Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dia Nacional do Orgulho Gay

Esse dia só precisou ser criado porque gays não eram vistos de maneira igualitária na sociedade. Acha isso justo? Todas as pessoas e toda forma de amor deve ser considerada justa e livre, não é você quem tem que aprovar as opções dos outros. Por isso, lute, engaje-se e faça parte dessa causa!

continue lendo
Compartilhar

Precisamos continuar lutando

O Dia Nacional do Orgulho Gay não serve apenas para comemorar as conquistas de alguns direitos LGBTQ+, que, infelizmente, ainda são poucos, mas também para continuar a luta pela conquista de ainda mais espaço e direitos. Nossa jornada ainda está longe de alcançar uma vitória, e cada pequena batalha é relevante e muito importante para todos nós.

Veja mensagens para essa data especial aqui!

Orgulho Gay

25 de março é o Dia Nacional do Orgulho Gay. Atualmente, é muito importante que todas os grupos LGBTQ+ sejam respeitados, e, por isso, devíamos ter um dia específico para cada um, além de um para todos, claro. Assim, a importância do respeito a cada um separadamente seria enfatizado. E esse dia, é dos gays.

Você é homofóbico? Faça o teste aqui!

Um dos países que mais mata

O Brasil é o país onde mais se assassina homossexuais no mundo. E, por isso, o Dia Nacional do Orgulho Gay é tão importante. É um sinal de resistência, um grito de existência, e um aviso de que não vamos mais aceitar que isso aconteça e nem permanecermos quietos diante desta realidade. É um dia pra dizer que estamos aqui e que vamos continuar, até mudar as coisas.

Não apenas os gays

Pode até ser clichê, mas defender os direitos dos gays vai muito além da responsabilidade apenas dos gays. Deveria ser uma questão da sociedade como um todo. Se nos livrarmos do preconceito com esse público, também vamos acabar – ou pelo menos diminuir – com a ideia da masculinidade imposta e da masculinidade frágil. Todas as pessoas teriam uma liberdade de expressão muito maior para ser quem elas quisessem ser, e o Dia Nacional do Orgulho Gay deveria nos conscientizar disso.

E por que orgulho?

Tanta gente tenta empurrar goela abaixo que ser homossexual é um motivo de vergonha. Desde as chacotas mais “inocentes”, que de inocentes não têm nada, até os atos de violência física e verbal, diretamente. Tudo o que acontece nessa sociedade tão preconceituosa nos faz acreditar que ser homossexual é um motivo de vergonha, mas não deveria ser assim. Ser homossexual deveria ser um motivo de orgulho. Orgulho por existir em um ambiente tão hostil e ter coragem de ser quem você realmente é. Orgulho porque está tudo bem gostar de quem você gosta, sentir o que você sente e ser quem você é. E é por isso que o nome do Dia do Orgulho Gay carrega a palavra “orgulho”.

Esse dia é nacional

Nós já temos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+, mas em Março, o dia é só para o Brasil, é nacional. E por que precisa existir um dia nacional se já existe o internacional? Simplesmente porque o Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo. Mata por homofobia e porque as pessoas odeiam o que elas não entendem. Por isso é tão necessário um dia para conscientizar apenas a sociedade brasileira.

Ajude uma Instituição

No Dia Nacional do Orgulho Gay, aproveite a oportunidade para não só compartilhar frases legais na internet, ou para comemorar com seus próximos, mas também para ajudar quem mais precisa. Existem várias Instituições que ajudam esse público, pessoas que estão em situação de necessidade, que passam dificuldades. Encontre a sua preferida e aproveite esse dia para ajudar essas pessoas.

 

Se liberte

Por mais que hajam motivos, não tenha medo de ser quem você é, e nem de mostrar isso. Juntos, somos mais fortes. Por isso, a cada pé fincado no chão, determinando a existência de um de nós, outro pé é incentivado a se fincar também. E quanto mais existirmos, mais resistirmos, mais as pessoas terão que nos aceitar. Nesse Dia Nacional do Orgulho Gay, aproveite para ter orgulho de quem você é e fincar seu pé também.

