Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dicas de segurança para idosos

A medida que a idade chega, alguns cuidados precisam ser redobrados para que o idoso não se machuque. Por isso, separamos uma lista com dicas que vão te ajudar a cuidar melhor daquele que já está em idade avançada e precisa de uma atenção especial. Conscientize-se!

continue lendo
Compartilhar

Barras de apoio/segurança

Devem ser instaladas principalmente em banheiros e ao lado da cama. Servirão de apoio para qualquer movimentação e até mesmo para não causar desequilíbrios. São ótimas para manter-se em pé em qualquer situação imprevista.

Adapte os móveis da casa

Um exemplo muito bom é o caso das estantes! Instale-as de maneira correta para que o idoso não caia se tiver que apoiar-se no móvel. Também é legal colocar a mesa em um tamanho bom para o uso de cadeira de rodas.

Iluminação adequada

Coloque interruptores em todos os locais de fácil acesso e até mesmo espalhe lanternas pela casa. Assim, não faltará iluminação em casos de emergência.

Lembretes

Colocar lembretes sobre as horas das refeições e até mesmo de medicamentos é uma ótima dica! Imprima os lembretes em letras grandes ou em formato de imagens para melhor identificação.

 

Monitoramento

Para os casos de idosos que vivem sozinhos, o ideal é colocar algum tipo de monitoramento na casa, como o uso de câmeras de filmagem.

Itens domésticos

Coloque principalmente os eletrodomésticos em lugares acessíveis na cozinha. Não deixe que o idoso faça uso de banquinhos ou escadas para chegar até o objeto.

O celular é uma boa pedida

É interessante ensinar para o idoso o uso do celular, mesmo que seja apenas para receber ligações telefônicas. Geralmente os idosos saem para caminhar e esquecem que os parentes próximos irão procurá-los para se ter notícias. O celular facilitará a comunicação entre eles.

Telefone

Deixe o telefone em um local de fácil acesso e bem visível. Assim, se precisar acionar os bombeiros, SAMU ou a polícia militar, os botões de ligação rápida farão o trabalho necessário!

Calçados

Principalmente em idosas, a questão do calçado é polêmica. É preciso adaptar-se aos calçados com uma boa tecnologia antiderrapante e que fiquem firmes ao pé, para não causar acidentes.

Fora de casa

É importante lembrar que fora de casa há de se ter um cuidado maior! Colocar um bom tênis para caminhar e usar bolsas e carteiras para frente do corpo é um jeito de se precaver contra acidentes ou assaltos.

Ida ao banco

Idosos são frequentemente assaltados em bancos. É importante que eles estejam acompanhados para resolver qualquer situação que envolva dinheiro.

fechar