Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Dia de São Patrício

Comemorado em 17 de março, o feriado cultural irlandês rompeu fronteiras e foi abraçado por diversas partes do mundo. Usar verde é uma das tradições do Saint Patrick´s Day. Que tal conhecer as outras?

Como celebrar o Dia de São Patrício?

O Dia de São Patrício é um feriado cultural e religioso celebrado em 17 de março, e nomeado em honra ao santo padroeiro da Irlanda. O festival comemora a chegada do cristianismo na Irlanda, além de celebrar a herança e a cultura irlandesas. A data foi adotada por muitas pessoas ao redor do mundo e inclui comidas, bebidas e a cor verde. Fique por dentro de algumas regras básicas para celebrar o Dia de São Patrício no melhor estilo irlandês!


Copiar
Compartilhar
Use verde

Você não precisa usar uma fantasia verde com um trevo gigante. Sinta-se livre para escolher ser o mais sutil ou louco que quiser.

Vale uma camiseta verde ou uma blusa com logos e nomes de cervejas, por exemplo.


Copiar
Compartilhar
Animado? Use o traje completo!

Para aqueles que estão se sentido particularmente festivos, tente comprar ou fazer uma roupa de duende, com meias brancas, uma cartola verde e barba ruiva.


Copiar
Compartilhar
Você também pode gostar

Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário

Comemoração discreta

Se você estiver trabalhando no 17 de março, pode entrar no espírito festivo incorporando um pouco de verde em seu uniforme de trabalho. Tente usar uma camisa polo verde listrada ou uma camisa com gola, uma gravata verde ou qualquer item que não interfira no seu ambiente de trabalho.


Copiar
Compartilhar
A história do Dia de São Patrício

A data é vista como um festival religioso na Irlanda e tem mais de mil anos, embora só tenha sido reconhecida como uma celebração da herança e cultura irlandesas em 1970.

O nome é uma homenagem a São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, a quem é creditada a introdução do cristianismo no país. Há muitas histórias sobre a origem de São Patrício, mas a maioria das fontes concordam que o nome verdadeiro do São Patrício era Maewyn Succat.

Os relatos mais comuns indicam que Maewyn foi sequestrado e vendido como escravo aos 16 anos e, em busca de ajuda para suportar a escravidão, recorreu a Deus.

Seis anos após o início de sua captura, São Patrício escapou para a França, onde virou um padre, e depois, o segundo Bispo da Irlanda. Ele passou os 30 anos seguintes criando escolas, igrejas e monastérios ao redor do país. Seu grande mérito foi a aceitação do cristianismo por parte dos povos indígenas pagãos.

Acredita-se que São Patrício usou um trevo como uma metáfora da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), mostrando como três unidades individuais podiam ser partes do mesmo corpo.

Seus fiéis começaram a usar trevos durante as atividades da igreja. Hoje, vestir-se de verde no Dia de São Patrício representa a primavera, os trevos e a Irlanda.


Copiar
Compartilhar
Dance como um irlandês

Aprenda a dança irlandesa, uma forma de sapateado muito popular. Isso não irá impressionar apenas as pessoas que você conhece, mas também é uma maneira divertida de aumentar sua flexibilidade e queimar calorias!

Você pode aprender a dança irlandesa através de aulas na sua cidade, ou copiando alguns dos excelentes vídeos e tutoriais disponíveis na internet. Que tal?


Copiar
Compartilhar
Coma as comidas tradicionais da Irlanda

Cervejas e licores não são as únicas coisas boas exportadas da Irlanda. O repolho e o ensopado de carneiro acompanhado pelo tradicional pão de soda irlandês são maneiras muito saborosas de se manter fiel ao jeitinho irlandês. As batatas são tão irlandesas quanto se pode ser e são um dos principais elementos do cardápio. Quer mais? Linguiças com purê de batata, bacon (presunto cozido) e chouriço de sangue.


Copiar
Compartilhar
Música irlandesa

A Irlanda tem uma longa história com a música e muitos estilos incríveis surgiram por lá. Música celta, folk e músicas tradicionais de pubs irlandeses podem deixar você no espírito do Dia de São Patrício!

Você pode tocar músicas irlandesas em casa, ouvi-las no rádio (algumas estações de rádio terão programas especiais) ou descobrir quais bandas ou músicos irlandeses estarão tocando por perto.

Encontre um CD de coletânea de músicas irlandesas, ou baixe algumas músicas individuais online. Você deve encontrar facilmente as músicas irlandesas de artistas como The Chieftains, The Dubliners, Planxty e Clannad, por exemplo.

