Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dicas de agradecimentos para TCC

Você fez todo o seu TCC e tem alguém que ajudou durante todos os processos, te inspirou e te aconselhou? Um amigo, um parente ou até um professor? Agradeça com belas palavras todo o carinho que recebeu desta pessoa! Veja dicas de agradecimentos para fazer na sua tese!

... continue lendo

Depende do contexto

Monografia ou trabalho em grupo, cada estilo de TCC pede um agradecimento diferente. Quando você faz monografia, tem mais tempo e espaço para agradecer especificamente algumas pessoas e comentar sobre o porquê de elas terem sido importantes para o seu trabalho. Já quando é trabalho em grupo, fora o orientador, o ideal é fazer um agradecimento mais geral às outras pessoas, amigos e família. Se cada pessoa do grupo agradecer um por um, se torna algo longo e cansativo.

Relaxe

O TCC é um trabalho complexo, com um ano inteirinho de dedicação, muitas pesquisas, muitos estudos, muita concentração e até noites sem dormir. Cada página do trabalho deve ser pensada com muito foco, lida e revisada depois, sempre com informações relevantes, porque elas compõem sua nota. Por isso, aproveite a parte de agradecimentos para relaxar, escrever sem pressão, sem medo de cometer algum erro. Essa é a parte que você pode ser você, falar do seu jeito e agradecer quem você quiser, da maneira como quiser.

Não se assuste com esse tópico

É claro que é legar colocar os agradecimentos no seu TCC, mesmo não sendo obrigatório, mas isso é o que realmente tem que ser: legal. Não torne essa parte do seu trabalho uma parte chata, cansativa e monótona de fazer, não trate como mais um item de obrigatoriedade no trabalho. Transforme a parte de agradecimentos do seu TCC em algo divertido de fazer, use esse tempo para lembrar do que as pessoas fizeram para contribuir com o seu trabalho nessa jornada e não perca muito tempo – e muito menos noites de sono – apenas por isso.

Reconheça o que cada um fez

Fazer um TCC é um trabalho desgastante, leva muito tempo, muito estudo e pode se tornar muito cansativo. Você acaba virando noites, deixa de sair com amigos ou família e abre mão de algumas coisas para fazer o trabalho. Por isso, seja muito grato pelas pessoas que te ajudaram, que te aturaram até nos momentos mais difíceis e que estiveram do seu lado te dando apoio e torcendo para você o tempo todo. E aproveite o espaço final do seu TCC para agradecer a todas elas e demonstras que você reconhece tudo o que fizeram por você.

Mensagens para parabenizar formandos

Agradecimento não é dedicatória

Ainda existe muita dúvida sobre a diferença entre agradecimento e dedicatória. Apesar de serem parecidos de certa forma, por ambos reconhecerem a importância de uma pessoa no trabalho, os dois tópicos são diferentes. A dedicatória geralmente é para alguém específico, mãe, pai, irmão, namorado, filho. Sempre aquela pessoa especial a quem você gostaria de dedicar todo o seu trabalho. Já o agradecimento é um reconhecimento a todo mundo que te ajudou nessa jornada. Na hora de escrever, fique atento a essas diferenças e não se confunda.

Não é obrigatório, mas é bom ter

É claro que os agradecimentos não são obrigatórios na entrega do seu TCC, até porque eles não têm nada a ver com o seu trabalho em si. Mas é importante reconhecer a ajuda que as pessoas te deram, seja por estarem do seu lado te apoiando ou torcendo por você, seja por disponibilizarem um tempinho da vida delas para te ajudar, ou seja por de fato terem te ajudado e orientado durante todo o processo dele. Por isso que, mesmo não sendo obrigatório, é de bom tom separar uma página do seu TCC para agradecer por quem fez parte disso.

Deixe uma folha só pra isso

Separe uma folha para escrever os agradecimentos do seu TCC, e vá preenchendo-a ao longo do ano. Para não esquecer pessoas e instituições que foram importantes para o seu trabalho na hora de digitá-lo, vá fazendo isso ao longo do ano. A cada um que fizer a diferença no seu TCC e seja necessário agradecer, vá anotando. Às vezes, na hora do nervosismo de escrever o trabalho, alguma coisa, ou alguém, pode passar batido. Portanto, mantenha sempre a folha de agradecimentos aberta e vá atualizando.

Mande uma mensagens de boa sorte para quem vai prestar uma prova!

Por ordem de relevância

Na hora de escrever os agradecimentos do seu TCC, faça isso por ordem de relevância. Comece da pessoa que mais te ajudou durante essa trajetória (exemplo: mãe, orientador, avó) e finalize com aquelas pessoas que, mesmo fazendo uma certa diferença no seu trabalho, não foram extremamente importantes, como por exemplo seus colegas de sala ou alguém que te desejou boa sorte no TCC durante uma conversa. Essas últimas não precisam ser mencionadas, apenas aparecem em um agradecimento geral.

Não é só sobre pessoas

É claro que, querendo ou não, as pessoas acabam sendo o fator principal de ajuda na hora de fazer um TCC, sejam as pessoas do próprio grupo, caso seja um TCC em grupo. Ou então professores, orientadores, amigos, famílias, pessoas entrevistadas. Mas, na hora do agradecimento, é importante lembrar que não são apenas as pessoas físicas que contribuem para o trabalho, algumas instituições também vão acabar sempre fazendo parte disso, por isso, na hora de agradecer, não esqueça de mencioná-las também.

Parabenize quem foi bem numa prova!