Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia Mundial da Juventude

A juventude é uma fase crucial para o desenvolvimento de cada pessoa. A ONU propôs a criação desta data, para que todos os países se conscientizem da importância de valorizar e proteger seus jovens. Saiba mais sobre esta data e reflita sobre como os jovens guardam o futuro de todos nós!

continue lendo
Compartilhar

Dia Mundial da Juventude – 30 de março

Você sabia que no dia 30 de março é comemorado o Dia Mundial da Juventude? O maior objetivo dessa data envolve o foco na educação determinada e conscientização de jovens sobre as responsabilidades que poderão assumir no futuro como representantes do planeta. Em 11 de julho de 2002, o Brasil também criou o Dia Nacional da Juventude, comemorado anualmente em 12 de agosto.

Encare a adolescência com frases motivacionais sobre essa fase!

Quando a data foi criada

O Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 30 de março, foi criado por meio de uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos jovens, em Lisboa, Portugal. A data criada no século passado cresce em importância e, por isso, anualmente, é comemorada de diversas formas ao redor do mundo.

Quem é a juventude

No Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, é preciso entender de fato de quem é a juventude a qual nos referimos. Aqui no Brasil, por exemplo, de acordo com a PEC da Juventude, é considerado jovem todos os cidadãos que têm idade entre 15 e 29 anos. Essa fase entre a infância e a maturidade pode possuir uma série de variações de idade e muda de acordo com a cultura de cada local.

Valorização dos jovens

No Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, devemos lembrar de valorizar os jovens, pois eles são o futuro do planeta. A história já comprovou que os jovens fazem a diferença em superar crises e também são os responsáveis por deixar a sociedade mais importante e expressiva. Eles são os responsáveis por definir o perfil das novas gerações e precisam ser valorizados. Por isso, nessa data, faça sua parte!

2010: o ano da juventude

A partir da criação do Dia Internacional da Juventude, em 2010, foi decretado como o Ano Internacional da Juventude, um período em que houve o debate de diversos assuntos que estivessem relacionados ao tema de Diálogo e de Compreensão Mútua.

Temas da celebração do Dia Mundial da Juventude

Todos os anos, no dia da celebração do Dia Mundial da Juventude, é colocado um tema central de debate durante a data. Conheça alguns temas que já foram discutidos: Saúde e Desemprego; Juntos, Acabando com a Pobreza; Mostra-te, Faz-te Ouvir: Participação da Juventude no Desenvolvimento; A Juventude e as Mudanças Climáticas: Oportunidade para a Ação; Sustentabilidade: Nosso Desafio, Nosso Futuro; A Juventude na Sociedade Intergerações, entre outros.

A luta da juventude

É evidente que os jovens têm conquistado seu espaço na sociedade, superando crises e tornando-a mais expressiva. Eles não estão apenas em busca de uma nova identidade para si próprios, mas também em busca de definir um perfil para as novas gerações. Os jovens têm se mobilizado para discutir assuntos como educação, saúde, política, segurança etc. e isso mostra o amadurecimento dessas novas gerações. Por isso, no Dia Mundial da Juventude, não deixe de reconhecer suas lutas por um mundo melhor. Lute com eles no dia 30 de março!

 

Não é somente comemoração

O Dia Mundial da Juventude, em 30 de março, não é apenas para ser comemorado. É preciso também apresentar e avaliar cenários favoráveis à construção de políticas públicas e de mobilizar a sociedade. Considerada por alguns como rebelde, a juventude representa uma resistência ao sistema e também luta para acabar com a intolerância no mundo. É preciso fazer muito mais pela juventude, incentivar a educação, dar oportunidades para ingressar no mercado de trabalho etc.

Dados importantes

No Dia Mundial da Juventude, em 30 de março, é interessante saber alguns dados. No Brasil, por exemplo, os jovens representam 30% da população, que, principalmente por meio do fortalecimento do Plano Juventude Viva (criado para reduzir os índices de extermínio da juventude negra), vem crescendo cada vez mais. Esse plano tem como objetivo criar oportunidades de inclusão social e autonomia para os jovens de 15 a 29 anos.

Reflita sobre 15 coisas que toda mulher de 20 anos deve saber

É preciso repor as esperanças

Luiz Inácio Lula Da Silva

“É preciso pensar um pouco o que está acontecendo com a juventude. É preciso repor as esperanças.”

Essa frase nos leva a uma reflexão importante sobre os caminhos que a juventude tem seguido. Será que são caminhos certos? Ou grande parte acaba seguindo por caminhos duvidosos que levam à destruição? É preciso reflexão, mas mais do que isso, é preciso agir. É preciso repor as esperanças da juventude por meio de novas iniciativas. É preciso reapresentar os benefícios de um bom caminho e dar condições para que eles os sigam. Que neste Dia Mundial da Juventude possamos refletir e propor boas ideias, iniciativas para mudança.

Só vive a juventude uma vez

Andre Gide

“Juventude só se tem uma vez, e pelo resto da vida sente-se falta dela.”

Dizem por aí que o que é bom passa rápido e a juventude é um exemplo real de que o tempo voa. Em um dia, temos 15 anos e parece que, em um piscar de olhos, já temos 25. É preciso viver essa fase tão incrível da vida com intensidade e aproveitar cada momento como se fosse o último. Por isso, no Dia Mundial da Juventude comemorado em 30 de março, decida aproveitar sua juventude com muito ânimo!

Seja feliz na juventude

Lorenzo De Médici

“Como é bela a juventude, que, no entanto, foge! Quem quiser ser feliz, que seja: do amanhã não há certeza”

O dia de ser feliz é o hoje! Aproveite a sua juventude para viver intensamente, porque o tempo passa rápido demais e não existe a certeza de que amanhã você terá oportunidade de ser feliz. Afinal, quem pode garantir que o amanhã chegará? Aproveite o Dia Mundial da Juventude, dia 30 de março, como se fosse o seu último dia!

Infinitas possibilidades

Albert Camus

“A juventude é sobretudo uma soma de possibilidades.”

Aproveite esse momento único, rico em oportunidades. É nessa fase que você pode errar, aprender, quebrar a cara e recomeçar. É como se a vida nos desse um passe livre para viver intensamente. Aproveite o Dia Mundial da Juventude, dia 30 de março, para refletir sobre isso.

Use este dia para sonhar

No Dia Mundial da Juventude, em 30 de março, eu quero incentivar os jovens a sonhar. O sonho traz emoção, fôlego de vida, esperança, animam os deprimidos e fazem com que a gente ouse em busca da novidade. Não é um simples desejo. O sonhar vai muito além! É uma satisfação da alma e do espírito, é o que move a maioria da juventude diariamente. Os sonhos nunca perecem, eles sempre se renovam. Que neste dia que é só seu, juventude, sonhe alto! E só pare de sonhar quando seus sonhos estiverem realizados.

Para sempre jovem

“A juventude é só um momento, entretanto contém uma chama que se leva no coração para sempre.”

Essa é uma reflexão que todos nós deveríamos ter. O que é construído durante a juventude é o que determina grande parte da sua vida. A escolha da faculdade, do casamento, do emprego, tudo isso é levado para sempre. Que no Dia Mundial da Juventude você possa refletir sobre o momento da juventude que deixa marcas eternas nas nossas vidas.

Celebre também o Dia dos Jovens!

fechar