Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Mundial da Vida Selvagem

Em 2013, a ONU estabeleceu 3 de março como o Dia Mundial da Vida Selvagem, uma data que reforça a importância da proteção e da preservação dessas espécies. A melhor forma de celebrar esse dia é se engajar nessa ideia, procurando formas de ajudar a vida selvagem, seja envolvendo-se em projetos ou compartilhando informações sobre isso. Para que as coisas no mundo comecem a mudar, a atitude tem que partir de cada um de nós, e cada simples gesto conta. Reflita sobre o que você pode fazer para ajudar a vida selvagem, reveja sua vida e seus hábitos e procure projetos nos quais você possa se envolver. Venha conhecer e se inspirar com o Dia Mundial da Vida Selvagem por meio dessas mensagens.

... continue lendo

Compreenda esta data

Tartaruga nadando.

Celebramos no dia 3 de março o Dia Mundial da Vida Selvagem, data criada em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa data é uma celebração a todos animais e plantas selvagens do mundo. Comemoramos em 3 de março pois foi o dia da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITES). A cada ano uma espécie é colocada em evidência e são discutidas questões sobre elas, buscando preservação e desenvolvimento.

Diga NÃO ao tráfico

Espécie de macaco preso em uma jaula, com a mão sobre a grade.

Um dos objetivos do Dia Mundial da Vida Selvagem é alertar sobre o perigo do tráfico de espécies selvagens animais, que, além de ser uma atividade criminosa, coloca em risco muitas espécies. O tráfico de espécies selvagens é o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, o que acaba colocando em risco a existência desses seres. Não incentive o tráfico, não compre espécies traficadas e denuncie esse tipo de comércio. Vamos celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem, em 3 de março, promovendo ações contra o tráfico dessas espécies.

Coisas que podemos aprender com os animais

Site oficial da data

Imagem oficial de divulgação do Dia Mundial da Vida Selvagem

O Dia Mundial da Vida Selvagem possui um site oficial que você pode consultar para conferir as ações e os eventos que vão ocorrer ao redor do mundo. O site é wildlifeday.org. Lá você pode consultar formas de se envolver em projetos que preservam e cuidam da vida selvagem. Há também no site depoimentos de pessoas de vários países comprometidas com essa data. Consulte o site, entenda melhor e envolva-se com o Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado em 3 de março.

Os dados assustam

Elefante sozinho no meio de uma floresta.

A ONU divulgou alguns números alarmantes que reforçam a importância do Dia Mundial da Vida Selvagem e a preservação dessas espécies. Segundo a ONU, anualmente mais de 20 mil elefantes são mortos na África. Em 2014 1.215 rinocerontes e 220 chimpanzés foram mortos lá. Todas as formas de vida devem ser preservadas e cuidadas, mas para isso todos precisam se conscientizar. Neste Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado em 3 de março, ajude a divulgar projetos que preservam a vida selvagem, e também campanhas de conscientização.

Participe e comemore esta data

Trabalhadores voluntários cuidando da vida marinha.

Neste Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado em 3 de março, procure conhecer as espécies que estão correndo risco de extinção, informe-se e compartilhe o que aprendeu com seus amigos e família. Todo ano a data elege um tema principal a ser discutido. Verifique qual é o deste ano e veja quais os eventos vão ocorrer. Direta ou indiretamente, você pode celebrar e participar desse dia tão importante para a preservação da vida selvagem.

Compartilhe informação

Placa de protesto com os escritos 'um só mundo' em inglês.

Uma forma de você celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem é compartilhando notícias sobre o tema em suas redes sociais. Há muitas páginas na internet que falam do assunto, então faça suas pesquisas e encontre fontes boas e confiáveis. O Dia Mundial da Vida Selvagem também possui páginas oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram, então consulte as postagens. Lembre-se de usar a hashtag oficial: #WorldWildLifeDay. Comemore esta data com muita informação.

Envolva-se com a data

Duas zebras em paisagem natural.

Não deixe o Dia Mundial da Vida Selvagem passar em branco. Você também pode se movimentar em prol dessas espécies. Procure projetos nos quais você possa se engajar ou mesmo fazer uma doação. Compartilhe em suas redes sociais notícias e informações sobre vida selvagem, não apenas nesta data, mas sempre que vir algo interessante. Para que o mundo mude, ele precisa de todos nós, então toda ação conta. Vamos promover a preservação neste Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março.

Amor ao próximo: demonstre seu amor por todos os animais

 

Mude os seus hábitos

Comércio de frutas local.

Estabeleça para sua vida ter hábitos com o menor impacto negativo possível no meio ambiente, na vida selvagem e nos habitats dele. Consulte a procedência daquilo que você consome ou usa e reflita sobre se esses produtos não estão causando impactos negativos nos animais e no lugar onde vivem. O Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado em 3 de março, busca promover ações que preservem essas espécies. Vamos comemorar essa data com alegria e conscientização.

Entenda como mudar sua alimentação pode ajudar a vida dos animais

Doe o seu tempo

Grupo de voluntários unindo as mãos em um círculo.

Muitas instituições que preservam a vida selvagem precisam de doações, então você pode colaborar. Como nem sempre temos dinheiro, podemos colaborar com o nosso tempo. Procure instituições ou organizações que precisam de voluntários ou promova você mesmo ações que ajudem a vida selvagem. Você pode, por exemplo, recolher o lixo na praia, para que não prejudique espécies marinhas. Envolva-se mais e motive-se com o Dia Mundial da Vida Selvagem. Participe e compartilhe ações que podem ajudar essas espécies.

Aja pelo bem de todos

Onça pintada debruçada sobre um tronco.

O site oficial do Dia Mundial da Vida Selvagem traz uma frase para nos fazer refletir: “Pense globalmente, aja localmente”. Temos que pensar no bem-estar do mundo como um todo. Para que isso seja possível, precisamos começar a agir, buscar soluções que podemos incluir no nosso dia a dia e conhecer projetos locais com quais possamos colaborar. Reflita, neste Dia Mundial da Vida Selvagem, sobre como você pode ajudar as espécies.

Faça mais pessoas se engajarem

Duas araras azuis em um galho de árvore.

A proteção da vida selvagem é de extrema importância, então o assunto precisa ser colocado em pauta não apenas no Dia Mundial da Vida Selvagem, mas sempre. Busque se manter informado e compartilhe mensagens de conscientização e dados para que as pessoas também se comovam e se engajem. Neste Dia Mundial da Vida Selvagem, traga mais pessoas para esse movimento de conscientização e preservação.

Luisa Mell: conheça a biografia de uma das maiores ativistas pelos animais da atualidade