Os símbolos

Do arco-íris ao triângulo rosa, passando pela borboleta e a lambda, todos os símbolos que representam a comunidade LGBTQ+ são importantes como uma forma de identificação. Ressignificar esses símbolos significa transformá-los em algo maior. Apropriar-se deles sempre, e não apenas no Dia Nacional do Orgulho Gay, é uma forma de se encontrar com os seus semelhantes e de mostrar que estamos aqui e não deixaremos de existir apenas porque algumas pessoas querem isso. É quase como se fosse uma bandeira levantada.

Você também precisa conferir essas mensagens de combate a homofobia

Somos vários

Pelo menos 10% da população brasileira faz parte, assumidamente, da comunidade LGBTQ+. Pode até parecer pouco em número de porcentagem, mas é muita gente. Somos muitos, somos vários, somos nós. Não dá mais para ignorar que a gente existe. Não dá mais para encarar como algo anormal, porque o número de pessoas que se reconhece e se assume cresce cada vez mais. Quanto menos medo temos, mais assumimos quem somos. E o Dia Nacional do Orgulho Gay está aqui para nos lembrar do quão importante é nos assumirmos e termos orgulho de quem somos. Só assim podemos incentivar que as outras pessoas percam o medo e façam o mesmo, porque é muito difícil viver escondendo quem você é de verdade.

A força da palavra orgulho

A palavra orgulho às vezes pode soar comum, como a maioria das palavras do nosso vocabulário, mas ela é muito forte. "Orgulho" é o antônimo de "vergonha". E vergonha é um dos piores sentimentos que alguém pode ter, ainda mais quando a vergonha é de si mesmo. Isso causa uma baixa autoestima e, às vezes, até depressão. E, até hoje, a comunidade LGBTQ+ é ensinada a ter vergonha de si, a reprimir seus sentimentos, suas vontades, seu jeito. Por isso a palavra orgulho é tão forte e tão importante, porque ela vai na contramão de todos esses ensinamentos da sociedade. E por isso é tão necessário existir o Dia Nacional do Orgulho Gay.

As cores do arco-íris

O arco-íris não foi escolhido como bandeira LGBTQ+ aleatoriamente. Cada cor carrega consigo um significado. Vermelho, a vida. Laranja, o poder da cura. Amarelo, o Sol, Verde, a natureza, Azul, serenidade e harmonia, e Roxo, o espírito. Não é à toa que este é o maior símbolo que representa a comunidade e a luta dos direitos. É uma união de todos esses significados que compõe a essência da resistência LGBTQ+.

A importância de ter um dia

É importante ter o Dia Nacional do Orgulho Gay, porque é necessário ter um dia para se lembrar de que essas pessoas existem e merecem ser respeitadas. Muita gente passa a maior parte do tempo ignorando a existência da comunidade LGBTQ+, ou então menosprezando-a, e o Dia Nacional do Orgulho Gay serve para dizer: estou aqui, eu existo, e você tem que me respeitar.

Respeito acima de tudo

Você não precisa amar quem eu sou, e nem gostar da mesma coisa que eu gosto. Você não precisa nem ficar muito perto de mim se não quiser, mas precisa me respeitar. Respeitar a minha vida e as minhas escolhas. Você precisa respeitar a existência de pessoas assim e aceitar que, diferente do que você pensa, é normal ser assim. Eu respeito você, por mais que eu não seja e nem queira ser como você é, pois tenho muito orgulho de quem sou. Então, neste Dia Nacional do Orgulho Gay, eu só exijo que você respeite quem eu sou e os meus direitos, como o de existir, de ir e vir, e o de amar. Amar quem eu quiser amar, e da forma como eu quiser amar.

Como começou

A ideia de existir um dia voltado para o orgulho LGBTQ+ surgiu no ano de 1969, logo após a Rebelião de Stonewall, quando os homossexuais se colocaram em frente à polícia de Nova York a fim de impor sua existência e os seus direitos. Desde lá, isso vem sendo uma luta. Por isso é tão importante que exista um dia, como o dia 25 de Março, que sinalize que a luta ainda não acabou, e, enquanto as coisas não melhorarem, não vai acabar.

Conheça as tradições de casamentos homossexuais pelo mundo

fechar