Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Up

Dicas para o Enem

Entra ano, sai ano e o Enem é sempre uma das provas mais temidas pelos estudantes que buscam ingressar em uma universidade. Afinal, essa pode ser a porta de entrada de um sonho. Que tal ao invés de sentir medo você não se liga nas dicas que separamos para você? É hora de mostrar o que você sabe!

... continue lendo

Matemática

Saiba pelo menos o básico para fazer a prova de matemática no Enem. Os conteúdos mais exigidos são: quatro operações, mais potências e logaritmos, os artifícios da álgebra, as características das figuras geométricas, as relações de proporcionalidade, os conceitos da análise combinatória e os gráficos das diversas funções.

Mantenha a calma

Não se desespere ao pegar a prova. Leia todas as questões com calma, tenha atenção, pois a prova necessita de raciocínio lógico e boa compreensão dos assuntos. Aproveite o caderno de perguntas para fazer anotações e utilize ao seu favor para desenvolver seu raciocínio.

Datas e horários

Este ano o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, sendo no primeiro domingo Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, além da redação. No segundo domingo, os temas são: Ciências da Natureza e Matemática. O exame começará sempre às 13h30 e irá até às 19h no dia 5 de novembro e até às 18h no dia 12 de novembro.

Programe-se com antecedência!

Na semana do Enem, procure saber onde é o local da sua prova. Procure no mapa qual o melhor caminho para se fazer. Se for necessário pegar ônibus, confirme os horários e o trajeto mais próximo. Conheça bem o caminho e pesquise as melhores alternativas para chegar até o local da prova.

Pegue seu documento

Não se esqueça de levar seu documento nos dias das provas. Lembrando que é necessário um documento com foto. Serão aceitos: Cédula de identidade (RG), a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Certificado de Reservista, o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

Cuidado com o horário

Saia de casa com antecedência no dia da prova. Evite que qualquer imprevisto te atrapalhe a chegar no local no horário agendado. Lembrando que os portões abrem 12h e são fechados 13h, de acordo com o horário de Brasília. Fique atento com o horário de verão na sua cidade.

Roupa permitida

Para fazer o Enem é recomendável utilizar roupas confortáveis, sendo que bermuda e chinelos são permitidos. Só apresenta restrições quanto ao uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, que são todos proibidos.

Não pode usar

Lembre-se que durante o Enem o candidato não pode utilizar lápis, borracha, régua e nenhum dispositivo eletrônico, incluindo: calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, sob pena de eliminação.

Prova personalizada

Este ano o Enem passou por uma mudança e a prova será personalizada, ou seja, os participantes já receberão os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição.

Redação

No primeiro domingo, será realizada a redação. Se organize para dar tempo de escrever, separe o seu tempo para desenvolver sua linha de pensamento, escrever e revisar. Faça seu texto primeiro em uma folha de rascunho e depois escreva na folha definitiva, com uma letra legível. Não se esqueça de colocar o título!

Alimentação

Tenha uma alimentação saudável e adequada principalmente no dia anterior e no dia da prova. É comum as pessoas sentirem fome ou sentir-se mal. Leve alimentos leves e fáceis de serem manuseados durante a prova. Pequenas barras de chocolate ajudam a controlar a ansiedade. Não se esqueça da garrafa de água.

Interpretação de texto

Cuidado com a interpretação de texto, são comuns as questões longas e que exigem muita atenção na leitura. Faça anotações que te ajudem a desenvolver seu pensamento para resolver os problemas de matemática ou até mesmo as questões de outros conteúdos.

Livros obrigatórios

Saiba quais são os livros obrigatórios e dê uma atenção especial na hora dos estudos para essas obras. A lista sugerida de 2017 é: “Agosto” – Rubem Fonseca, “Poesia completa” – Carlos Drummond de Andrade, “A Hora da Estrela” – Clarice Lispector, “Estrela da Vida Inteira” – Manuel Bandeira, “Grande Sertão: Veredas” – Guimarães Rosa, “Capitães da Areia” – Jorge Amado, “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” – Oswald de Andrade, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” – Lima Barreto, “Os Sertões” – Euclides da Cunha e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Machado de Assis.

Imagens na prova

Cuidado com as imagens da prova. Quadrinhos e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não-verbal (imagem).

Dormir

Tenha uma boa noite de sono no dia anterior da prova. Garanta que você tenha disposição e não sinta sono durante a prova para manter a concentração.

Temas da Redação

Procure estudar os temas mais atuais e comentados recentemente, muitos sites já publicaram uma lista de possíveis temas para a redação deste ano. Pesquise sobre os temas para ter conhecimento do assunto e faça algumas redações em casa para se preparar.

Estude

Não estude na véspera da prova. Relaxe no sábado e tente tranquilizar sua mente. A ansiedade e o estresse podem te atrapalhar.

Fórmulas

Tente utilizar métodos diferenciados para decorar as fórmulas de matemática e física. Associe com alguma frase ou música para lembrar durante a prova.

Certificação

O Enem não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Facilidade para responder

Comece fazendo a prova pelos temas que você tem mais facilidade. Assim, deixe as questões mais difíceis para depois, para não perder tempo e se atrasar no final.