Dicas de redação para o ENEM
Depois de meses de preparação, o ENEM chega para assustar muitos estudantes. Um dos momentos mais desafiadores da prova, é a redação. Mas não é preciso ter medo! Com calma, preparo e seguindo as dicas que preparamos, você vai se dar muito bem nessa. Leia com atenção e boa sorte!
Esteja sempre informado (a)
Os temas de redação do ENEM são aqueles que não recebem tanto destaque na grande mídia, mas são muito importantes para o contexto brasileiro. É incomum caírem temas como política, mas é preciso conhecer as decisões dos políticos e como elas afetam a sociedade.
Aprofunde-se sobre as notícias

Quando você ler uma notícia, busque outros veículos que tenham falado sobre ela, para conhecer mais de um ponto de vista sobre o mesmo assunto. Assim, você consegue construir um repertório sobre a maioria dos temas apresentados.
Entenda como funciona o sistema político brasileiro
A necessidade de entender como funciona o sistema político brasileiro está na possibilidade de fazer uma conclusão proposta sugerindo a elaboração de alguma lei, por exemplo. Para isso, você precisaria entender quem cria as leis e quem vota nelas.
Leia a proposta
Antes de ler os textos-base, leia a proposta de redação. Assinale exatamente o que o enunciado pede que você escreva e destaque isso na parte do rascunho da sua redação. Dessa forma, você poderá se concentrar no tema enquanto lê o material de base.
Faça a redação antes da parte de múltipla escolha

Começar pela redação é a melhor estratégia porque ela vale 1000 pontos. Além disso, ela precisa ser elaborada com calma e de forma coesa. Não existe a possibilidade de “chutar” respostas caso o tempo esteja acabando, como é possível fazer no caso das questões de múltipla escolha.
Leia os textos-base
Os textos-base fornecidos pelo ENEM não servem só para você saber do que se trata o assunto, mas também para usá-los como referência no texto. Isso mostra que você é capaz de ler, compreender e parafrasear uma informação antes desconhecida.
Cuidado para não desviar o tema

O desvio do tema apresentado pode até anular a sua redação. É importante que no rascunho você defina bem os seus argumentos e verifique se todos eles dizem respeito exclusivamente à proposta da redação, não só se eles são coerentes.
Selecione as informações dos textos-base
Você não precisa usar todos os textos, nem todas as informações. Selecione aquelas que contribuem para o seu ponto de vista e use de uma forma diferente. Dados de gráficos, notícias e números conferem credibilidade ao seu texto.
Defina a sua tese com base na proposta

Depois de ter lido os textos e a proposta, você precisa definir qual ponto de vista vai defender ao longo do seu texto. Pense em uma abordagem diferente das usuais para mostrar que você tem um repertório ampliado.
Pense em uma conclusão proposta
A conclusão proposta não tem como objetivo resumir todos os pontos abordados no texto. Você precisa olhar para a situação apresentada e pensar em uma forma de resolvê-la no âmbito privado e no âmbito público. O que as pessoas podem fazer por esse problema? E o governo?
Elabore um rascunho antes de começar

A redação deve ser organizada em um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. Na introdução, você vai apresentar a tese que será desenvolvida, justificada e exemplificada nos parágrafos seguintes. Na conclusão, você deve pensar em uma proposta para o problema levantado pelo ENEM.
Atenção para coerência e coesão
Desvios da norma padrão da língua portuguesa não diminuirão a sua nota, mas problemas com coerência e coesão, sim. Você precisa construir um texto no qual todos os parágrafos sigam uma linha lógica e única. Use conectivos como: “por um lado” e “por outro lado”, “dessa forma”, “no entanto”, “portanto”, “a partir do que foi apresentado”.
Desenvolva bem os argumentos que apresentar
Para desenvolver bem um argumento, você vai precisar pensar em uma tese, uma justificativa e um exemplo. Não há problema se você não conseguir pensar em muitos argumentos. O importante é desenvolver bem cada um deles.
Não escreva a lápis para depois usar a caneta

Quando nos sentimos inseguros (as) sobre o que vamos escrever, é comum querer fazer primeiro a lápis para depois passar a tinta. Essa estratégia é eficaz quando o tempo não é limitado, o que não acontece no caso do ENEM. Por isso, é melhor fazer um bom rascunho e escrever o texto à tinta, direto na folha de respostas.
Respeite os direitos humanos
Qualquer desrespeito aos direitos humanos na redação desclassifica a pessoa que estiver fazendo a prova. Por isso, pense em medidas que respeitem a diversidade e todas as formas de existência.
Use exemplos sempre que possível
Exemplificar o seu argumento é uma forma de mostrar como seu pensamento aparece na realidade. Você pode aproveitar os textos-base para isso também, se achar pertinente. Lembre-se de não copiar o texto, mas de parafraseá-lo.
Não ultrapasse o limite de linhas

Quando uma redação ultrapassa o limite de linhas, tudo o que é excedente não é analisado. Então, o melhor que você pode fazer é planejar o seu texto para que ele caiba nas 30 linhas possíveis da folha.