Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dia Nacional do Idoso

Hoje é dia nacional do idoso, uma data para celebrarmos a vida daqueles que carregam consigo gerações, evoluções e histórias incríveis para contar. Um momento importante onde devemos nos conscientizar dos deveres da sociedade com as pessoas da terceira idade e lembrar que todos iremos envelhecer um dia, portanto devemos cuidar da saúde, da educação, da habitação e do mercado de trabalho para quem já passou dos sessenta. 27 de setembro, dia de valorizar os idosos ao seu redor e aprender com a sabedoria deles sobre a vida. Compartilhe nossas mensagens e ajude você também a tornar o mundo um lugar melhor.

Dia Nacional do Idoso

Hoje é Dia Nacional do Idoso, uma data importante para lembrarmos que todos nós merecemos respeito, principalmente depois de envelhecermos. Nesse dia 27 de setembro, respeite os idosos que você conhece. Porque eles carregam consigo a história e o sucesso de gerações. Porque eles lutaram muito para chegarem onde estão. Porque é direito deles previsto por lei. Segundo o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) o idoso tem direito à vida, liberdade, respeito, dignidade, alimentação, saúde, convivência familiar e comunitária.

Lindas frases sobre a terceira idade

Negligenciados

Idosos são, na maioria das vezes, negligenciados pela sociedade e isso é muito errado. Todos nós vamos envelhecer, mas muitos se esquecem disso e abandonam familiares mais velhos, tratam mal pessoas que deveriam respeitar e negam direitos básicos aqueles que já fizeram muito da vida. Hoje é Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, mas a verdade é que todos os dias ele deveria ser visto, porque viver a vida inteira lutando por um espaço na sociedade para simplesmente ser esquecido, chega a ser criminoso. Pense nisso!

Leia sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Idoso, não velho

Chamar um idoso de velho é um desrespeito, porque velho é como se fosse ultrapassado, como se tivesse perdido a jovialidade, não como se a pessoa tivesse carregando anos de vida nas suas costas. Envelhecer é normal e acontece com todos, mas parece até que é crime para algumas pessoas que insistem em desrespeitar os mais velhos. Idoso, não velho. É o mínimo que você pode fazer, chamar eles assim e usar esse 27 de setembro para lembrar as pessoas de que tudo bem ficar mais velho, o mundo é para todos.

Mais idade, mais experiência

Os idosos possuem uma vasta sabedoria e viveram a vida para contar aos mais novos tudo o que viram neste mundo. Seres humanos fantásticos, que merecem respeito. Em muitos países pessoas idosas são símbolos de maturidade e experiência, respeitadas ao máximo, coisa que deveria ser obrigatória em todo o mundo. Afinal, idosos são parte crucial da sociedade e fizeram muito por nós. Celebre o dia do idoso, lembrando ao mundo que envelhecer é normal.

Sabedoria

A sabedoria de uma pessoa mais velha, é algo lindo de se presenciar. Idosos fizeram da sociedade em que vivemos o que ela é hoje e merecem todo o respeito do mundo. É injusto demais ver pessoas que batalharam tanto na vida, tendo que pedir o mínimo dos mais novos: respeito. Um idoso não deve ser tratado com desdém, nem pela sociedade e nem pelo nosso governo, que insiste em deixá-los cientes de que a vida está mais difícil em filas enormes para uma aposentadoria digna. Vamos cuidar de nossos idosos neste 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso, porque um dia seremos nós, se Deus quiser!

Respeito

Hoje é Dia Nacional do Idoso, uma data importante para celebrarmos e conscientizarmos as pessoas ao nosso redor sobre o papel deles na sociedade. Valorizem os idosos e sempre tenham em mente que é muito importante respeitá-los, já que eles também representam a juventude, mesmo ela estando longe, no passado. Eles fizeram muita coisa por nós enquanto sociedade, fizeram muito por suas famílias, fizeram muito em seus trabalhos. Sem os idosos, o mundo não seria o mesmo. 27 de setembro é dia de comemorar toda a trajetória deles.

