Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Mundial do Solo

Não é o sonho de todos nós que a terra permaneça inteira e boa para as futuras gerações que virão? Para isso, é necessário que cuidemos melhor do nosso planeta! Um solo bem cuidado, limpo e cheio de minerais e recursos naturais faz toda a diferença! Aprenda mais sobre essa data tão importante!

... continue lendo

Muitas datas, um objetivo

No dia 05 de dezembro comemora-se o Dia Mundial do Solo. Além dessa data, existem outras duas: 15 de abril (Dia Nacional da Conservação do Solo) e 22 de abril (Dia Internacional da Mãe Terra). Todas elas com o intuito de refletirmos sobre como temos tratado a Terra.

Origem da data

Foi escolhido o dia de 5 de dezembro como Dia do Solo em homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, dada tamanha dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando a importância de sua conservação. A data foi criada no XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkok, Tailândia, em 2002, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo - IUSS.

Ame mais a natureza com essas belas mensagens

Objetivo: despertar

O objetivo da criação do Dia Mundial do Solo - 05 de dezembro - foi o de promover a conscientização sobre a necessidade da preservação, da utilização adequada e da conservação dos recursos naturais que muitos tratam como infinitos, mas que não o são!

Destruição

Mesmo com um dia mundialmente dedicado ao solo em 05 de dezembro, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO - 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Recurso finito

Não bastam datas em sua homenagem, é preciso despertar para esse tema tão urgente da sobrevivência do Planeta e consequentemente da humanidade. Que no Dia Mundial do Solo, comemorado em 05 de dezembro, sejam suscitadas reflexões, debates e ações concretas para barrar tanta destruição e reverter o cenário atual.

Principais prejuízos

Dentre os maiores prejuízos da degradação do solo está o selamento da terra, que agrava as enchentes e a perda de fertilidade. O solo degradado também capta menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças do clima, daí vem um dos motivos para tamanho desequilíbrio que presenciamos no cotidiano. Embora o Dia Mundial do Solo seja celebrado em 05 de dezembro, faz-se urgente uma mudança de pensamento e de comportamento.

Algumas frase sobre ecologia podem te interessar

Preocupante

"A agricultura familiar retira mais nutrientes do solo do que repõe. Isso acontece porque falta conhecimento mais detalhado do solo e de políticas públicas ao pequeno produtor, para que possa fazer o manejo adequado da terra", aponta a pesquisadora da Embrapa Maria de Lourdes Mendonça. Aproveitemos a celebração do Dia Mundial do Solo em 05 de dezembro para pensarmos em como temos agido e na necessidade de mudança.

 

Alerta

No dia 05 de dezembro é comemorado o Dia Mundial do Solo, e Maria de Lourdes Mendonça (pesquisadora da Embrapa) aponta: “somente com o conhecimento detalhado dos solos é que será possível dar suporte ao crescimento dessa agricultura sustentável. Até 2030 será necessário aumentar a produtividade mundial de alimentos em 60% para suprir a população que somará 8,5 bilhões de pessoas.”

Funções do solo

As principais razões que fazem com que o solo seja tão relevante e haja um Dia Mundial dedicado a ele - 05 de dezembro - estão relacionadas às suas funções: proporcionar a alimentação humana, conservar a biodiversidade, possibilitar o ciclo hidrológico, reduzir o impacto das mudanças climáticas, criar agroenergia, proteger as águas subterrâneas e superficiais, e sustentar construções.

Motivos para você começar a preservar a natureza

Enquanto há tempo

É preciso acordarmos para a importância da preservação e recuperação de recursos naturais, e entender que o Dia Mundial do Solo, celebrado em 05 de dezembro, é uma oportunidade de refletir e de mudarmos de postura para o bem do Planeta, para o nosso bem e de nosso breve futuro.

Sérias consequências

De acordo com informações da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: “Somente a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, reduzindo significativamente a produtividade das culturas e a capacidade de armazenar carbono, nutrientes e água.” Não é por acaso que se dedica o dia 05 de dezembro ao Dia mundial do Solo.

Poemas sobre o meio ambiente