Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Siga-nos

Dicas para aprender a dizer não

Se você tem dificuldade de dizer não para algumas pessoas, nós podemos te dar algumas dicas. Procure sempre olhar primeiramente para o seu bem-estar e se colocar em primeiro lugar. Se algo te incomoda, diga não. Simples assim. Confira as dicas e tome uma atitude agora mesmo.

continue lendo
Compartilhar

Não há problema em dizer não

Não importa com quem esteja falando nem qual seja a situação, você tem o direito de dizer não. A única razão pela qual você sente que não tem esse direito é quando quer agradar os outros. Em vez de pensar que não pode dizer “não”, aprenda como fará para dizê-lo de uma forma que a outra parte possa entender e aceitar.

Fique com o seu primeiro argumento

Quando uma pessoa ficar incentivando você a mudar um “não” para “sim”, mantenha o primeiro argumento. Não faça coisas só para agradar as pessoas a seu redor! Seja claro sobre seus motivos e não mude de ideia.

Anote tudo

Se você não tem certeza de como começar a dizer não, anote tudo que não tenha vontade de fazer. Podem ser rabiscos. Podem ser pensamentos de frustração. Trate-os como um projeto! O processo vai ajudá-lo a encaixar os próprios pensamentos. Depois de fazer isso, você vai achar muito mais fácil elaborar respostas. Isso funciona de verdade!

Conhecer as implicações de dizer sim

Às vezes, dizemos sim a pequenas coisas que não queremos fazer só para nos vermos livres daquela situação. No entanto, esses pequenos momentos se acumulam ao longo do tempo e acabam se tornando grandes problemas. Sempre que você receber um pedido, pense duas vezes antes de dizer sim ou não. O que vai acontecer se você aceitar aquilo? Quais são as implicações disso no longo prazo? O que há para ganhar? O que você vai perder se concordar? Você realmente tem que dizer sim?

Forneça uma alternativa

Isso não é necessário, mas, caso se sinta muito mal por estar dizendo não, você pode fornecer uma opção para amortecer o efeito. Por exemplo, se a pessoa quer trabalhar em um projeto com você, mas você não pode se comprometer com ela, é possível dar pelo menos algumas dicas de como ela pode fazer um bom trabalho. Dessa forma, a pessoa não vai se sentir rejeitada, e você manterá a sua posição.

Sinta-se confortável

Utilize o meio mais adequado para transmitir a mensagem, seja por meio de chat, e-mail, SMS, ligação ou quaisquer outros. Este meio mais adequado é pessoal e muda de pessoa para pessoa.

Descubra as suas prioridades

Quais são seus maiores objetivos este ano? Você pretende gastar tempo com essas metas ou vai preferir ir para compromissos nos quais não tem a mínima vontade de estar?
Saber os próprios objetivos reforça as razões para dizer não. Cada compromisso toma tempo e esforço considerável e simplesmente não vale a pena o esforço se você não quiser fazê-los. Conhecendo sua visão e seus planos fica muito mais fácil dizer não.

 

Seja simples

Não há necessidade para explicações excessivas. Basta dizer não e dar a razão fundamental pela qual está se negando. Algumas pessoas podem cair no erro de escrever uma longa explicação, o que é desnecessário. Não só vai encher a outra pessoa com detalhes, como também vai enfraquecer sua posição.

Pare os incentivadores

Os incentivadores são o pior tipo de pessoa. Se o outro continuar a incentivá-lo a fazer algo que você não queira, simplesmente diga para a pessoa parar com aquela atitude. Informe-a de que aquela é sua decisão final e pronto.

Basta dizer não

Às vezes, você se pergunta sobre como vai dizer não, mas, no fim, a resposta é simples: basta falar de forma concisa, prática e firme.

Seja objetivo

Jamais deixe uma pessoa esperando resposta com a intenção de que ela desista, pois, além de ser falta de educação, demonstra sua irresponsabilidade. Diga logo qual a sua decisão sobre o assunto e resolva o problema.

Perceba que dizer “não” é bom

Dizer não é bom. Ficamos pensando que ao falarmos não a outra pessoa vai se sentir mal ou com raiva e que estamos sendo grosseiros etc. Dizer não é normal e é parte integrante da vida! As pessoas dizem sim e não todo o tempo todos os dias neste mundo. Você definitivamente não é a única pessoa a dizer não para alguém. Portanto, não se preocupe com isso. Seja educado na maneira de se comunicar e não haverá problemas.

fechar