Se a música tradicional não for sua praia, não se esqueça dos muitos músicos irlandeses que fizeram sucesso no mundo do rock e do pop. Pense em U2, Van Morrison, Thin Lizzy e The Cranberries.

Como alternativa, você pode tentar tocar alguns instrumentos irlandeses. Que tal a gaita irlandesa?


Copiar
Compartilhar
 
Entenda e participe!

O que teve início como uma celebração da Igreja Católica na Irlanda espalhou-se por ruas e bares mundo afora, com festas regadas a chope verde. Outro símbolo que representa o evento é o trevo de três folhas – o folclore do país conta que Patrick, o santo padroeiro, utilizava-o para representar a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Para entrar no clima, há quem vista o traje típico irlandês – roupas verdes e chapéus também são bem-vindos.


Copiar
Compartilhar
Vá para a Irlanda

Quer maneira melhor de celebrar um feriado irlandês do que indo para a Irlanda? Dublin, a capital, geralmente tem um festival de cinco dias em honra ao feriado e é o local do maior e mais impressionante desfile do Dia de São Patrício.

A cidade fica cheia de vida durante o festival. Milhares de turistas invadem a cidade e os pubs ficam lotados de estrangeiros e nativos, loucos para "afogar o trevo". Se você está procurando celebrar o Dia de São Patrício de um jeito realmente irlandês, este é o lugar!

Como alternativa, você pode ir para o interior do país para escapar das ruas cheias de turistas de Dublin e vivenciar algo mais quieto, mas numa versão mais autêntica do feriado. A maioria das cidades terão coisas que lembram um desfile - a qualidade varia de decente a ruim - mas o motivo real são os vibrantes pubs, onde você pode aproveitar uma música irlandesa tradicional e contemporânea de alta qualidade, cercado por irlandeses de verdade!


Copiar
Compartilhar
Comemorar rima com bar!

A maioria dos bares e pubs amam o Dia de São Patrício, já que é um dos poucos feriados conhecidos pelo aumento no consumo de álcool, e muitos estarão festejando os clientes com o tema.

Você pode encontrar preços especiais em bebidas, tira-gostos e taxas de consumo. Ligue para os seus bares favoritos e pergunte se eles têm planos para a comemoração.

Uma reunião num bar pode ser uma ótima maneira de juntar seus amigos e explorar o cenário local dos pubs, especialmente se houver vários bares irlandeses onde você mora. Faça uma lista dos pubs que você deseja visitar (se você for ambicioso, pode tentar ir a 17 pubs, em homenagem ao 17 de março!), e aí vocês podem criar uma regra de que devem beber uma caneca de cerveja em cada bar que visitarem. Alguém quer 17 canecas de Guiness?

Seria uma vergonha beber Budweiser no Dia de São Patrício, não importa onde você esteja. Se Guiness não for sua praia (que vergonha!), tente tomar uma caneca de Bulmers (também chamada de Magners), Whisky irlandês Jameson ou o licor irlandês Bailey. Seja lá o que for beber, evite qualquer cerveja verde.


Copiar
Compartilhar
Morte

São Patrício morreu no dia 17 de março do ano 461, na cidade de Down. Hoje a cidade se chama Downpatrick (Cidade de Patrício) em sua homenagem. Há séculos, o dia 17 de março é feriado nacional, quando se celebra o Dia de São Patrício, conhecido como a glória da Irlanda. Existem hoje na Irlanda mais de 200 santuários construídos em honra a São Patrício, padroeiro do país.


Copiar
Compartilhar
Cruz de São Patrício

Há duas versões de cruzes associadas com São Patrício. Uma é a cruz pátea e a outra é o sautor vermelho. O sautor foi originalmente o emblema da Ordem de São Patrício, fundada na Irlanda em 1783, porém a cruz pátea é mais antiga, de 1461.

Conheça mais sobre o santo irlandês com nossas mensagens
Copiar
Compartilhar
Fé fortalecida

Em sua Confissão, o testemunho que ele escreveu no final de sua vida, ele diz: “Após chegar à Irlanda, eu pastoreava as ovelhas diariamente e rezava diversas vezes ao dia – o amor de Deus e o respeito a Ele cresciam mais e mais, e minha fé se fortalecia. E meu espírito foi tocado de modo que, em um único dia, eu fazia cerca de cem orações, e mais cem à noite, mesmo quando estava nos bosques e na montanha. E antes da aurora eu me levantava para orar, e mesmo que nevasse, estivesse frio ou chovendo, nada me atingia”.


Copiar
Compartilhar
Imagens em que aparece esmagando cobras

A crença popular atribui a São Patrício o desaparecimento das cobras da ilha onde fica a Irlanda, sendo a razão de em algumas gravuras do santo ele aparecer esmagando esses animais com seu cajado.


