meio ambiente, mas mesmo assim ainda o depreciamos. Viva o turismo ecológico, reconecte-se com a natureza e lembre-se da importância de preservá-la. Em 1° de março comemoramos esse tipo de turismo, e vale lembrar sempre que nossas ações é que definem o futuro.

Conscientize-se neste Dia do Meio Ambiente

 

Definindo o ecoturismo

Visão geral de cachoeira larga. Próximo dela, estão duas pessoas.

O Instituto Brasileiro de Turismo define o turismo ecológico como: “Segmento (...) que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, que incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista (...)”. Podemos compreender que o ecoturismo busca favorecer em especial o meio ambiente, mas também todos envolvidos, sejam turistas, profissionais do turismo ou a população local. Para que esse tipo de turismo aconteça, é preciso que todas as partes estejam em harmonia, para que um não prejudique o outro.

Cuidados ao praticar o ecoturismo

No dia 1° de março celebramos o ecoturismo. Se você decidiu realizar o turismo ecológico, aqui estão algumas dicas essenciais para o sucesso desse roteiro: respeite a trilha estipulada durante todo trajeto, não extraia nada da natureza, não alimente os animais, porque isso os prejudica, não esqueça sua água, protetor solar e repelente, tenha cuidado com seu aparelho eletrônico, porque a luz ou o flash podem incomodar os animais, e, é claro, jamais descarte o seu lixo na natureza. Lembre-se de pesquisar sobre o local e certifique-se de que realmente estão cuidando daquele ambiente.

Se você está com dificuldade para arrumar a mala, essas dicas vão te ajudar

Um setor que cresce anualmente

Duas pessoas com roupas de inverno sentadas em pedras na beira de um lago, rodeado por montanhas.

Em 1985, a Embratur colocou em prática o Projeto Turismo Ecológico que, dois anos mais tarde, ganhou ainda mais força com o apoio da Comissão Técnica Nacional. Foram criados cursos para especializar o guia em turismo ecológico. Por causa da organização da Rio 92, o ecoturismo ganhou ainda mais visibilidade no mercado. Hoje em dia, o turismo ecológico é o que mais cresce na indústria turística. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o setor cresce de 15% a 25% ao ano, enquanto o turismo convencional cresce cerca de 7,5%. Vamos celebrar com alegria o turismo ecológico neste dia 1° de março.

Benefícios do turismo ecológico

O turismo ecológico busca valorizar as questões ambientais, sociais, culturais e econômicas da área em que ocorre. Quando realizado corretamente, o ecoturismo oferece benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também valoriza a cultura local, gera empregos e dá visibilidade à região. Esse tipo de turismo visa diminuir os impactos do turismo em massa, beneficiar o local, bem como os moradores, e preservar a fauna e a flora. Para comemorar o Dia do Turismo Ecológico, 1° de março, experimente um roteiro em uma área.