Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Internacional da Criança na Mídia

Os meios de comunicação estão presentes em diversos momentos na formação de crianças. Por isso, é importante que o conteúdo direcionado a elas seja educativo, interessante e completo, e também, que conte com a participação de crianças para que elas tenham sua voz ouvida. É para incentivar a produção de tais conteúdos que a UNICEF instituiu o Dia Internacional da Criança na Mídia. A data deve ser pensada não apenas por canais e produtoras de televisão e rádio, mas também por todos aqueles que desenvolvem conteúdo destinado às crianças, assim como professores, pais e todos aqueles que buscam uma mídia mais inclusiva e educativa. Saiba mais sobre essa data!

... continue lendo

A data

Crianças usando smartphones.

Todo primeiro domingo de março, celebramos o Dia Internacional da Criança na Mídia. A data foi criada em 1991 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Em 2020, será celebrada em 1º de março.

Nem sempre março

Inicialmente, o Dia Internacional da Criança na Mídia era celebrado no segundo domingo de dezembro. Mas em 2009 a celebração foi transferida para o primeiro domingo de março, todos os anos, até os dias atuais.

Objetivo da data

Criança usando o tablet com sua avó.

O Dia Internacional da Criança na Mídia, celebrado atualmente todo primeiro domingo de março, tem por objetivo transmitir uma programação de qualidade para e sobre as crianças, além de permitir a participação delas nos meios de comunicação, dando a elas voz sobre seus sonhos e desejos.

Prêmio

Em 1994, em parceria com a Academia de Televisão, Artes e Ciências, o UNICEF criou o Prêmio Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV. São premiadas emissoras de TV e de rádio pelo melhor conteúdo produzido no Dia Internacional da Criança na Mídia (celebrado todo primeiro domingo de março).

Veja o mundo com olhos de criança

O papel das mídias

Criança usando o computador.

A TV e a internet (por meio de redes como YouTube) exercem um papel crucial na formação das crianças e adolescentes. É vital que haja a preocupação em oferecer conteúdo de qualidade e realmente engajado nos interesses desse público. Por isso a importância de datas como o Dia Internacional da Criança na Mídia (celebrado todo primeiro domingo de março).

Conteúdo infantil

Criança assistindo televisão.

No Dia Internacional da Criança na Mídia, celebrado todo primeiro domingo de março, os meios de comunicação costumam dar maior ênfase a conteúdos voltados para crianças e adolescentes, oferecendo uma programação especial. Existem inclusive canais de TV e de rádio que dedicam 24 horas ao público infantil, com programas direcionados a ele.

 

Crianças no ar

No Dia Internacional da Criança na Mídia (celebrado no primeiro domingo de março), algumas emissoras também permitem que as crianças e adolescentes idealizem, produzam e apresentem os programas. Uma oportunidade não só para eles conhecerem o processo de produção, mas também para que suas vozes sejam ouvidas sem intermediários.

Uma grande preocupação

Adulto segurando a mão de uma criança.

Importante ressaltar que o trabalho das crianças nas emissoras, durante o Dia Internacional da Criança na Mídia, é apenas uma oportunidade para aprender, de forma lúdica e com a supervisão de um adulto. Essa data, acima de tudo, serve como um alerta sobre o trabalho infantil, especialmente na TV e nas redes sociais, que deve ser discutido profundamente.

Liberdade e respeito

Não só precisamos oferecer conteúdo de qualidade, mas também temos que dar voz às crianças na mídia, para que elas expressem com liberdade todos os seus sonhos e esperanças. Respeitar a opinião delas é o primeiro passo. E nada melhor que o Dia Internacional da Criança na Mídia para ouvi-las e validar suas ações, em cadeia nacional e internacional. Vamos nos surpreender com a capacidade e inteligência delas.

Entenda a importância da educação para um futuro melhor

Direitos e dignidade

Criança agachada segurando um celular.

O Dia Internacional da Criança na Mídia (celebrado todo primeiro domingo de março) é também uma oportunidade de lançar um olhar mais atento para todas as crianças do mundo, em especial as que vivem em condições desfavoráveis. E para elas que devemos apontar nossas ações, em prol de garantir que seus direitos sejam exercidos.

Valores

Datas como o Dia Internacional da Criança na Mídia também levantam a questão do respeito às individualidades, que começam já na infância. É preciso falar sobre valores, respeito às diferenças, direitos humanos, cultura, educação, e uma série de outros temas fundamentais para a formação dessas crianças. E o papel da mídia é fundamental, tendo em vista seu poder de alcance.

Incentive

Homem lendo livro para filho bebê.

Não espere chegar o primeiro domingo de março para celebrar o Dia Internacional da Criança na Mídia. Faça a sua parte, mesmo não sendo uma emissora. Ouça o que seus filhos têm a dizer, procure conteúdos de qualidade, que realmente possam somar com o aprendizado, valores, empatia e respeito à diversidade. Dê liberdade para eles possam se expressar e tomar consciência de seu lugar no mundo.

Os erros que você deve evitar ao educar seu filho

Aos professores

Se você é professor do ensino básico, faça uma celebração ao Dia Internacional da Criança na Mídia, simulando um programa de TV ou rádio, criado, produzido e conduzido exclusivamente por seus alunos. Eles podem entrevistar a escola, debater sobre as questões que podem melhor no seu ambiente de ensino. Dê voz aos seus alunos, ajude a criar cidadãos conscientes desde cedo. Somente assim construiremos um mundo mais justo.

Celebre

Crianças posando para foto.

A todas as crianças e adolescentes: que, neste Dia Internacional da Criança na Mídia (celebrado no primeiro domingo de março), suas vozes sejam ouvidas. E que possamos aprender com vocês. Seus sonhos e esperanças alimentam o mundo, pois vocês são o futuro. Que não só nesta data, como em todos os outros dias, nossos ouvidos e corações esteja, sempre abertos para todos vocês!