Copiar
Compartilhar
Início na vida religiosa

São Patrício foi capturado por piratas irlandeses em sua terra natal, a Grã-Bretanha, quando tinha 16 anos, e levado para o país vizinho como escravo. Seis anos depois, Deus o guiou em sua fuga, e ele conseguiu retornar à casa de sua família. Embora fosse filho de um diácono e neto de um padre, foi apenas durante seu cativeiro que ele buscou o Senhor.


Copiar
Compartilhar
Dia de São Patrício

O santo é muito reverenciado nos Estados Unidos, devido ao grande número de imigrantes irlandeses. Em Manhattan, Nova York, há uma catedral com o seu nome, sede da arquidiocese da metrópole. No dia 17 de março há diversas comemorações na Irlanda e nos Estados Unidos, conhecidas como paradas de São Patrício, onde ocorrem festejos e desfiles em memória do santo, sendo essa a principal forma de afirmação do orgulho dos imigrantes e descendentes de irlandeses na América.

Conheça frases de santos religiosos
Copiar
Compartilhar
Quem é São Patrício

Apóstolo dos Irlandeses, um missionário ortodoxo, que com amor, caridade e humildade, levou a Boa Nova de Nosso Senhor a um povo pagão e tornou esse país, a Irlanda, um bastião da Cristandade Ortodoxa Ocidental.


Copiar
Compartilhar
Ordenado bispo

A princípio, o jovem monge Patrício acompanhou um santo chamado Germano, que pertencia ao mosteiro de Auxerre. Ambos empreenderam uma grande missão apostólica nas terras da Grã-Bretanha. Mas o grande desejo de seu coração era evangelizar a Irlanda, aquele povo pagão, que o tinha escravizado. E Patrício entregou a Deus esse santo propósito. Quando o bispo responsável pela missão na Irlanda, chamado Paládio, faleceu, o papa Celestino I convocou justamente Patrício para dar continuidade à missão. Por isso, ele foi sagrado bispo e viajou para a Irlanda no ano 432.


Copiar
Compartilhar
Extraiu o bem do mal que lhe foi causado

Após ser ordenado bispo, em 432, pediu para ser enviado novamente à Irlanda, a fim de converter aquele povo a Cristo. Seu trabalho árduo produziu muitos bons frutos, e em sete anos três bispos foram enviados da Gália para ajudá-lo a guiar seu novo rebanho, a quem ele se referia, em sua Confissão, como “meus irmãos e filhos a quem batizei no Senhor – milhares de pessoas”.


Copiar
Compartilhar
Busca da fé

O jovem Patrício conseguiu embarcar para a Grã-Bretanha. Depois, foi para a França. Lá, partilhou a vida em vários mosteiros e conseguiu se habilitar para a vida religiosa, que unia o estilo de vida monástico, pela disciplina e oração, e também missionário, caracterizando-se pelo desejo de anunciar o Evangelho aos pagãos.


Copiar
Compartilhar
Situação histórica

O que aconteceu na vida de São Patrício e na Irlanda nas três décadas que se seguiram, foi simplesmente extraordinário. Tanto que a missão de São Patrício ficou gravada para sempre na história da Irlanda, da Igreja Católica e até mesmo na história da Humanidade. São Patrício fez nada menos do que mudar o destino de um povo através do Evangelho. Sua missão levou à conversão praticamente toda a Irlanda. Tudo isso sem contar com ajuda política e sem jamais usar de violência contra aqueles que preferiam continuar no paganismo. Seu lema era respeitar para ser respeitado.

Saiba todas as curiosidades envolvendo o dia de São Patrício
Copiar
Compartilhar
Origem

São Patrício escreveu um livro autobiográfico intitulado Confissão. Através dele sabemos que Patrício nasceu numa vila que pertencia a seu pai e ficava numa região entre a Inglaterra e a Escócia – pequena localidade galesa de Banwen. Ele nasceu no ano 377. Seu pai, Calpurnius, era cristão, e seu avô era padre (nesse tempo, os padres ainda podiam se casar). Porém, apesar da influência religiosa, somente na adolescência é que Patrício se interessou pela religião e pelos estudos.


Copiar
Compartilhar
Oração de São Patrício

“Levanto-me, neste dia que amanhece,

Por uma grande força, a invocação da Trindade,

Pela fé na Tríade,

Pela afirmação da unidade

Do Criador da Criação.



Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do nascimento de Cristo e de seu batismo,

Pela força de sua crucificação e sepultamento,

Pela força de sua ressurreição e ascensão,

Pela força de sua descida para o julgamento dos mortos.



Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do amor dos Querubins,

Em obediência aos Anjos,

A serviço dos Arcanjos,

Pela esperança da ressurreição e do prêmio,

Pelas orações dos Patriarcas,

Pelas previsões dos Profetas,

Pela pregação dos Apóstolos

Pela fé dos Confessores,

Pela inocência das Virgens santas,

Pelos atos dos Bem-aventurados.



Levanto-me, neste dia que amanhece,

Pela força do céu:

Luz do sol,

Clarão da lua,

Esplendor do fogo,

Pressa do relâmpago,

Presteza do vento,

Profundeza dos mares,

Firmeza da terra,

Solidez da rocha.



Levanto-me, neste dia que amanhece:

Que a força de Deus me dirija,

Que o poder de Deus me ampare,

Que a sabedoria de Deus me guie,

Que o olhar de Deus me vigie,

Que o ouvido de Deus me ouça,

Que a palavra de Deus me faça eloquente,

Que a mão de Deus me guarde,

Que o caminho de Deus me esteja à frente,

Que o escudo de Deus me proteja,

Que o exército de Deus me defenda

Das armadilhas do demônio,

Das tentações do vício,

De todos os que me desejam mal,

Longe e perto de mim,

Agindo só ou em grupo.



Conclamo, hoje, tais forças a me protegerem contra o mal,

Contra qualquer força cruel que me ameace corpo e alma,

Contra a encantação de falsos profetas,

Contra as leis negras do paganismo,

Contra as leis falsas dos hereges,

Contra a arte da idolatria,

Contra feitiços de bruxas e magos,

Contra saberes que corrompem o corpo e a alma.



Cristo guarde-me hoje

Contra veneno, contra fogo,

Contra afogamento, contra ferimento,

Para que eu possa receber e desfrutar a recompensa.



Cristo comigo,

Cristo à minha frente,

Cristo atrás de mim,

Cristo em mim,

Cristo em baixo,

Cristo acima,

Cristo à minha direita,

Cristo à minha esquerda,

Cristo ao me deitar,

Cristo ao me sentar,

Cristo ao me levantar,



Cristo no coração de todos a quem eu falar,

Cristo na boca de todos os que me falarem,

Cristo em todos os olhos que me virem,

Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.



Levanto-me, neste dia que amanhece,

Por uma grande força, pela invocação da Trindade,

Pela fé na Tríade,

Pela afirmação da Unidade,

Pelo Criador da Criação.”

Envolva-se no amor divino com mensagens sobre Deus
Copiar
Compartilhar
Respeito mútuo

Por causa da atitude respeitosa de São Patrício, não aconteceu repressão contra os cristãos na Irlanda. O próprio rei, chamado Leogário, percebendo a santidade de Patrício, converteu-se e possibilitou que toda a sua corte se convertesse. A missão de São Patrício foi tão eficaz que a fé católica se enraizou na Irlanda. E, de tal forma, que esse país se tornou o berço de um grande número de evangelizadores, missionários e santos.

Descubra outras datas especiais que são internacionais!
Copiar
Compartilhar
Missão árdua

Em sua missão apostólica ele enfrentou muitos “desgastes e dor”, longas jornadas por territórios ermos, e muitos perigos – ele diz que correu risco de vida em pelo menos 12 ocasiões. Quando ele veio para a Irlanda como seu evangelizador, a ilha era um país pagão. Ao final de sua vida, 30 anos após sua chegada, por volta de 461, “a fé em Cristo fora firmada em todos os lugares”. O trabalho de São Patrício e seus companheiros é considerado a mais bem-sucedida empreitada missionária da história da Igreja.


Copiar
Compartilhar
Trevo de três folhas

Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e, por isso, o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. Foi incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática se propagou para o restante da Europa.


Copiar
Compartilhar
Vocação

Além de viver uma vida santa, que tocava os corações, São Patrício era um homem de grande visão e dinamismo. Ele fundou incontáveis mosteiros pelo país. Com isso, a Irlanda se tornar um centro que irradiava a fé e a cultura. De lá partiu um grande número de monges missionários, que peregrinaram por muitas terras estrangeiras anunciando o Evangelho. Alguns exemplos mais famosos são os apóstolos Donato, Columbano, Willibrordo, Galo e Tarásio, entre tantos outros.


Copiar
Compartilhar
Mitos cristãos

Enquanto outros países têm como ídolos e mestres reis e ditadores que empreenderam guerras e mortandade, a Irlanda passou a ter seus mitos culturais nos monges e missionários evangelizadores e suas histórias de milagres, graças e heroísmo cristão. Esse é um efeito direto que a enculturação do Evangelho foi levada a termo por São Patrício.


Copiar
Compartilhar
fechar