Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Internacional da Língua Materna

Você sabia que existem cerca de seis mil línguas no mundo? O principal objetivo do Dia Internacional da Língua Materna, que sempre é comemorado no dia 21 de fevereiro, é promover a diversidade cultural e incentivar a divulgação das tradições linguísticas e culturais de cada local!

... continue lendo

A língua portuguesa

Montagem de quabra-cabeça de bandeiras de países

Neste Dia Internacional da Língua Materna, que tal aprender um pouquinho mais sobre a nossa própria língua: a portuguesa? Por ser falada em diversos países, cada um com suas modificações e características únicas, esse idioma não está ameaçado de extinção. Na verdade, o contrário acontece! O português é uma das línguas mais faladas do mundo, e também é muito difícil de ser aprendido por pessoas que não a têm como primeira língua!

Conhecendo outros países

Silhueta de mão com avião de papel voando e céu ao sunset ao fundo

É muito importante que a gente tenha conhecimento de nosso próprio idioma, principalmente no Dia Internacional da Língua Materna, certo? Mas essa data também é comemorada no mundo inteiro, então, por que não obter um pouquinho mais de informação sobre outras línguas? Preparar refeições típicas de cada país, por exemplo, é uma ótima opção – além de educativa, também é deliciosa!

Celebrando

Muitas vezes o Dia Internacional da Língua Materna passa despercebido porque as pessoas não sabem como comemorar essa data tão importante. Então, vou te dar algumas sugestões! Você pode, por exemplo, entender a história de sua língua, fazer trabalhos manuais, brincar com alguns jogos educativos, entre tantas outras opções!

Trava-línguas em inglês. Do you can?

Outros tipos de língua

Diversidade de mãos segurando bandeiras de vários países em fundo branco

Quando a gente fala do Dia Internacional da Língua Materna, vários exemplos brotam em nossa mente. Inglês, português, espanhol, italiano, alemão, francês... Esses são exemplos muito comuns de idiomas que conhecemos. Contudo, sempre nos esquecemos de outros tipos de língua que são muito importantes na nossa sociedade – a língua de sinais, por exemplo, indispensável para a comunidade surda, é uma delas!

Diversidade no Brasil

Neste Dia Internacional da Língua Materna, melhor do que aprender mais sobre a história da língua portuguesa é saber que o Brasil é um país muito diverso, e que, por isso, muitas outras línguas são faladas aqui. Segundo uma estimativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os grupos indígenas falam cerca de 180 línguas, e as comunidades de descendentes de imigrantes, 30. Junto com outros dialetos, o Brasil reúne cerca de 210 línguas. Impressionante!

Dia dos Namorados em Inglês. Amor em outras línguas.

Diversidade cultural

Ilustração de mãos coloridas para o alto em fundo azul escuro

O principal objetivo do Dia Internacional da Língua Materna, que sempre é comemorado em 21 de fevereiro, é promover a diversidade cultural e incentivar a divulgação das tradições linguísticas e culturais de cada local!

 

Indígenas

A gente preza muito pela língua portuguesa, já que hoje, no Brasil, ela é a mais falada. Porém, é importante lembrar que nem sempre foi assim! Em 1500, por exemplo, antes da colonização, os indígenas falavam cerca de 1.078 línguas. Hoje, esse número diminui drasticamente, mas isso não quer dizer que em uma data tão importante quanto o Dia Internacional da Língua Materna, elas não devam ser lembradas e honradas. Muito pelo contrário, não podemos nos esquecer de nossas origens e de nossa história!

Celebrando e entendendo o Dia do Índio. Compartilhe!

Coração

Mãos unidas segurando coração de porcelana vermelho

“Se você fala com um homem em uma língua que ele compreende, isso vai para a sua cabeça. Se você fala com ele em sua língua, isso vai para o seu coração.” (Nelson Mandela)

Essa frase tão marcante nos mostra o quanto é importante a nossa língua materna, certo? Por isso, não deixe de comemorá-la no Dia Internacional da Língua Materna!

É por meio da língua que...

Grupo de amigos felizes caminhando em calçada

...nós somos capazes de expressar nossos sentimentos e transmitir nossas experiências, tradições e conhecimento. Por isso é tão importante que a gente viva em um mundo diversificado que preze sempre suas individualidades no Dia Internacional da Língua Materna! Assim, nós somos capazes de contemplar a riqueza incontestável de nosso mundo!

Patrimônio

Além de nos ajudar na comunicação e na troca de experiências, a nossa língua também é um componente muito importante do patrimônio imaterial da humanidade. Por esse motivo, o Dia Internacional da Língua Materna luta para preservar as diferentes línguas que encontramos ao redor do mundo. Dessa forma, impedimos que elas desapareçam e que, com elas, parte da nossa história humana vá embora.

Palavras de amor de outros idiomas. Sentimentos pelo mundo.

História

Bússola em cima de mapa mundi

É por meio de nossa língua que a gente consegue se comunicar e contar histórias. É por meio da nossa língua que a gente consegue transmitir conhecimento e estudar acontecimentos muito importantes da nossa sociedade. Não podemos negar a importância das diversas línguas ao redor do mundo para as nossas vidas. E é por isso que o Dia Internacional da Língua Materna é uma data que simplesmente não pode passar em branco!

Bangladesh

Mapa digital com indicação de localização de Bangladesh

O Dia Internacional da Língua Materna, comemorado em fevereiro, é uma data muito marcante. Ele reflete acontecimentos graves que ocorram em 1952, em Bangladesh, quando um grupo de estudantes de Daca – que hoje é a capital do país –, foram mortos em um confronto com a polícia ao defenderem a sua língua materna. A revolta dos estudantes se iniciou anos antes, quando o general do Paquistão declarou que o urdu seria a única língua para o país inteiro, o que apagaria a história de diversas pessoas.