15 dicas para quem tem um idoso em casa

Reflita

A experiência de vida de um idoso, deveria ser fonte de inspiração e não de vergonha. Todos nós acabamos descobrindo um dia, que necessitamos da experiência dos mais velhos, mas sempre procuramos esperar que ela venha como nós gostaríamos, da forma que desejamos. Muitas vezes deixamos de agradecer tudo que um idoso fez por nós e ele parte antes que saiba disso, não seja esse tipo de pessoa. Que desvaloriza alguém pela idade e que não reconhece seus méritos na vida. 27 de setembro é dia de refletir sobre como você tem se comportado com os idosos ao seu redor.

O mundo deveria amar os idosos

Você já parou para pensar no papel do idoso na sociedade? Se não parou, reflita por um segundo que tudo o que você vê hoje, foi feito por alguém que envelheceu. Que tudo que você tem hoje, foi graças a uma pessoa mais velha da sua família. Valorize o idoso neste dia 27 de setembro e todos os outros dias, porque sem eles não existiria nada do que conhecemos no mundo. Porque graças a eles avançamos tanto na vida. O mundo deveria amar os idosos, respeitá-los e exaltá-los.

Idade não é sinônimo de luto antecipado

Ser idoso é lindo e não é um presságio da morte. Muitas vezes tratamos os idosos, como se eles já estivessem partindo e isso não está certo, todos nós vamos envelhecer, juventude não é algo que se perca com os anos e os méritos da vida de alguém, merecem ser sempre exaltados. Uma pessoa que envelhece carrega uma história e tem muito o que viver ainda. Dia 27 de setembro, Dia Nacional do Idoso. Use essa data para se conscientizar de que o futuro é abraçar o passado.

Dados importantes

Nesse Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro, vale ressaltar que o Ministério da Saúde afirma que o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo e que o IBGE confirmou que chega a mais de 29,6 milhões de pessoas com mais de sessenta anos no país. Também segundo o IBGE, até 2030 o número de idosos vai superar o de crianças e o de adolescentes no Brasil. Ou seja, é hora de abrirmos os olhos para as necessidades daqueles que são maioria em nosso país.

Terceira idade

Anne Karpf, autora do livro Como Envelhecer

“Precisamos reumanizar as pessoas mais velhas, atribuir a elas o mesmo mundo interior rico que presumimos existir dentro dos mais jovens e em nós mesmos”

Hoje comemoramos o Dia Nacional do Idoso, 27 de Setembro. Mas no dia primeiro de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso e da Terceira Idade. Ambas são datas importantes, onde devemos nos conscientizar dos direitos e deveres para com eles. Idosos merecem melhores condições de vida, transportes adequados, habitações, espaços ao ar livre, integração social, maior participação cívica, apoio à saúde e a educação.

Saúde

Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos, mas também dos mais novos. Afinal, todos iremos envelhecer um dia. O dia 27 de setembro, veio para conscientizar as pessoas tanto de como devemos tratar os idosos, quanto de como merecemos ser tratados na nossa velhice. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas. De acordo com pesquisas do Ministério da Saúde 25,1% dos idosos tem diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% tem hipertensão e 66,8% tem excesso de peso. Isso significa que além de exigirmos melhores condições de saúde e acolhimento em hospitais para idosos, devemos pensar na conscientização e combate das doenças.

Mude sua forma de pensar

Quando pensamos em idosos, geralmente o que vem em nossa mente é a imagem de uma avó ou de um avô, doce e frágil. Mas a realidade é que essas pessoas tem muita história para contar e carregam consigo uma grande luta. Devemos parar de infantilizar pessoas idosas, lembrar de idosos que continuam na ativa. Tais como: Fernanda Montenegro, atriz consagrada que continua protagonizando e sendo um dos orgulhos nacionais aos 89 anos. E Antônio Caporazzo, que aos 64 anos mudou a vida e começou a participar de um duathlon e se tornou campeão brasileiro.

Aprenda a manter a segurança dos idosos com essas dicas valiosas